edf
edf

A ColorFoto cedeu-me para ensaio este curioso acessório que promete emprestar uma qualidade cinematográfica às fotografias (e vídeos) que tiramos com o nosso smartphone. Denomina-se Cinema Mount (CM), é comercializado pela P&C e é um acessório que junta plástico, madeira, alumínio e metal num corpo leve e de grande qualidade.

Na caixa vêm duas lentes – uma macro e uma grande angular – com encaixe de 37mm e respectiva tampa, um encaixe para filtros, dois filtros (neutro e azul), uma sapata e, logicamente, o próprio Cinema Mount, uma estrutura de metal e plástico. O acabamento é muito bom com pormenores de relevo, como as pontas vermelhas dos parafusos, para além da pega em madeira nobre.

edf

O smartphone encaixa-se facilmente na parte traseira do CM: basta fazer um pouco de força para alargar as molas que depois o prendem de forma segura. A partir daí, temos de alinhar o circulo com a objectiva do nosso smartphone. Basta baixar, levantar e alargar ou diminuir o espaço, prendendo depois com os parafusos (felizmente em metal).

Depois do smartphone estar preso, escolhemos uma das objectivas. A Tele surge enroscada na Macro, bastando desenroscá-la para ficarmos apenas com a última. Logicamente que podemos retirar ambas para usar a objectiva do smartphone mas com as vantagens de estar preso à estrutura.

O Cinema Mount permite uma utilização muito ampla: podemos segurá-lo com uma ou as duas mãos de forma muito estável, pois tem duas pegas de metal para o efeito, como montá-lo num tripé. Tem ainda embutido uma bolha de nível.

Dependendo do que desejamos numa fotografia, a escolha da Grande Angular ou da Macro revelou-se muito interessante, oferecendo resultados que realmente são uma mais valia para um resultado mais criativo.

edf

Grande Angular

Oferece um campo de visão alargado, mas com ligeiras distorções nos cantos. Mantem a qualidade da câmara do nosso smartphone, sem aumentar demasiado o grão ou ruído e é uma opção rápida e em conta para quem tem de fotografar ou filmar com um enquadramento mais abrangente.

Macro

Este é a objectiva que faz todo o sentido neste tipo de acessório, conseguindo fotografias de grande qualidade e até verdadeiramente entusiasmantes. Pouca distorção e muita claridade, conferem-lhe muita utilidade para quem já faz do smartphone uma ferramenta de trabalho.

edf

O Cinema Mount é daqueles acessórios pensados para quem leva mais a sério, ou muito a sério, as suas fotografias e pequenos filmes. Garante mais resultados por pouco dinheiro e uma moldura estável para o smartphone, podendo ser rapidamente colocado num tripé como também montar um acessório extra, seja um microfone ou um pequeno projector.

Logicamente que a qualidade das imagens tem como fonte as capacidades do smartphone. As objectivas apenas melhoram ou modificam o resultado a partir daí. Há que ter essa noção.

Vantagens: podemos comprar mais lentes e adaptadores para montar no CM, é ajustável para quase todos os smartphones actuais (e que vão surgir) e está realmente bem desenhado e feito.

Desvantagens: a única que encontrei foi a incompatibilidade com smartphones de tamanho tipo phablet.

PVP: 169€

Galeria (autoria João Gata)

 

S78

s79

s710

s712

s713

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata