Ainda hoje vi uns 30 condutores que conduziam agarrados aos telemóveis, e um deles bem na minha frente, parecia que estava um bocadinho alterado, tal era o ziguezague.

A moda de usar o “zingarelho” bluetooth no ouvido, tão em voga há 10 anos, caiu em total desuso e muito por causa dos utilizadores que nunca os tiram durante todo o dia, como se fosse algo fabuloso e pouco acessível à maioria dos cidadãos, o que nunca foi verdade e torna a coisa um bocadinho ridícula. E depois há os truques do costume, como falar para o micro do telemóvel que se coloca em alta voz, pensando ser uma solução menos perigosa e mais facilmente ignorada pela polícia, ou o tradicional auricular pendente com um longo fio e micro a meio que anda para lá e para cá tornando impossível qualquer conversa…

Enfim, na verdade, e agora que os smartphones começam a ter dimensões um pouco grandes demais, existe mais que uma necessidade para se utilizar um auricular bluetooth.

Tudo isto para apresentar uma notícia da Garmin que é bem interessante: ao integrar tecnologia bluetooth nos equipamentos e dspositivos GPS, sobejamente conhecidos e que fazem dela marca líder no segmento, permite aos condutores fazerem e receberem chamadas em modo mãos-livres cumprindo as regras básicas da segurança rodoviária.

Garmin

Segue-se o comunicado de imprensa>

Recorrendo a esta bem-sucedida tecnologia de rede sem fios, os condutores podem emparelhar os telemóveis compatíveis com os GPS da Garmin para efetuarem e receberem chamadas telefónicas sem terem de utilizar o terminal móvel. Para tal, têm ao dispor o microfone e a coluna embutidos no equipamento GPS, que permitem liberdade de movimentos, um total conforto na utilização e, mais importante que tudo, asseguram que o condutor se mantém focado na estrada e na condução. O telemóvel pode ficar simplesmente guardado na carteira ou no porta-luvas, desde que tenha o Bluetooth ligado e desde que esteja emparelhado com o GPS.

Além disso, o utilizador pode usar a interface do GPS para efetuar chamadas telefónicas para centenas de diferentes Pontos de Interesse (POI) facultados pela Garmin. Desta forma, é possível fazer uma reserva rápida por telefone num hotel enquanto ainda está em viagem, ou marcar uma mesa naquele restaurante especial – e sempre sem pegar no telemóvel.

A Garmin é conhecida pela mensagem de condução consciente que passa com cada novo produto que lança”, sublinha Mariana Dias, Marcoms Manager da Garmin Portugal. “A inclusão de tecnologia Bluetooth e a consequente aptidão para utilização do telemóvel em modo mãos-livres, testemunha a nossa dedicação às regras de segurança rodoviária e à segurança dos condutores. Consideramos que ninguém tem de perder uma chamada telefónica por estar a conduzir, pelo que enriquecemos os nossos GPS com as ferramentas necessárias para que todos possam efetuar e receber chamadas sem colocar em causa a sua segurança e a dos outros“, explica a responsável da marca.

As chamadas em modo mãos-livres da Garmin funcionam com todos os equipamentos da marca que incluam a tecnologia Bluetooth. Para efetuar o emparelhamento com o telemóvel compatível, o utilizador deve aceder ao menu Definições, dentro de Ferramentas.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana