Talking-bout-my-generation-rec

Todos sabemos que a tecnologia é de mais fácil compreensão e adaptação em certas idades e não podemos exigir a um utilizador de 70 anos a mesma mestria no manuseamento de um ecrã táctil que a um jovem de 15. Para melhor resumir como todas as gerações compreendem e usam a mesma tecnologia, neste caso a dos smartphones, a Nokia/Microsoft agarrou no seu topo de gama de 6″ Lumia 1520 (podem ler o ensaio ao modelo aqui) e levou a cabo a iniciativa Lumia Stories Experiment, em tradução livre qualquer coisa como “Experiência de Histórias através do Lumia”.

Foram escolhidas 100 pessoas, entre os 1 e os 100 anos de idade (superando em muito o target dos 7 aos 77 do Tintin) e oriundas de todo o mundo, para partilharem as suas histórias através da objectiva do Nokia Lumia 1520. Este smartphone tem características ideais para uma experiência deste tipo, com a fantástica qualidade da câmara Pureview com 20MP e a aplicação Nokia StoryTeller que brilha no ecrã vibrante de 6″.

 

100 pessoas, entre os 1 e os 100 anos de idade e oriundas de todo o mundo, abriram a sua vida

 

Os participantes contaram as suas histórias através de textos, fotos e vídeos. Mas também expressaram os seus pontos de vista sobre a relação entre a tecnologia e a evolução da comunicação entre as pessoas.

Deixo-vos um resumo de algumas das mais impressionantes histórias captadas e partilhadas através desta iniciativa, mostrando como as diferentes gerações se relacionam com a tecnologia e de que forma imortalizam os seus momentos mais memoráveis:

 

Lourdes Alipon Padilla, Filipinas – 96 anos
“Sempre adorei partilhar sabedoria e histórias sobre a minha vida. Quando era mais nova, tinha de escrever cartas; agora, as crianças enviam simplesmente uma mensagem ou um vídeo”. Com a ajuda da sua neta e do Nokia Lumia 1520, Lourdes partilhou as suas histórias com as pessoas que lhe são mais queridas. “Fiquei fascinada pelo nosso primeiro rádio, em 1938, e fico agora espantada como as pessoas conseguem efectuar chamadas de vídeo!”

 

Simon Yoon, Canadá – 4 anos
As histórias de Simon foram contadas pelo seu pai. Simon é uma criança autista e a sua história revela um dia-a-dia de altos e baixos, desafios e conquistas, assim como a sua adoração pela neve, pela irmã e por… trampolins! Veja o vídeo sobre a história do Simon, filmado pelo Nokia Lumia 1520.

 

Brayan Casas, EUA – 29 anos
Brayan teve de refazer a sua vida, depois de perder a casa durante a tempestade Sandy, em 2012, numa altura em que a sua mulher estava no final da gravidez do primeiro filho do casal. “Já passou mais de um ano e ainda estou à espera para regressar a casa com a minha família”, desabafou Brayan. “Apesar de todas as dificuldades, a minha vida tem sido muito preenchida; ter um filho mudou a minha perspectiva sobre tudo”.

http://youtu.be/F-mEaLDd7q4
 

Joe Stanley, GB – 40 anos
Joe utilizou o Nokia Lumia 1520 para documentar, passo-a-passo, a sua recuperação depois de um grave acidente de mota. “O acidente mudou para sempre a minha vida e a vida da minha família. Eu trabalhava como designer, viajando pelo mundo, mas o desastre deixou-me incapacitado e com dores crónicas. Agora, estou a refazer a minha vida profissional e a dedicar-me avidamente à fotografia como hobby. É o início de uma nova fase da minha vida”.

Acompanhe os desenvolvimentos destas e outras histórias seguindo #Lumiastories e saiba mais sobre a iniciativa Lumia Stories Experiment no Conversations.
http://youtu.be/_MlGM2qs26Q

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata