Kaspersky

Um estudo realizado pela Kaspersky Lab revelou que as pessoas ainda são descuidadas e partilham informações pessoais na web. Segundo as conclusões do estudo, 28% dos inquiridos partilham dados confidenciais involuntariamente, enquanto 16% divulgam os seus segredos voluntariamente – mesmo que essas informações lhes possam custar um relacionamento ou um emprego.

Na pesquisa, realizada em colaboração com a B2B International, foram entrevistadas mais de 12 mil pessoas em todo o mundo e os resultados mostram que muitos arriscam partilhar dados pessoais no perigoso ambiente virtual.

A partilha inclui fotos de si mesmos (45%), contactos (42%), fotos de outras pessoas (32%), dados pessoais sigilosos (30%) e informações empresariais (20%). Além disso, e o mais importante: uma em cada seis pessoas já partilhou segredos íntimos (16%), 9% divulgaram informações privadas de outra pessoa e 8% partilharam dados financeiros confidenciais.

Isso ocorre apesar de metade dos inquiridos se preocupar muito com o impacto negativo da divulgação dessas informações, tanto em termos financeiros como emocionais: um terço das pessoas afirmou temer possíveis danos nas suas relações pessoais, assim como envergonhar ou ofender alguém pelas divulgações, e 15% têm medo de prejudicar a sua carreira por conta disso.

Em muitos casos, essa preocupação é justificada, já que 28% admitiram ter partilhado dados confidenciais sem querer e 10% passaram por algum sofrimento em consequência desse acto. Dos que foram prejudicados, as consequências incluem a perda de amigos (20%), o bullying (17%), prejuízos financeiros (15%), o fim de um relacionamento (13%) e a sua demissão no trabalho (13%).

No entanto, 13% das pessoas ainda não tomam qualquer tipo de precaução para manter as suas actividades online e informações seguras. Apenas quatro em cada dez entrevistados mantêm as interacções com familiares e amigos separadas de outras actividades – como as profissionais. E menos de metade (39%) verificam todas suas mensagens e posts antes de publicá-los.

O estudo também mostrou que as bebidas alcoólicas e o estado emocional interferem nas decisões de partilhar algo online. Um quarto dos entrevistados tenta evitar o envio ou partilha de informações depois de ingerir álcool, enquanto 29%, movidos pela culpa e vergonha, optam pela medida ineficiente de apagar apressadamente o seu histórico online depois de partilhar algo indevidamente.

Para saber o seu grau de ciber-inteligência pode visitar:

https://blog.kaspersky.com/cyber-savvy-quiz/

Mais conselhos sobre o comportamento online seguro em:

https://blog.kaspersky.com/tag/cybersavvy

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

VOICEBOX é um Blogue de João Gata

Siga o VoiceBox

BREVES

Netflix estreia Safe
Netflix estreia Safe

A Netflix anunciou que a sua próxima série original de drama Safe, protagonizada por Michael C. Hall, estará mundialmente disponível na plataforma a partir de 10 de maio.

Trailer em versão original disponível aqui

Piaggio Medley Special Edition 125 ABS
Piaggio Medley Special Edition 125 ABS

Piaggio Medley Special Edition 125 ABS

Esta edição especial destaca a combinação certa entre tecnologia de ponta, segurança e funcionalidade. Elegante e exclusiva nas suas linhas sóbrias e depuradas, a Medley Special Edition 125 ABS é ainda uma scooter ecológica graças ao seu sistema de alimentação – tem motor de injeção eletrónica 125 Piaggio i-get refrigerado a líquido, EURO 4. Perfeita em todos os sentidos, para os amantes do requinte.

Vídeo da semana