A caixa era grande e pesada e lá de dentro surgiu um imenso microondas pesado e realmente grande, tanto que foi preciso mudar a bancada da cozinha para que ele tivesse espaço suficiente. Falo, como leram no título, de um electrodoméstico que à primeira vista parece um microondas (que é), à segunda um forno (que é) e à terceira essa coisa a que chamam de Inverter inteligente.

Ao abrir a porta deparei-me com um conjunto de acessórios que viria a utilizar ao longo dos dias. O prato de vidro, a base, um prato anti-aderente e uma tampa de plástico com abertura para deixar escapar o vapor quando cozemos legumes ou outros alimentos através deste método.LG NeoChef Smart InverterComo já perceberam, este LG de 32 litros de capacidade é um faz tudo com Grill, muito potente e que precisa de ser acompanhado por um manual de instruções como deve ser. Logo ao início conheci alguma dificuldade até para acertar o relógio e comecei a ficar nervoso quando folheei as páginas de instruções. Mas, vá lá, descobri uma secção de receitas com todos os passos necessários para vários pratos. Um deles, bacalhau assado com batatas a murro. Olhei para o frigorífico, tinha bacalhau! Era com ele que iria estrear o NeoChef Smart Inverter! Ora bem, peso, tempo, potência, Enter! E a máquina começou a fazer o jantar.

Talvez por ter sido forreta no azeite, o dito acabou por desaparecer e até queimar um niquinho e por isso o bacalhau ficou um tanto ou quanto seco, mas nada que um banho do bendito sumo de azeitona não resolvesse. O que me encantou foi perceber que o peixe estava assado por igual, com uma capa estaladiça como até gosto e lascas que se soltavam facilmente. Já com as batatas, enchi o vasilhame com mais azeite e a coisa acabou por correr bem.

No dia seguinte optei por cozer legumes ao vapor e o resultado foi rápido e prático. Confesso que tenho uma daquelas máquinas por andares que são específicas para esta operação, mas arrumar e desarrumar a dita dá imenso trabalho, para além da lavagem. Com o LG apenas tive de colocar os legumes cortados e lavados no recipiente para o efeito e carregar nos botões. Contudo, aconteceu um drama numa das experiências e devo ter-me enganado ao escolher o tempo ou a potência. O resultado foi catastrófico pois a tampa de plástico que protegia a saída de vapor… derreteu. Opá, fiquei altamente envergonhado. Mas pronto, deu para perceber que, mesmo assim, o LG não se queixou, não libertou qualquer tipo de fumo e a própria tampa não queimou nada em redor. Só mesmo as pontas dos bróculos onde, enfim, “aterrou”… não é bizarro?

Ainda fiz umas batatas fritas só para experimentar o recipiente anti-aderente. O resultado visual foi supimpa, com todas douradinhas e bem bonitas, mas faltava ali aquele crispy que faz com que gostemos tanto de fritos. Fez-me lembrar o resultado daquelas fritadeiras que cozinham apenas com uma colher de chá de óleo.

A tecnologia Smart Inverter descongela os ingredientes mais rapidamente e de forma mais uniforme, podemos espreitar e ver melhor o que está a acontecer devido à iluminação interior por LED, uma passagem com um pano húmido garante a limpeza quase total devido ao tratamento anti-bacteriano no seu interior, e as tecnologias foram pensadas para melhorar a nossa saúde, com os modos ‘Assar Saudável’ ou o ‘Fritar Saudável’ .

LG NeoChef Smart Inverter

Foi pena terem-me vindo levantar este matulão tão depressa, logo na altura em que lhe estava mais dedicado. Este LG NeoChef Smart Inverter precisa de alguma aprendizagem pois é bem mais que um microondas: com ele grelhamos, assamos, cozemos e derretemos (manteiga, claro está). Mas poupamos tempo e louça suja e pode realmente vir a ser o centro operacional da bancada.

Mas atenção ao espaço na cozinha!

PVP: 299€

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

VOICEBOX é um Blogue de João Gata

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana