awox-striimstick-v2-android-tv-stick-275650

Nos últimos meses temos assistido à entrada no mercado de alguns micro-computadores, se assim lhes podemos chamar, ou seja, umas espécies de Pens com um tamanho maior, que se ligam por HDMI ao televisor e que nos oferecem todo um mundo Android de aplicações, browsers, jogos e demais utilizações que nos acostumámos a fazer num smartphone ou tablet.

Qual é a vantagem de ter um “zingarelho” destes ligados à TV? Bom, por um lado, é ter num grande ecrã quase tudo o que fazemos num mais pequeno. Podemos ainda continuar a aceder a aplicações que vão sendo alteradas na raiz e que as Smart TV deixam de poder controlar (ou receber). Servem, acima de tudo, para viajarmos pela internet, ver canais específicos por streaming e, para quem se quiser aventurar, conseguir espreitar um ou outro jogo de futebol… estrangeiro, claro está. Podemos ainda, tal como num smartphone/tablet Android, baixar aplicações ou jogos e entreter toda a família.

b270578-3

O AwoX quer seguir e ultrapassar o ChromeCast, uma caneta Android mais pequena que revolucionou este conceito. Para isso conta com um comando com mira laser (denominado Fly-mouse) muito útil e que nos permite viajar de um lado para o outro no grande ecrã da TV, através de gestos, sem perder muito tempo a inserir palavras, por exemplo. Podemos, contudo, juntar um teclado/rato por bluetooth à TV e com ele escrever mais depressa a informação.

b270578-2

Mas como se liga isto? Precisamos de uma tomada HDMI no TV e, mesmo assim, de utilizar o cabo junto para ligar ao conector miniUSB e a uma tomada eléctrica. Sim, é preciso energia na maior parte dos casos. Este é o ponto desfavorável deste tipo de equipamentos, pois o mesmo sucede-me com o Chromecast e a tal portabilidade e praticabilidade fica assim a meio caminho.

Este AwoX foi pensado para televisores mais antigos e que não são conectáveis ao mundo. Basta fazer o reconhecimento através do menu, emparelhar com a nossa rede wireless e já está: internet no televisor.

Este AwoX StriimSTICK V2 tem uma entrada para cartões microSD onde podemos gravar filmes, fotos ou músicas e assim passá-las no TV. Suporta quase todos os formatos actuais, é um tanto ou quanto lento na passagem de App para App, mas o Fly-Mouse é fantástico.

O preço é ajustado para um “zingarelho” que nos liga ao mundo e permite evitar gastar mais dinheiro num novo televisor que tenha ligação à rede/internet.

awox-striimstick-v2-490x345

Software:
Android 4.2.2

Hardware:
CPU: ARM Cortex Dual Core
Frequência: 1.0 GHz
RAM: 1GB DDR3
Flash: 4 GB
VIDEO / AUDIO OUT: HDMI 1.4, Max resolution 1080p
USB e micro USB ports
Leitor de cartões: microSD slot
Wi-Fi: 802.11 b/g/n
AC: USB 5V 1A connector

PVP: 79,00 €

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata