1505-1

Este novo Wiko ufeel é muito bonito tanto visual como fisicamente. O destaque vai para os acabamentos em vidro 2,5D e um tal de arenito para a tampa traseira realmente muito original. De toque tipo camurça, calhou-me a versão cinza, masculina e elegante. Um aplauso para esta diferença real num mercado saturado por plásticos ou acabamento em vidro que não podem cair ao chão.

O grip é excelente, tanto pelo formato e dimensão, como pelas laterais em alumínio e através da tampa que garante muita pega e conforto de utilização. Pena é que, ao usar um acessório muito interessante como a capa activa (mais lá para baixo), se a tape por completo (como seria de prever), proibindo-nos o seu agradável toque. Há que ir usando o Ufeel com ou sem capa para manter a noção da diferença.

Como máquina, o novo Wiko é um média gama com duplo SIM e com características muito interessantes: processador Quad-Core MediaTek MTK6735 a 1.3 GHz 64 bits, 3GB de RAM, sistema operativo Android Marshmallow e conectividade 4G LTE. Com 16GB de armazenamento interno, é ainda possível adicionar 64GB mediante um cartão micro SD que oferece um total de 80GB de armazenamento.
Este Ufeel tem um ecrã HD de 5″ HD IPS com uma resolução de 1280×720 pixels e tecnologia CABC, que permite ajustar automaticamente a luz de fundo.

Todas estas características garantem um comportamento muito equilibrado e honesto, servindo muito bem as funções mais comuns do dia a dia, inclusive ver alguns vídeos ou TV em directo, opções cada vez mais em voga. A bateria com 2500 mAh é um ajudante precioso para todas estas funções e aguenta muito bem dia e meio de acção.

wikoUfeel_2

Toca e não foge

Outra das originalidades do Ufeel, e que irá ter sucesso, é a mais valia que a marca encontrou para reforçar a utilidade do sensor biométrico. Assim, para além do reconhecimento da impressão digital para ligar o terminal, o Wiko Ufeel convida ao registo de cinco impressões digitais para personalizar cinco atalhos para outras tantas acções. Confesso que me foi difícil memorizar a que cada acção pertencia aquela determinada impressão, mas sei que com a utilização, será fácil escolher o dedo certo para abrir os contactos preferidos, câmara, música, app, sei lá, cada um tem as suas preferências e modos de interacção com os equiamentos. E um smartphone é uma extensão do próprio corpo que ainda pode convidar alguém para poder utilizá-lo. Sim, é possível memorizar uma impressão da namorada, pai, mãe, irmão, noivo para total ou parcial acesso ao Wiko. Podemos tambémm para maior segurança, definir algumas das impressões para destrancar arquivos ou pastas. Num outro extremo, o sensor biométrico permite ainda dupla acção, por exemplo, memorizar um contacto e definir uma acção imediata como fazer uma chamada.

Tudo isto é, como se costuma dizer em inglês, um “nice touch”, Wiko.

Câmaras

A câmara principal SONY IMX 258 de 13MP, equipada com 5 lentes e um filtro óptico azul é outra das valências do smartphone, que traz também uma câmara frontal de 5MP com flash LED para tirar fotografias em ambientes com menos luminosidade.

Os modos Profissional, Panorama, HDR, Night, Sport e DualView são ajudas rápidas e que conseguem os resultados esperados. Interessante o facto de um smartphone deste segmento apresentar-se com HDR e filtro azul.

Wiko_UFEEL_folio-window_grey_front

Capa

Um apontamento especial para a capa Wiboard cuja janela interactiva permite a rápida visualização do que se passa com o terminal e, por toque directo, dá para atender chamadas, ouvir música e aceder às notificações sem ser necessário abrir a capa do smartphone. Podemos escolher quatro opções de menus rápidos, todos muito informativos e úteis para não se perder tempo nas funções mais básicas e diárias.

Wiko

Toque de Midas

Concluindo, o Wiko Ufeel tem um design muito atraente e três originalidades que são essenciais para se destacar num mercado cheio de terminais idênticos. O preço pedido é mais que justo para um Android moderno com um feel distinto devido à tampa traseira. Será que não se gasta com o tempo? Só ele o dirá. Mas para evitar essa possibilidade, basta usar a capa activa que tão boa conta dá de si. A memorização das cinco dedadas é um grande chamariz, mas a acção múltipla requer alguma prática. Bom terminal, Wiko!
PVP: 199€

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

VOICEBOX é um Blogue de João Gata

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana