Daniel Kleinman

Muito curioso e útil, para a malta que quer seguir as lides cinematográficas, este comunicado que recebi da Sony. Vai na íntegra.

Com uma carreira ilustre que conta já com mais de três décadas, Danny Kleinman é conhecido por ser um dos realizadores publicitários mais bem-sucedidos e por ser o homem por trás das muitas sequências de abertura da lendária saga Bond. O Danny dirigiu recentemente a campanha publicitária repleta de acção de 60 segundos da Sony, “Made for Bond”, que se encontra actualmente em exibição nas televisões de todo o país e na qual Naomie Harris protagoniza o papel de Moneypenny.

Repleto de emoção, o anúncio mostra-nos uma intensa perseguição pela área de South Bank, Londres, onde Moneypenny luta contra misteriosos vilões para entregar o smartphone Xperia Z5 a Bond. Utilizando ferramentas de última geração, incluindo uma câmara Cyber-shot RX100 IV compacta avançada, Moneypenny capta imagens de video-vigilância em câmara ultra-lenta.

Danny partilha as suas melhores dicas com realizadores e cineastas principiantes que pretendem filmar cenas de acção –

  • 1.Filmem com, pelo menos, duas câmaras, ou mais se conseguirem, e assim poderão obter melhores planos de acção e torná-la mais rápida na edição.
  • 2.Ensaiem a acção a meia velocidade, se for possível, para que o operador de câmara possa seguir a acção e o seu assistente consiga que a imagem seja ainda mais precisa.
  • 3.A segurança tem de ser a vossa principal preocupação; verifiquem duas vezes se todos estão satisfeitos com os seus papéis na acção e se compreenderam bem as suas deixas.
  • 4.Apanhem cenas em que os actores estejam a reagir à acção.
  • 5.Utilizem o conjunto de ferramentas apropriado – o anúncio “Made for Bond” foi gravado maioritariamente com a câmara profissional F65 da Sony, porque ter imagens de elevada qualidade é essencial para transmitir a sensação de acção numa longa-metragem.

“Made for Bond” não foi, de maneira nenhuma, uma pequena produção, visto terem sido precisos 100 figurantes da área de South Bank para filmar a campanha publicitária. As filmagens demoraram 30 horas e foram precisas 700 horas, o equivalente a 70 dias, para a pós-produção. O anúncio foi criado pela agência de publicidade adam&eveDDB, juntamente com a produtora Rattling Stick.

Kleinman acrescenta, “O filme publicitário da Sony “Made for Bond” conta com uma produção espectacular. Foi fantástico trabalhar com a Naomie Harris, que é extremamente profissional. Filmar ao longo do Tamisa apresentou-nos alguns desafios como, por exemplo, a hora de ponta dos passageiros matinais, mas era o cenário perfeito para esta campanha publicitária.”

Desde o filme GoldenEye, de 1995, que Danny abraçou o projeto e produziu seis das últimas sete icónicas sequências de abertura da saga Bond. Famoso por dar grande ênfase à utilização das mais modernas tecnologias na pós-produção, Danny também foi o responsável pela produção da sequência de abertura do tão aguardado SPECTRE.

SPECTRE, uma produção conjunta da EON Productions de Albert R. Broccoli, da Metro-Goldwyn-Mayer Studios e da Sony Pictures Entertainment, tem estreia marcada no Reino Unido para 26 de Outubro e nos EUA para 6 de Novembro.

Sony “Made for Bond”

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata