71S0ovng9pL._SL1500_

A Bose continua a lançar propostas de grande qualidade e apontadas para as novas exigências de um mercado que se quer sem fios mas com a máxima capacidade tanto qualitativa quanto quantitativa. A quantidade tem somente a ver com o crescente número de canais distribuidores de conteúdos. Repare-se: se até há uns anos atrás, os formatos físicos impunham a sua importância, desde o popularizado CD aos mais depurados DAT e à extraordinária aventura que foi o MD, tudo se transformou em nada. Exacto, nada: hoje, muita da música que ouvimos chega-nos por streaming ou pela internet. Rádios online ou serviços globais como o Spotify, juntam-se aos milhares de ficheiros MP3 que transportamos nos terminais que usamos diariamente, como os smartphones, ou que guardamos nos discos rígidos instalados nos computadores ou em NAS domésticos. Por outro lado, os Podcasts estão em crescendo (logicamente que falo do estrangeiro), o que demonstra um vivo interesse por informação mais especializada ou específica, assim como playlists de autores ou mesmo “radionovelas” com a dinâmica dos tempos que estamos a atravessar.
31r905y3SVL._SY355_Por tudo isto, ter uma aparelhagem Hi-Fi tradicional já não é um objecto de desejo, como para as gerações anteriores. Hoje procura-se uma coluna sem fios e existem cada vez mais propostas para responder à comodidade, transporte e versatilidade. Se estas podem ter o tamanho de um cubo ao de um pequeno móvel, tudo depende da necessidade e, claro, do dinheiro disponível. E como podem ler nos variados ensaios que tenho escrito sobre as propostas que chegam, também eu fui seduzido por estas modernas caixas.
No outro extremo de um cubo sem fios que se transporta quase como um porta-chaves, existem as propostas multi-room, ou seja, elementos que podem ser usados em cadeia para poder oferecer som em cada quarto, sala ou cozinha de uma casa. E é neste segmento que encontramos estas duas novas propostas Bose que me têm acompanhado os últimos dias: são elas o sistema Bose SoundTouch 20 e o sistema Bose Soundtouch 10.

Ligação

Perdi algum tempo na configuração por Wi-FI das duas colunas porque tentei fazê-lo através da aplicação móvel (disponível para Android e iOS). Depois de instalada no smartphone, nunca consegui passar de um dos passos após a escolha de cada unidade. Sim, já estou a perceber o que estão a pensar neste momento, e por isso instalei a App num segundo smartphone, também sem sucesso. Por outro lado, emparelhar equipamentos por bluetooth (Smartphone, computador, leitor MP3) foi tão rápido quanto dizer em voz alta “Xá das 5”. Pensei se seria do modem, mas tentei mais que um. Nada! O manual de instruções que acompanha estas colunas não é o mais objectivo, pois preferiu a simplicidade por legendas gráficas ao invés de um grosso manual com palavras, mas apresentava uma opção mais convencional, ou seja, através do cabo de rede. E assim foi, após ligar cada coluna com cabo ao PC, todo o processo foi muito rápido e feito de forma prática, mais facilitada na Bose 20 devido à ajuda o ecrã informativo que acompanha todo o processo. Não demorou mais que cinco minutos.

b5
A App

Cada unidade tem o seu próprio comando com um alcance extraordinário mas só precisamos de um para controlar, por este meio, as colunas que temos ligadas. É através do smartphone que vamos pesquisar as estações de rádio online que podemos memorizar nas seis memórias. Mudar de jazz para pop ou erudita para rock, é tão simples quanto carregar no botão físico das Bose ou no comando ou pelo smartphone. A Bose 20 tem um pequeno ecrã que nos informa da estação que estamos a ouvir ou a pesquisar, para além das entradas escolhidas ou da função escolhida. A Bose 10 tenta dar-nos alguma informação através de uns pequenos leds que se iluminam de cores diversas, mas não é de longe tão prática como o modelo maior e mais potente.
Pela App podemos, facilmente, escolher uma ou várias colunas, a reprodução de conteúdo individual ou em grupo, aumentar ou baixar o nível de cada uma, etc. Mas não percebo como não existe, no meio do menu que até tem tab para ajuda online, um simples botão que me permita escolher o modo de entrada. Só consigo mudar a fonte através do comando.

P1120475

E a qualidade sonora?

Já se sabe que sou um fã da Bose. Aliás, estou em crer que todos os que têm a possibilidade de experimentar um modelo da marca ficam viciados nela. Isto tanto acontece com os famosos auscultadores QuietComfort, como com as variadas e multi-premiadas colunas que têm apresentado ao longo dos anos (e que o Xá das 5 em vindo a acompanhar).
Mas como soam estas duas colunas na sua terceira geração? Começando pela Bose 20, posso afirmar que é uma unidade que preenche de forma muito satisfatória uma sala ou um quarto de boas dimensões. O som é rico, pormenorizado e cheio quando nos colocamos no ponto frontal. Existe até uma certa imagem estereofónica quando sabemos que este tipo de colunas não é, geralmente, boa a conseguir esse intento. Temos graves, médios e agudos, com boa dispersão e amplitude. Contudo, quando saímos do ponto natural de escuta percebemos que parte do som “fica lá para trás”. O truque é colocá-la um pouco mais alto e afastada da parede uns 15 centímetros para conseguir um som mais natural e com um gravão que se faz sentir.
A Bose 10 tem metade do tamanho da 20, mas não se assusta com isso. Está desenhada para preencher um quarto, a cozinha ou um pequeno escritório e fá-lo extraordinariamente bem. Aliás, fico mais convertido a esta pequena unidade do que à irmã que se apresenta mais pesada e que sugere ser bastante melhor. A diferença de preço é também um factor a considerar, principalmente de olharmos estas SoundTouch como a solução multiroom que são.

P1120466
Problemas?

Alguns. Dividi as colunas por dois andares de um duplex e, através da App, podia controlar cada um dos sistemas à distância, o que é fantástico. Assim deu para perceber que, de vez em quando, existe algum lag na reprodução da mesma fonte. Aconteceu poucas vezes, mas há que assinalar. Também, por várias vezes, a ligação da App foi interrompida, aliás, dei por mim a ouvir música numa coluna e a App a mostrar a legenda que tudo estava Off. Também fui obrigado a re-emparelhar o smartphone por mais que uma vez.
Não são problemas dramáticos e, como percebi, bastava reinicar o sistema ou a App. Mas ficam avisados do que pode acontecer.

P1120473

O ecrã

Uma das grandes vantagens da Bose 20 é o pequeno mas informativo ecrã oled que nos dá informação vária, desde os passos para emparelhamento por bluetooth, setup por Wi-Fi, entrada de fonte, etc. Por exemplo, é sempre bom sabermos que a Bose se liga automaticamente quando ligamos o PC, pois foi previamente emparelhada para reproduzir a minha, enfim, extensa biblioteca musical. Através do ecrã, sou imediatamente avisado que a coluna vai soar, o que me permite tomar uma decisão de desligá-la ou não, passo que com a Bose 10 é impossível. Também sei qual o artista que está a ser reproduzido assim como o título da música.
P1120468

Concluindo

O som é francamente bom para este tipo de colunas e, por vezes, percebo que exijo demais de um sistema que, afinal, foi feito para ser conveniente, cómodo e transportável. A Bose 20 tem pujança, corpo e pode encantar facilmente quem se vê confrontado por uma coluna wireless pela primeira vez. O ecrã é verdadeiramente útil e há ligações q.b. para uma “vida moderna e conectada”. A Bose 10 é um complemento perfeito para funcionar como coluna secundária num quarto ou escritório (ou cozinha que foi onde ficou). Se funciona como unidade independente? Claro que sim, mas não esperem milagres.
Acima de tudo, é a função multi-room que as torna diferentes da maior parte das propostas. E, a este preço, é difícil encontrar soluções mais cativantes. A instalação podia ser mais prática e a App francamente melhorada, mas o conjunto é muito satisfatório e user-friendly.
Existe uma entrada auxiliar através de ficha 3,5mm, mas são os serviços por streaming que nos fazem optar por esta terceira geração da Soundtouch. Mas atenção, ouvir a nossa lista do Spotify é um encanto e uma conveniência, mas quem usa o Airplay da Apple não tem sorte.
PVP
Bose Soundtouch 10 III – 249€
Bose Soundtouch 20 III – 439€

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana