Linhas fluidas, bem equipado, excelentes câmaras e uma linha que vai agradar a gregos e a romanos (!). Será desta que a Asus consegue um sucesso global?


Fui descobrir a nova gama Zenfone4 a convite da Asus que preparou uma enorme festa visual e sonora para cerca de 1000 convidados de dezenas de países. É notória a aposta da marca nesta nova gama Zenfone e o caso não é para menos: são três modelos distintos a que podemos somar mais um. Já explico.

Foi-me entregue um Zenfone4 poucos dias antes da partida para Roma, situação bastante incomum em Portugal e que demonstrou uma diferente forma de estar da Asus no nosso cada vez mais menosprezado mercado. Realidade demonstrada pela enorme comitiva, dividida por elementos da marca, as grandes lojas, jornalistas e bloggers que versam sobre estas coisas da tecnologia e uma secção de profissionais dedicados à imagem pessoal, ou seja, os muito em voga instagramers que também habitam com sucesso o mundo Youtube.

Asus Zenfone4

Como a marca demonstrou na escolha dos equipamentos para cada grupo de convivas, sabe muito bem o que tem na mão e o alcance que pretende: quem percebe de técnica correu a capital italiana de Zenfone4 na mão. E quem percebe de auto-imagem, passeou o muito bonito Zenfone4 Selfie. Para mais tarde fica marcada a experiência com o todo poderoso Zenfone4 Pro que tem características muito apelativas. O Max pouco foi debatido… nem mesmo a espectacular bateria faz dele um rival para o trio-maravilha.

Asus Zenfone4Vou falar do Zenfone4 que pode ser adquirido em Midnight Black ou Moonlight White (deixo o Selfie, por enquanto, para os espaços opinativos das colegas de viagem), equipamento cedido para utilização própria e diária e posso, desde já, dizer que estou muito bem impressionado. Tem um ecrã Super IPS+ de 5,5″, bateria de 3300mAh com carregamento Asus Boostmaster (50% em meia hora, mas cuidado com outros carregadores de alta velocidade, pois notei algumas incompatibilidades), protecção Corning Gorilla Glass com curvatura 2.5D tanto à frente como atrás, mas esperava algo mais potente que o processador Snapdragon 630. Pelo menos é reforçado com até 4GB de RAM.

Este Zenfone4 foi pensado para quem gosta de fotografar e filmar e colorir e brincar e jogar… excedi-me, sim. É que as duas câmaras traseiras quanto a frontal são excelentes propostas e podem fazer de nós algo mais que um simples amador. Podemos passar a ser amadores com alguma mestria técnica, tanto em termos qualitativos como na edição das próprias imagens com os vários filtros e embelezadores disponíveis.

Simplificando, pois a análise completa fica para mais tarde, a câmara principal está equipada com o sensor de imagem Sony IMX362 com 1/2.55 polegadas, 1.4µm píxeis e uma lente de maior abertura (f/1.8), para capturar fotos cinco vezes mais brilhantes em ambientes com pouca luz. E trabalha em conjunto com o sistema de estabilização óptica de imagem que permite exposições de até 1/4 segundos, sem distorção.

O sistema de duas câmaras deste smartphone tem ainda uma câmara de 120° com um campo de visão 200% mais alargado, comparativamente às habituais câmaras de smartphones, que permite incluir mais ambiente e mais pessoas numa foto, de forma a capturar a verdadeira essência do local.

O ZenFone 4 permite a gravação de vídeos numa resolução até 4K UHD (3840 x 2160) com tecnologia de estabilização electrónica de imagem e os seus algoritmos.

Asus Zenfone4

Mas há outro campo que me impressionou positivamente: o tratamento áudio! Em reprodução, e tal como os Huawei topo de gama, a Asus faz com que o auscultador seja também uma coluna o que permite alguma imagem estereofónica. Kudos! Tem dois microfones com cancelamento de ruído que removem o som ambiente indesejado para assegurar a melhor qualidade de som durante uma chamada e um som claro na gravação de vídeos ou nos streamings em direto. A certificação Hi-Res Audio permite uma reprodução de áudio de 24 bits/192kHz – quatro vezes a qualidade de CD. A nova app AudioWizard permite ajustar o áudio dos auscultadores às suas preferências, e o DTS Headphone: X garante uma qualidade de som surround com 7.1 canais virtuais.

O único senão é o preço. ASUS ZenFone4 já está disponível em Portugal com um PVP recomendado de 499,99 euros.

O Voicebox viajou a convite da marca.

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata