dLAN-550-duo+-livingroom-CMYK-3068-X2

Lembro-me bem da dificuldade que tive em instalar uma rede entre três computadores na agência de publicidade onde trabalhei mais de 15 anos, a famosa à época Ossos do Ofício.

A internet acontecia devagar, a 34,4 Kbs e quando chegaram os modems a 56k fizemos uma festa. Foi um osso muito duro de resolver e que implicou fazer buracos no chão para instalar calha técnica que ia de um computador a outro, para além de criar no chão uma ilha de tomadas que fomentaram bastantes tropeções.

Hoje, vou à loja, compro um kit powerline e ligo os adaptadores às tomadas eléctricas. Basta um cabo LAN de cada computador até ao adaptador e já está, uma rede rápida e montada em cinco minutos.

Sim, é tão fácil quanto isto! E se no mercado podemos ver três marcas com grande representação, existe uma que tem estado na “crista da onda” mas que era preterida por alguns consumidores devido ao preço mais alto a que propunha os seus equipamentos.dLAN-550-duo+-productpicture-Network-Kit-CMYK-3065-X2

Essa realidade deixou de ser um obstáculo com o novo kit devolo dLAN 550 Duo +, pois a marca germânica oferece, finalmente, o melhor de dois mundos: qualidade a preço muito simpático.

Recebi o Starter Kit (que será um passatempo Xá das 5) constituído por dois adaptadores, dois cabos de rede e o (não necessário) manual de instruções.

O método de instalação é muito simples, mas depende de casa para casa, escritório para escritório. Os 550 Duo + não são replicadores Wi-fi (a marca tem outros modelos com essa característica) e servem apenas e só para passar sinal e dados de um lado para outro, através da rede eléctrica e, por isso, conseguindo ultrapassar obstáculos como paredes e garantir serviço a grande distância, por exemplo, de uma cave para um andar superior, de uma ponta da casa para outra.dLAN-550-duo+-scenario_devices-CMYK-3075-X2

O ideal será ligar o adaptador Master próximo ao modem. Como cada adaptador tem uma tomada fêmea, não sacrificamos nenhuma tomada principal só para ele (sim, os adaptadores têm de ser ligados directamente às tomadas, sem passar por triplas ou extensões). Ligamos o cabo de rede do adaptador ao modem que está na sala e repetimos o processo com o segundo adaptador conectando-o, por exemplo, à parede do quarto do júnior, lá mesmo ao fundo da casa, para ele lhe ligar a consola e o computador de trabalho. Sim, o Duo significa que podemos ligar dois equipamentos a cada adaptador. Desta forma, a net chega ao quarto mais rapidamente e até pode ver filmes por streaming no televisor LCD se este tiver uma tomada LAN.dLAN-550-duo+-product-CMYK-3066-X2

Para os dois adaptadores se reconhecerem, basta pressionar (primeiro no Master e depois no Slave) a patilha lateral e esperar que a luz vermelha passe a branca e fique estabilizada. Mais tarde poderemos apaga-la através do software Devolo Cockpit, o coração da nossa rede, onde podemos inserir o ID de cada adaptador, alterar a designação, resolver problemas e instalar os últimos drivers. Tudo muito simples e rápido.

O Cockpit reconhece outros adaptadores de diferentes marcas, uma mais valia, pois à medida que os anos passam, e falo por mim, vou aumentando o número de adaptadores em casa, sejam tomadas inteligentes (para ligar e desligar um candeeiro através do smartphone), seja replicadores Wi-Fi ou adaptadores de rede. Sonho um dia poder ter uma “casa inteligente” em que todos os processos possam ser comandados através do telefone. E sabem que mais? Esse momento está ao virar da esquina.

dLAN-550-duo+-scenario_house-CMYK-3072-X2

Os dLAN 550 Duo + têm um filtro de corrente e usam a ligação terra (daí o sinal +), o que garante muita estabilidade e velocidade suficiente para se poder ver um filme em alta definição no quarto do júnior. Mas esta velocidade de tráfego de dados também depende, e muito, de factores externos ao adaptador, o mais importante sendo, sem dúvida, a qualidade da nossa instalação eléctrica doméstica. Se tudo estiver “nos conformes”, podemos contar com uma transmissão sem quebras, muito estável e que pode superar os 56 Mbps por segundo. Mas reservei o melhor para o final, o preço. Já não há desculpas.

selo-Xá-das-5

PVP: Adaptador único 44,90 euros

PVP: Starter Kit  79,90 euros

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata