Os novos Bell & Ross BR03-92 HorographBR03-92 Horolum foram criados seguindo os princípios da estética industrial. As linhas simples, com base numa caixa quadrada, salientam o essencial. Cada um destes relógios contemporâneos tem um carácter extremamente definido e ambos evocam o mundo da aviação. O nome dos relógios é formado pela raiz comum “Horo”, do Latim “Hora” (hora), seguida por “Graph” (gráfico) ou “Lum”, do Latim “Lumen” (luz).


BR 03-92 HOROGRAPH

O BR03-92 Horograph remete-nos para os relógios dos terminais dos aeroportos. Tal como estes, o visor simples e organizado apresenta um mostrador gráfico com dígitos legíveis. Este modelo tem como finalidade informar o viajante com a máxima clareza e precisão. O grafismo é elaborado e o mostrador tão rigoroso como o dos relógios dos aeroportos.

A CAIXA: Ostentando a icónica forma da Bell & Ross, a caixa é produzida em aço micro trabalhado, com acabamento em mate. A técnica consiste em fixar, através de um spray de alta pressão, as minúsculas esferas de vidro sobre a superfície de metal. Desta forma, a superfície torna-se áspera, dando-lhe uma aparência uniforme e um tom cinza mais puro. Pela primeira vez, numa caixa quadrada em aço, o acabamento é em mate e, consequentemente anti-reflexo, evitando os reflexos da luz do sol. Este processo reforça o seu aspecto extremamente gráfico e reitera o seu princípio utilitário.

O MOSTRADOR: O design do mostrador é simples. Os índices, reforçados por ponteiros em formato de bastão, garantem uma leitura extremamente fácil. Este tipo de apresentação é agora um clássico no mundo da relojoaria e deixou de ser necessário provar a sua eficácia. Os índices e os ponteiros interagem com o contraste preto/branco, garantindo uma óptima legibilidade.

Características Técnicas

Movimento: calibre BR-CAL.302. Mecânico automático.
Funções: horas, minutos, segundos e data.
Caixa: diâmetro de 42 mm. Aço com tratamento por microesferas.
Mostrador: preto mate. Ponteiros das horas e dos minutos metálicos esqueletizados, revestidos com Superluminova®.
Indexes em Superluminova®.
Vidro: safira com tratamento antirreflexo.
Estanqueidade: 100 metros.
Braceletes: borracha preta e tela sintética ultrarresistente preta.
Fecho: fivela. Aço com tratamento por microesferas.

BR 03-92 HOROLUM

Este modelo remete para a luz (“Lumen”) e a legibilidade. O revestimento em Superluminova facilita a leitura tanto de dia, como de noite. A cor usada para iluminar as pistas dos aeroportos é a mesma que se encontra no mostrador deste relógio: a intensa luz verde que ilumina as pistas no escuro, oferecendo uma excelente luminosidade e legibilidade nocturna extraordinária. Um relógio que é muito apropriado para noctívagos.

A CAIXA: o formato da caixa relembra os primeiros BR-01. O aço micro trabalhado é também usado para revestir a caixa, conferindo-lhe uma pureza única.

O MOSTRADOR: é produzido em bronze e ródio micro- trabalhados, com a mesma imagem da caixa. Com um acabamento idêntico, estes dois elementos formam um bloco homogéneo, da mesma cor. O mostrador é formado por duas imponentes placas de metal sobrepostas, com construção em “sandwich”. A parte superior, de cor cinza, é recortada no local dos algarismos e indexes, de forma a revelar o revestimento fotoluminescente que cobre a placa inferior. Com um brilho incomparável, a coloração verde em Superluminova C3 é ultra-fosforescente e dura muito tempo no escuro. Permite também uma leitura contínua das horas, mesmo durante a noite. O mostrador apresenta apenas quatro números: 12, 3, 6, e 9. O formato e a posição dos números são evocativos do grafismo tradicionalmente usado pela Bell & Ross.

Características Técnicas

Movimento: calibre BR-CAL.302. Mecânico automático.

Funções: horas, minutos, segundos e data.

Caixa: diâmetro de 42 mm. Aço com tratamento por microesferas.

Mostrador: duas placas sobrepostas. Placa superior cinzenta com tratamento por microesferas, recortada no local dos algarismos e indexes de forma a revelar o revestimento

Superluminova® C3 que cobre a placa inferior. Ponteiros revestidos com Superluminova® C3.

Vidro: safira com tratamento antirreflexo.

Estanqueidade: 100 metros.

Braceletes: pele verde-cinza e tela sintética ultrarresistente preta.

Fecho: fivela. Aço com tratamento por microesferas.

Edição Limitada a 500 peças

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata