Muito compacta e com design conseguido, esta MT300 é uma excelente opção para quem quer uma coluna central para ver filmes mas, também, ouvir música.


Ai, esta vida moderna… a falta de espaço, os vizinhos mais queixosos, a construção menos sólida… parece que tudo dificulta a instalação de umas boas colunas de som (se possível sete) para sentir o pulsar de uma banda sonora de um grande filme ou série TV…

Eu próprio passo por esta enorme dificuldade que é ter um belo ecrã TV mas cujo som é sofrível (benditas colunas do meu saudoso TV Sony FD1) acrescido do facto de estar tudo montado num sotão cujas paredes e recantos, por grande que seja, não são compatíveis com grandes sistemas Hi-Fi. Fui, como tantos outros, forçado a abdicar do que tinha para encontrar soluções mais compactas, o que consegui no que respeita ao áudio. Mas quanto ao som que acompanha as imagens, ainda não considerei a melhor opção… por manifesta falta de “tempo”.

Análise Sony HT-M300

Num repente, eis uma solução que não rebenta o orçamento familiar e que pode ser adquirida a pronto! Apresento-vos a barra de som compacta de 2.1 canais com tecnologia bluetooth (esta é a apresentação oficial) da Sony, modelo HT-M300 (em preto) ou 301 (em branco) que foi a que me calhou e que, confesso, passei a preferir.

Esta combinação coluna + subwoofer encheu-me, confesso, as necessidades. Não as medidas, pois gostaria sempre de ter mais força e dinâmica numa solução deste género, mas pelo preço a que é vendida, parece-me ideal para muitas situações. Mesmo para a minha!

A coluna é muito compacta, medindo 50 cm de largura e apenas 5,4 cm de altura, pesando apenas 1,4 kg. Coube perfeitamente na prateleira do móvel que é a base da TV e que está repleto com NAS, Boxes, BluRays, caixinhas e cabos, muitos cabos. O facto de poder arrumá-la desta forma é, francamente, uma mais valia, pois fica inclusive escondida quando fecho o vidro.
Numa palavra, perfeita! O comando, pequeno e óptimo para se perder entre as almofadas do sofá, permite controlar tudo à distância, mas não evita uma crítica pessoal: as legendas inscritas são demasiado pequenas.

O Subwoofer pesa 4,9 kg e mede 38,3 cm de altura para apenas 9,5 cm de largura, com a boca para a frente e o woofer instalado na lateral direita, o que vai sempre implicar arrumá-lo à direita do móvel ou suporte da TV. Para além do tamanho, funciona sem cabos, ou seja, basta ligá-lo à corrente eléctrica o que nos permite estacioná-lo em qualquer ponto da sala, como mesmo ao lado do sofá. Tem, aliás, um “modo Sofá” que optimiza o “gravão” para nosso deleite, convidando-nos a colocá-lo por debaixo do nosso assento, com a coluna virada para cima. Experimentei e funcionou.

Análise Sony HT-M300

A coluna central permite uma espécie de surround virtual, ou seja, emula o resultado de um sistema com três colunas frontais (a marca chega ao ponto de afirmar que até consegue o efeito do surround total, mas não é tanto assim). A designação impõe respeito: S-Force PRO Front Surround.

Ligar a HT-M300 é realmente fácil: temos duas opções: através de cabo óptico ou através de uma ficha 3,5 mm (analog in). Podemos ainda conectar uma PEN USB com música (há entrada directa) ou, como a marca convida e os tempos modernos facilitam, ligar qualquer equipamento que tenha NFC através de um simples toque. Depois, através do bluetooth, basta emparelhar a coluna com o sub o que é conseguido em segundos.

O que mais gostei nesta Sony foi do facto de nos convidar também a ouvir música. Existe, inclusive, um modo pré-programado para mudar entre Movie e Music que, garanto-vos, soa realmente diferente e mais directo quando ouvimos uma canção.

Devido à dimensão do conjunto, somos levados ao engano, mas o que é certo é que a Sony sabe muito bem o que está a fazer. Este sistema é indicado para pessoas como eu, pois garante uma boa performance, com qualidade e definição, alguma capacidade de ligação (falta um HDMI Arc para ser perfeita), ao fim e ao cabo, para quem saiu de todo o mundo analógico e exclusivo para opções mais modernas, compactas e baratas.

Análise Sony HT-M300

Gostei especialmente da possibilidade de controlar o sub-woofer de forma independente através do comando, pois existem botões de volume separados. Mas é o desenho e o tamanho que garantiram pontos extra. O painel de comandos tácteis está bem colocado no topo da coluna, existem alguns automatismos como o desligar ao fim de determinado tempo, etc.

O preço é bastante aceitável para esta MT300 mas, se preferirem um conjunto com mais opções, podem sempre escolher a irmã mais “velha”, a MT500, que já oferece suporte para Hi-Res Audio, Wi-Fi e Google Cast.

Pensando bem…

PVP Sony HT-M300/1: 300€

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata