Ainda hoje vi uns 30 condutores que conduziam agarrados aos telemóveis, e um deles bem na minha frente, parecia que estava um bocadinho alterado, tal era o ziguezague.

A moda de usar o “zingarelho” bluetooth no ouvido, tão em voga há 10 anos, caiu em total desuso e muito por causa dos utilizadores que nunca os tiram durante todo o dia, como se fosse algo fabuloso e pouco acessível à maioria dos cidadãos, o que nunca foi verdade e torna a coisa um bocadinho ridícula. E depois há os truques do costume, como falar para o micro do telemóvel que se coloca em alta voz, pensando ser uma solução menos perigosa e mais facilmente ignorada pela polícia, ou o tradicional auricular pendente com um longo fio e micro a meio que anda para lá e para cá tornando impossível qualquer conversa…

Enfim, na verdade, e agora que os smartphones começam a ter dimensões um pouco grandes demais, existe mais que uma necessidade para se utilizar um auricular bluetooth.

Tudo isto para apresentar uma notícia da Garmin que é bem interessante: ao integrar tecnologia bluetooth nos equipamentos e dspositivos GPS, sobejamente conhecidos e que fazem dela marca líder no segmento, permite aos condutores fazerem e receberem chamadas em modo mãos-livres cumprindo as regras básicas da segurança rodoviária.

Garmin

Segue-se o comunicado de imprensa>

Recorrendo a esta bem-sucedida tecnologia de rede sem fios, os condutores podem emparelhar os telemóveis compatíveis com os GPS da Garmin para efetuarem e receberem chamadas telefónicas sem terem de utilizar o terminal móvel. Para tal, têm ao dispor o microfone e a coluna embutidos no equipamento GPS, que permitem liberdade de movimentos, um total conforto na utilização e, mais importante que tudo, asseguram que o condutor se mantém focado na estrada e na condução. O telemóvel pode ficar simplesmente guardado na carteira ou no porta-luvas, desde que tenha o Bluetooth ligado e desde que esteja emparelhado com o GPS.

Além disso, o utilizador pode usar a interface do GPS para efetuar chamadas telefónicas para centenas de diferentes Pontos de Interesse (POI) facultados pela Garmin. Desta forma, é possível fazer uma reserva rápida por telefone num hotel enquanto ainda está em viagem, ou marcar uma mesa naquele restaurante especial – e sempre sem pegar no telemóvel.

A Garmin é conhecida pela mensagem de condução consciente que passa com cada novo produto que lança”, sublinha Mariana Dias, Marcoms Manager da Garmin Portugal. “A inclusão de tecnologia Bluetooth e a consequente aptidão para utilização do telemóvel em modo mãos-livres, testemunha a nossa dedicação às regras de segurança rodoviária e à segurança dos condutores. Consideramos que ninguém tem de perder uma chamada telefónica por estar a conduzir, pelo que enriquecemos os nossos GPS com as ferramentas necessárias para que todos possam efetuar e receber chamadas sem colocar em causa a sua segurança e a dos outros“, explica a responsável da marca.

As chamadas em modo mãos-livres da Garmin funcionam com todos os equipamentos da marca que incluam a tecnologia Bluetooth. Para efetuar o emparelhamento com o telemóvel compatível, o utilizador deve aceder ao menu Definições, dentro de Ferramentas.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

VOICEBOX é um Blogue de João Gata

Siga o VoiceBox

BREVES

Netflix estreia Safe
Netflix estreia Safe

A Netflix anunciou que a sua próxima série original de drama Safe, protagonizada por Michael C. Hall, estará mundialmente disponível na plataforma a partir de 10 de maio.

Trailer em versão original disponível aqui

Piaggio Medley Special Edition 125 ABS
Piaggio Medley Special Edition 125 ABS

Piaggio Medley Special Edition 125 ABS

Esta edição especial destaca a combinação certa entre tecnologia de ponta, segurança e funcionalidade. Elegante e exclusiva nas suas linhas sóbrias e depuradas, a Medley Special Edition 125 ABS é ainda uma scooter ecológica graças ao seu sistema de alimentação – tem motor de injeção eletrónica 125 Piaggio i-get refrigerado a líquido, EURO 4. Perfeita em todos os sentidos, para os amantes do requinte.

Vídeo da semana