Mítica campeã, deu títulos a Farina e Fangio. A Alfa Romeo regressa agora à Fórmula 1 de mãos dadas com a Sauber e com motores Ferrari.


A notícia caiu fresca e de rompante nesta manã: a Alfa Romeo regressa à Fórmula 1 já para o campeonato de 2018. Havia alguns rumores, é certo, tal como é sabido o interesse da Porsche e VW, mas a Alfa Romeo tem pergaminhos históricos nesta matéria, para mim, o mais espectacular desporto automóvel da história do automóvel.

O contrato foi assinado entre a FCA e a Swiss Sauber F1 Team e vai servir uma cooperação estratégica, comercial e tecnológica em todas as áreas de desenvolvimento, incluindo o acesso ao know-how de engenharia e conhecimentos técnicos da marca italiana, assim como as artes e saberes dos seus funcionários. Logicamente que esta parceria vai proporcionar oportunidades adicionais para o sector automóvel em geral, ou seja, preparem-se para uma nova família de super-desportivos lá para 2010.

Os motores, claro, serão Ferrari para esta nova equipa que terá a designação Alfa Romeo Sauber F1 Team.

Sergio Marchionne, CEO da FCA, afirmou que “este acordo é um passo significativo na remodelação da marca Alfa Romeo que regressa à Formula 1 após uma ausência de mais de 30 anos. Uma marca de estilo que ajudou a criar a própria Fórmula e a história deste desporto e que volta a juntar-se aos grandes construtores que participam neste exclusivo grupo. A própria marca também beneficiará da experiência incontestável do seu novo parceiro que ajudará a escrever um novo capítulo na história única e já lendária da nossa marca. Estamos confiantes!”.

A Alfa Romeo conheceu grande sucesso antes da Segunda Grande Guerra e em 1925 o GP Tipo 2 dominou o primeiro campeonato do mundo. A marca participou na Fórmula 1 de 1950 a 1988 como construtor e fornecedor de motores. Em 50 e 51 deu a Nino Farina e Juan Manuel Fangio dois títulos mundiais. Vamos torcer para que o regresso consiga assinar mais vitórias.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

VOICEBOX é um Blogue de João Gata

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana