alcatel 3

A primeira experiência que tive com uma pulseira monitorizadora de actividade física, foi com a Sony SmartBand que, através de uma App dedicada, gravava todos os parâmetros do que me acontecia fisicamente durante o dia para o Xperia Z2, o smart que vinha “no pacote”. Confesso que a usei durante algum tempo, divertido com os gráficos animados e resultados encorajadores que me fazia caminhar mais e mais.

Foi nessa altura que percebi o treinador que existe nestas pulseiras bluetooth e a ajuda que, realmente, podem dar a quem pretende ficar mais em forma.

A Alcatel OneTouch Boom Band é uma das novas unidades num mercado que começa a ficar saturado. Como, então, fazer com que consiga o sucesso comercial almejado? Design, leveza, material e preço. Ah, e uma app que seja muito completa.

alcatel 2

Em termos de design, é muito similar à SmartBand Sony, daí eu me ter lembrado dela. Tem uma linha com 5 leds que correm para nos avisar que está conectada (através de dois vigorosos toques nessa área) e apresenta três específicos: Sleep Mode, Sports Mode e Calls. Através de toques, vamos mudando o modo.

Esta pulseira conecta-se facilmente por bluetooth 4.0 e a sua bateria aguenta a transmissão de dados durante quatro dias. Mas, para a recarregarmos, temos de retirar o medidor de dentro da pulseira para a colocarmos num pequeno invólucro de borracha que, esse sim, é ligado por usb à corrente. Confusos? Sim, devem ficar, mais a mais porque essa pequena borracha tem todo o ar que se vai perder.

A Alcatel tem uma app gratuita disponível somente para Android, a Alcatel OneTouch BoomBand Life que monitoriza os passos, calorias gastas e até o que se passa durante o nosso sono. Mas, ao contrário da pulseira da Sony, que é a que tenho ao lado, esta Boom Band tem tendência a exagerar o que realmente fazemos. Por exemplo, ela conta agora 600 e tal passos desde que estou a escrever este ensaio… bem sentado à frente do computador. Ou é demasiado sensível, ou foi programada para contar um passo a cada pequeno movimento de pulso. Não é fidedigna.

alcatel 1

Outra coisa que me aconteceu foi ter ficado com o fecho preso no travão, saindo essa peça de plástico do lugar onde tem de ficar. Isto demonstra que a qualidade de construção foi sacrificada para se obter um preço muito atractivo. Mas pergunto: com cada vez mais smartphones a incluirem este tipo de funções, qual será o futuro destas pulseiras que necessitam de estar próximas de um smartphone para que este registe os dados?

PVP: 39.90€

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

VOICEBOX é um Blogue de João Gata

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana