microsoft-office-2016

Desloquei-me à sede lisboeta da Microsoft para a apresentação, a nível mundial, do Office 2016. Um conceito diferente do que pensamos como suite Office, já que esta nova versão não vem tomar o lugar do Office 365, mas sim trazer novas aplicações que são a mais recente adição ao Office 365. O Office cresceu para se tornar um poderoso conjunto de aplicações e serviços integrados para produtividade em equipa.

O Office 2016 inclui novas versões das aplicações Office de ambiente de trabalho para Windows, entre as quais Word, PowerPoint, Excel, Outlook, OneNote, Project, Visio e Access. Ao subscrever o Office 365, os clientes obtêm aplicações permanentemente actualizadas e completamente instaladas para utilização nos seus vários dispositivos, combinadas com um conjunto de serviços comerciais e para o consumidor, em constante evolução. Entre estas contam-se o armazenamento online OneDrive, Skype for Business, Delve, Yammer e funcionalidades de segurança de nível empresarial.

1

As aplicações do Office 2016 foram desenvolvidas para serem executadas na perfeição no recente Windows 10, incluindo o novo Sway que cria histórias interactivas e partilháveis, que podem ser visualizadas de forma impecável em qualquer ecrã. O Windows Hello inicia a sessão no Windows e no Office 365 com um único passo. As aplicações Office Mobile em Windows 10 intensificam a produtividade em movimento, incluindo a utilização do Continuum, para que possa utilizar o telefone como um PC. A Cortana liga-se ao Office 365 para ajudar em tarefas como a preparação de reuniões, com integração posterior no Outlook, que será lançado em Novembro.

 

De seguida, o comunicado enviado pela Microsoft e que resume as novidades de toda a suite:

2

Ideal para trabalho em equipa

As aplicações do Office 2016 simplificam a colaboração e eliminam as barreiras ao sucesso do trabalho em equipa.

  • A co-autoria está agora disponível no Word, PowerPoint e OneNote, na versão do software para ambiente de trabalho, e inclui escrita em tempo real no Word que permite ver as edições de outro utilizador enquanto estão a ser feitas.
  • A integração Skype nas aplicações no Office Online e aplicações “rich client” permite enviar e receber mensagens instantâneas (IM), partilhar o ecrã, falar ou estabelecer conversações com vídeo dentro dos documentos.
  • Os Grupos do Office 365 são agora parte integrante da aplicação cliente Outlook 2016 e estão disponíveis no seu dispositivo móvel preferido através da aplicação Outlook Groups, que proporciona uma experiência de trabalho em equipa homogénea em todo o conjunto de aplicações.

5

Em breve, o novo Office 365 incluirá também soluções que combinam o poder das aplicações e dos serviços para uma melhor colaboração.

  • Apresentado hoje, o Office 365 Planner, ajuda as equipas a organizar o trabalho, ao oferecer a capacidade de criar novos planos, organizar e atribuir tarefas, definir prazos e actualizar o estado com “dashboards” visuais e notificações por correio electrónico. O Planner estará disponível, em versão de antestreia, para clientes do Office 365 Primeira Edição, no início do próximo trimestre.
  • O OneDrive for Business reflectirá novas actualizações expressivas no final deste mês, em experiências ao nível do programador, de controlo de TI, na esfera dos dispositivos móveis, sync e browser. O cliente “sync” de próxima geração para Windows e Mac irá oferecer uma experiência melhorada ao utilizador final, fiabilidade e opções melhoradas de sincronização e maiores capacidades em termos de tamanho dos ficheiros e volumes suportados.
  • Desvendado no início deste ano, o GigJam está agora disponível em antevisão restrita e integrará o Office 365 em 2016. O GigJam permite às equipas realizar tarefas e transformar processos de negócio de uma forma única, ao eliminar as barreiras entre dispositivos, aplicações e pessoas.

6

O Office 2016 ajuda-o a trabalhar de forma mais rápida e mais inteligente.

  • O Outlook 2016 inclui a caixa de correio mais inteligente de sempre. As suas funções de pesquisa à velocidade da luz e a remoção automática de correio de baixa prioridade são dois excelentes exemplos. Todos os destinatários na linha ‘Para:’ têm acesso aos documentos através de anexos modernos e baseados na Cloud.
  • A funcionalidade ‘Onde Está?’ permite localizar rapidamente o comando ou a funcionalidade certa do Office e a ‘Pesquisa Inteligente’ transporta a informação da Web diretamente para os seus documentos.
  • O Excel 2016 inclui agora publicação integrada no Power BI e novos e modernos tipos de gráficos que permitem tirar o máximo partido dos dados.​
  • A lista dos últimos documentos utilizados permite retomar o trabalho onde o deixou, acompanhando a sua viagem pelos diferentes dispositivos, quer esteja a trabalhar no Office Online, nas aplicações do Office para Mobile ou nas aplicações do Office 2016 para ambiente de trabalho.

7 8 9

As aplicações do Office 2016 com o Office 365 disponibilizam as novas capacidades para melhor segurança e protecção a nível empresarial.

  • A Prevenção de Perda de Dados no Word, PowerPoint, Excel e Outlook reduz consideravelmente o risco de fuga de dados confidenciais, através de ferramentas que permitem aos administradores de TI gerir as políticas de autoria de conteúdos e de partilha de documentos.
  • O serviço Multi-factor Authentication assegura o acesso protegido a conteúdos quando o utilizador se encontra fora da rede da empresa.
  • A funcionalidade Proteção de Dados da Empresa estará disponível nas aplicações do Office para Mobile, para Windows 10, no final deste ano e nas aplicações de ambiente de trabalho no início de 2016, permitindo a partilha de conteúdos em segurança, dentro dos limites da empresa.

9b

Disponibilidade e Requisitos

As novas aplicações do Office 2016 estão disponíveis em 47 idiomas e requerem o Windows 7 ou versão posterior. A partir de hoje, os subscritores do Office 365 podem optar por transferir as novas aplicações do Office 2016 ao abrigo da sua subscrição. As atualizações automáticas começarão a ser distribuídas aos subscritores no próximo mês. O Office 2016 encontra-se igualmente disponível a partir de hoje, como compra única, para PCs e Macs.

4

Office 365: os números do sucesso em Portugal

O Office 365 tem registado elevados índices de crescimento desde o seu lançamento e as expetativas são otimistas para o mercado português. Até ao final do ano, a Microsoft Portugal acredita que o Office 365 cresça 65% em relação ao ano anterior, tanto no segmento empresarial (mais 60% com 3.500 empresas a usarem Office 365 e mais de 320.000 utilizadores empresariais), como no de consumo (mais 100%, com mais de 60.000 subscritores ativos de Office 365 Casa e Pessoal). Para 2016, espera-se que este crescimento seja de 50%.

Na educação, os números também são bastante positivos, com mais de 600.000 estudantes a poderem usufruir do Office 365, uma vez que este é disponibilizado gratuitamente pela Microsoft.

E graças a um protocolo entre a Microsoft Portugal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional que disponibiliza gratuitamente esta ferramenta a todos os desempregados a fazer formação nestes centros, o Office 365 pode chegar a 250.000 desempregados.

Para reforçar as principais vantagens do Office 365 – aplicações Office sempre atualizadas, acesso ao email e documentos em qualquer lugar, vídeo e audioconferência, armazenamento ilimitado e backups automáticos – a Microsoft Portugal lançou a campanha publicitária “Modernices’ protagonizada pelo humorista Nilton, e que estará no ar até final de outubro no drive time matinal e vespertino, na RFM e TSF, bem como nas propriedades digitais da Microsoft.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata