a

Diz a história que o conhecimento da cerveja remonta pelo menos a 6000 a.C., sendo que já era conhecida pelos antigos sumérios, egípcios, mesopotâmios e ibérios. Sendo assim, foi provavelmente uma das primeiras bebidas alcoólicas a ser criada pelo homem.

A cerveja é atualmente a bebida alcoólica mais consumida em todo o mundo e a terceira no conjunto de todas as bebidas logo a seguir à água e ao chá.

Mas história à parte, uma cerveja bem fresca como aperitivo antes da refeição ou para acompanhar um prato de peixe ou de marisco ou uns petiscos ao fim da tarde é efetivamente uma experiência que não se esquece.

Cá em casa há sempre cerveja no frigorífico e é bem-vinda nas mais diversas ocasiões. Simples, sobre a forma de um Panaché ou até de um Tango pode dizer-se que é uma bebida de eleição.

Mas e que tal umas magníficas Delícias de Cerveja, sim desta vez a cerveja transformou-se em sobremesa e que sobremesa!

RECEITA

b

Ingredientes : 

  • 2 ovos
  • 300g de açúcar
  • 100g de manteiga s/sal (derretida)
  • 1 limão (a raspa)
  • 1 cerveja branca (33cl)
  • 100g de farinha

c 

Modo de Preparação: 

Bata muito bem o açúcar com os ovos até estarem em creme. Em seguida junte a manteiga derretida e a raspa do limão e mexa bem. Por fim junte a cerveja e a farinha, alternadamente, e ligue tudo sem bater muito.

Unte abundantemente com margarina as formas (de queques ou tabuleiros) e polvilhe com farinha. Deite o preparado nas formas enchendo-as bem.

d

Coloque as formas num tabuleiro (de pastelaria) e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 a 30 minutos. Quando tiverem alourado um pouco retire o tabuleiro do forno. Verifique sempre a cozedura com um palito.

e

Espere uns minutos e logo que possa desenforme os bolinhos, utilize uma faca (de preferência de manteiga) para descolar à volta e depois é só virar as formas sobre uma superfície lisa polvilhada com açúcar.

Para terminar coloque as Delícias de Cerveja em forminhas de papel e ponha-as no prato de servir.

f

g

Receitas, truques, dicas, utensílios… por Travessa das Bolinhas Vermelhas

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

VOICEBOX é um Blogue de João Gata

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana