Kaspersky

Estamos sob ataque! Todos nós! Desde fotos desnudadas da Scarlett até ao nosso NIB, tudo está em risco de roubo. Sim, a situação é grave, principalmente porque há ainda quem teime em não se defender com anti-vírus ou a escolher passwords radicais como “password”.
De acordo com os números da Kaspersky Lab, em 2014 registou-se um crescimento considerável no número de ataques maliciosos aos computadores dos utilizadores e aos seus dispositivos móveis, tendo-se assistido também a um maior desenvolvimento no malware financeiro e a uma mudança nos vectores de ataque web.

Alguns dos principais dados da Kaspersky Lab sobre o cibercrime em 2014:

  • A Kaspersky Lab bloqueou 1,4 milhões de ataques a dispositivos baseados em Android, quatro vezes mais que no ano passado
  • Foi bloqueado um total de 3,7 milhões de tentativas de ataques a equipamentos basados em OSX. Cada utilizador de Mac encontrou uma média de 9 ameaças durante o ano
  • Foi detectado um total de 12.100 Trojans de banca móvel, 9 vezes mais que no ano de 2013, e 53% dos ataques tinham como objectivo roubar dinheiro aos utilizadores (SMS-Trojans, Trojans bancários)
  • 19% dos utilizadores de Android (um em cada cinco) encontrou uma ameaça móvel pelo menos uma vez durante o ano
  • 75% dos ataques dirigidos contra as finanças dos utilizadores foram levados a cabo utilizando malware bancário. O roubo da carteira de Bitcoins foi a segunda ameaça bancária mais popular (14%)

Ficam, mais uma vez, avisados.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

VOICEBOX é um Blogue de João Gata

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana