O ASUS Zenbo é tão simpático que já arrecadou três prémios na Computex 2017: Best Choice of the Year Award, Best Choice Golden Award e Computex d&i Award.


Não há volta a dar: os Jetsons mostraram o futuro décadas atrás, desde o robot de limpeza Rosie aos carros voadores. Ainda será nesta primeira metade deste novo século que o mundo vai assistir a essa grave (r)evolução.

A prova disso são os cada vez mais úteis robots. Se estamos ainda a descobrir as vantagens dos assistentes pessoais, como o Google Home para só citar um, dos aspiradores e mopas que nos limpam a casa enquanto estamos a trabalhar, dos frigoríficos ligados ao supermercado e tantos etecéteras, temos de nos preparar para maquinetas que interagem connosco e nos ajudam a decidir, enfim, err… decisões.

O Zenbo é o primeiro robôt doméstico disponível no mercado desenhado para oferecer ajuda, entretenimento e companhia às famílias.

A Asus vai até mais longe e afirma que é um “amigo” divertido e didático para crianças. Consegue entretê-las com histórias interactivas e jogos de aprendizagem que “fomentam a sua criatividade e o pensamento crítico”.

O Zenbo controla muitos dos equipamentos smart home, pode ajudar na cozinha lendo receitas em voz alta e funcionar como um temporizador controlado por voz, além de servir como fotógrafo da família com a sua câmara embutida. Esta pode ainda ser utilizada como câmara de segurança para tranquilizar as famílias quando estas estão fora de casa.

Além disso, o Zenbo ajuda os membros mais velhos da família a zelarem pela sua saúde e bem-estar verificando em casa situações de risco – como quedas – e respondendo de imediato a elas ao notificar os membros da família.

Durante as emergências, o Zenbo pode ajudar com uma funcionalidade muito útil – desenvolvida em colaboração com a Polícia Nacional de Taiwan – que permite às famílias contactarem a esquadra de polícia mais próxima e falarem com um agente recorrendo às funcionalidades de videochamada do equipamento.

Permite ainda que as pessoas aproveitem uma vida conectada facilitando as tarefas online, como as videochamadas, a utilização de redes sociais e as compras online.

Com tudo isto, até eu já quero meia dúzia de Zenbos.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana