Quantas K7s têm guardadas em caixas? E lembram-se o que lá gravaram? E o tempo e amor que nos levaram? O mundo volta a ser magnético!


Felizmente, ainda vivi no tempo analógico. Helás, ainda vi anos a fio televisão a preto e branco numa… teria sido Normende? Telefunken? Grundig? Philips? Só sei que quando chegou a primeira TV a cores, que foi uma extraordinária NEC, o mundo mudou realmente.

Bom, tudo isto para dizer que também sou, naturalmente, contemporâneo das cassetes áudio, um instrumento libertador da alma e algo que a malta mais jovem não faz a mínima ideia da importância que teve no desenvolvimento individual e na formação de grupos de amigos que faziam “cópias” dos discos dos outros amigos para ampliar o seu conhecimento musical.

Estas pequenas peças de plástico com roldanas que puxavam uma fita magnética foram uma revolução em todos os sentidos.

Mais recentemente, alguns de nós procuraram soluções para conseguir “ler” ficheiros digitais através do leitor de cassetes que acompanhava os auto-rádios mais antigos. Era uma cassete com um cabo, lembram-se, que se ligava ao leitor MP3 ou telefone.

Com tanto saudosismo em torno do vinil, seria apenas lógico que a fúria chegasse à cassete, vulgo K7. A resposta vem da, pasme-se, Lituânia e é assinada pela BrainMonk, uma organização de arte audiovisual, cujos designers Andrius Žemaitis | Marius Paulikas devem ser fulanos para a minha idade.

voicebox.pt - elbow cassete player

Eis que os nossos amigos dizem na sua apresentação:

SIMPLICIDADE O Elbow retirou a maioria das partes mecânicas de um leitor de cassetes tradicional, resultando num design surpreendentemente limpo e cool.

USABILIDADE A interacção do usuário é facilitada e intuitiva graças ao braço bi-axial e roda de controle que permite mais controle de reprodução do que nunca.

ESTILO Além de oferecer uma estética limpa, o Elbow pode ser “clipado” a roupas e tecidos, transformando a tradicional K7 num acessório elegante.

Feito com amor, o ELBOW foi concebido com paixão ardente por amantes de fitas e cassetes!

Está na hora de ir buscar a pilha das K7s guardadas e a apanhar pó! Vamos redescobrir o que gostávamos e que tinha lugar num dos lados dos 30, 45, 60 ou 90 minutos.

Ah, infelizmente, é ainda um protótipo.

Elbow Cassette Player

Elbow is a new cassette player design concept, dedicated to restoring the glory of a cassette tape. Currently in prototype stage. If you wish to help it reach the lights of a store shelf, please visit and fill a market research study: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdcejo-WxLHVa6yZzD1j_VzJpu3Fhh9mz2DWfzGFVwWHNJOsw/viewform

Publicado por Elbow Cassette Player em Quinta-feira, 9 de Março de 2017

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana