comunicado de imprensa:

 
Garmin na linha da frente do 11º Transportugal Garmin 2013
 
·  Os atletas irão percorrer cerca de 1200kms fora de estrada, de Bragança até Sagres
 
·  Aquela que é já considerada uma das provas mais duras do Mundo, dentro do género, conta com 70% de atletas internacionais de 22 nacionalidades
 
·  Os atletas irão ter como parceiros equipamentos Garmin das gamas Edge, Oregon e Forerunner
 
 
Lisboa, 7 de maio de 2013 – A Garmin, líder mundial em soluções de navegação por satélite*, apoia novamente a 11ª Transportugal Garmin Race 2013 em BTT, a maior prova de endurance realizada em território português, que decorre entre os dias 4 e 12 de maio deste ano. Ao todo são 1200kms percorridos em nove dias por atletas de alta competição que embarcam numa verdadeira competição de aventura e resistência em Bicicleta Todo-o-Terreno, por caminhos rurais, florestas e estradas secundárias, num traçado que atravessa o nosso país de Norte a Sul, de Bragança a Sagres.
 
Carregada de adrenalina, talento e de momentos de verdadeira explosão dos limites físicos humanos, este grande vento desportivo coloca ainda à prova a capacidade de orientação dos atletas, ao mesmo tempo que promove o conceito de Eco-Responsabilidade. Nesta prova os atletas são exclusivamente guiados por um GPS colocado no guiador da bicicleta. Ou seja, não existem indicadores no terreno, referentes à direção do percurso.
 
O suporte a este nível será dado pelos equipamentos Edge 800 e Edge 810, especialmente desenhados para ciclistas. Para responderem às necessidades mais exigentes dos atletas, nos mais distintos ambientes de prova, os atletas contarão com os Oregon 150 e Oregon 550, uma gama de equipamentos especializados em percursos off-road que oferecem a mais recente tecnologia e os mais completos mapas. Como backup, os ciclistas contarão com a ajuda preciosa dos compactos, mas muito completos dispositivos da gama Forerunner da Garmin.
transportugal2012
 
A Transportugal Garmin Race 2013 é a maior prova de endurance em território Português, e é cada vez mais reconhecida como uma das provas mais duras no Mundo, dentro da sua categoria, estando a registar um crescimento exponencial de praticantes. A prova deste ano conta já com mais de 70 participantes, dos quais 73% são estrangeiros, provenientes de 21 países diferentes, desde Singapura aos E.U.A., passando pelo Brasil, Nova Zelândia, África do Sul, Dinamarca, entre outros. A lista atualizada de inscritos pode ser consultada no site oficial
da TransPortugal Garmin Race, em www.trans-portugal.com.
 
Esta prova tem registado uma adesão impressionante de atletas totalmente distintos em termos de experiência e capacidade física. Cerca de 20% dos atletas regressam para cumprir os 1200kms de prova e para ultrapassar as marcas pessoais. As idades variam entre os 27 e os 56 anos, no entanto, cerca de 65% dos participantes têm mais de 40 anos de idade. Existem cinco atletas do sexo feminino.
 
Para além do exigente desafio imposto pelo próprio percurso, esta prova possui ainda alguns fatores inovadores e diferenciadores, que a distinguem a nível mundial das demais competições. Por exemplo, os atletas não estão separados por categorias de veteranos ou femininas. Na Transportugal Garmin Race 2013 a classificação final é única, e atribuem-se handicaps pela idade ou pelo sexo, numa tentativa de se nivelarem as desvantagens, o que permite uma vitória absoluta a qualquer atleta, mantendo o espírito competitivo sempre presente.
 
Vitor Gamito e Marco Chagas, dois grandes e reconhecidos atletas nacionais em provas de estrada, defenderam as cores portuguesas o ano passado e tentam novamente chegar ao pódio este ano, para conquistarem o primeiro prémio no valor de 2350 euros. Vitor Gamito foi o grande vencedor da última edição.
 
As etapas são 9 e ligam:
 
Bragança -> Freixo de Espada à Cinta 142kms
 
Freixo de Espada à Cinta -> Guarda 110kms
 
Guarda -> Unhais da Serra 108kms
 
Unhais da Serra -> Monfortinho 110kms
 
Monfortinho -> Castelo de Vide 144kms
 
Castelo de Vide -> Monsaraz 165kms
 
Monsaraz -> Albernoa 143kms
 
Albernoa -> Monchique 138kms
 
Monchique -> Sagres 99kms
transportugal2012
 
 
“Mais uma vez estamos muito satisfeitos por apoiar a Transportugal Garmin Race, uma prova reconhecida internacionalmente que promove a competição e desafia os limites físicos humanos. É este conceito associado à constante superação de desafios e objetivos que temos também sempre presentes na Garmin quando criamos produtos que procuram responder às mais exigentes necessidades dos mais diversos tipos de clientes, sejam eles atletas de alta competição, ou simples amadores”, disse Natália Cabrera, diretora de marketing da Garmin Ibéria. “Os atletas este ano terão como parceiros de prova equipamentos GPS especialmente concebidos para suportar as mais difíceis provas, garantindo um desempenho ímpar a todo o momento e sob as condições mais exigentes. Serão parceiros todo-o-terreno, à altura do desafio.”  
 
 
A Transportugal® Garmin Race foi idealizada e concebida pela empresa Ciclonatur Desportos, Lda. Inicialmente designada por Supertravessia, só mais tarde foi batizada de Transportugal, começou em 2002 com a tímida participação de meia dúzia de aventureiros, mas soma já mais de 80 participantes, um número apenas limitado pelos condicionamentos da capacidade hoteleira nalguns dos pontos de passagem da prova.
 
 
Para mais informação sobre a TransPortugal Garmin Race, incluindo atualizações em tempo real, consulte o site e o canal no FaceBook: www.trans‐portugal.com e www.facebook.com/TransPortugal

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

VOICEBOX é um Blogue de João Gata

Siga o VoiceBox

BREVES

Netflix estreia Safe
Netflix estreia Safe

A Netflix anunciou que a sua próxima série original de drama Safe, protagonizada por Michael C. Hall, estará mundialmente disponível na plataforma a partir de 10 de maio.

Trailer em versão original disponível aqui

Piaggio Medley Special Edition 125 ABS
Piaggio Medley Special Edition 125 ABS

Piaggio Medley Special Edition 125 ABS

Esta edição especial destaca a combinação certa entre tecnologia de ponta, segurança e funcionalidade. Elegante e exclusiva nas suas linhas sóbrias e depuradas, a Medley Special Edition 125 ABS é ainda uma scooter ecológica graças ao seu sistema de alimentação – tem motor de injeção eletrónica 125 Piaggio i-get refrigerado a líquido, EURO 4. Perfeita em todos os sentidos, para os amantes do requinte.

Vídeo da semana