A nova Google Photos Experience mostrou no Zoo lisboeta algumas das novas ferramentas de armazenamento e edição de toda uma suíte que está cada vez mais profissional


A Google Photos Experience ocorreu hoje em Lisboa numa aventura que levou os jornalistas e bloggers presentes a percorrer alguns corredores do Jardim Zoológico de Lisboa, após uma breve explicação sobre os tecnicismos da fotografia (de modo geral e em particular para smartphones) e outra sobre o que evitar quando se filma com estes equipamentos.

As lições de Miguel Claroastrofotografo (estupenda lição) e Paulo Alves – director geral da PAHD, foram bastante úteis para depois fotografar e filmar a bicharada com acompanhamento e explicação de um técnico especializado para cada grupo de convidados

Toda esta experiência serviu depois para usarmos as novas ferramentas com que a Google equipou o seu serviço Photo (ou Foto em português) e para entendermos as mecânicas de toda uma suíte que, para muitos aspectos e necessidades, já podemos considerar como semi-profissional.

O Google Fotos é, resumidamente, uma espécie de disco rígido onde podemos guardar todas as fotografias e vídeos que vamos realizando com o nosso smartphone (e outros equipamentos).

Como é um serviço Cloud, esses conteúdos estão sempre disponíveis para lhes podermos aceder em qualquer parte do mundo e através de qualquer outro equipamento disponível.

Para alem de organizar os milhares de ficheiros que vamos acumulando muitas vezes sem nos apercebermos do seu real número, o Google Fotos também organiza as nossas colecções de acordo com as nossas preferências, seja por nome, data ou lugares, por exemplo.

De salientar que este serviço Cloud é ilimitado (pelo menos por enquanto) e guarda os nossos ficheiros com alta qualidade o que nos permite “esvaziar” o próprio smartphone, situação importante quando se fala de um iPhone, por exemplo.

A nova Google Photos Experience mostrou no Zoo lisboeta algumas das novas ferramentas de armazenamento e edição de toda uma suíte que está cada vez mais profissional

Apontar, Acção, editar, conclusão

A verdade é que os novos serviços Google Foto são mesmo extraordinários, quer pela facilidade de aprendizagem quer pelo resultado que nos garante fazer um brilharete.

E, atenção, digo isto quando estou longe de ser adepto e assinante de serviços Cloud, pois a minha geração ainda está muito “ligada à terra”.

Esta acção lisboeta trouxe até nós Virgínia Wassmann – responsável de comunicação da Google Portugal para nos explicar as vantagens e as novas directrizes criativas do conjunto de novidades.

A nova Google Photos Experience mostrou no Zoo lisboeta algumas das novas ferramentas de armazenamento e edição de toda uma suíte que está cada vez mais profissional
Virgínia Wassmann – responsável de comunicação da Google Portugal

As Vantagens do novo serviço Google Photos

Backup Automático

● Encontre as suas fotos rapidamente
● Ferramentas de edição
● Histórias, um álbum de recortes virtual!
● Todas as fotografias finalmente juntas

Novas funcionalidades já disponíveis e prestes a chegar

● Acções sugeridas
● Favoritos e Gostos

A nova Google Photos Experience mostrou no Zoo lisboeta algumas das novas ferramentas de armazenamento e edição de toda uma suíte que está cada vez mais profissional

Por último, uma informação: o Voicebox venceu um prémio devido ao considerado melhor vídeo da acção.

Ora para além dos urros de alegria, convém explicar como se conseguiu heróico resultado.

Confesso que nunca tinha utilizado as ferramentas de edição do serviço Google Photos.

E nada melhor que toda esta acção para tentar perceber até que ponto é que são realmente utilizáveis na prática.

Após filmar uns quantos animais, de forma mais ou menos estável, com bons enquadramentos, com movimentos de acção que seguiram parte da própria vivência natural que me foi dada, atirei-me de cabeça para a edição de um vídeo curto que demonstrasse todo este resumo.

Se a música, uma trilha sonora, é adicionada automaticamente ao projecto (vamos chamar-lhe assim), é bom sabermos que a podemos alterar.

Contudo, já não nos é permitido baixar ou cortar o som original dos planos ou sequências que filmámos.

Mas, por outro lado, podemos alterar manualmente o ponto de entrada / saída e duração de cada sequência o que nos garante uma grande liberdade criativa, pois a edição, como se sabe, é meio caminho para o sucesso.

Aprendi em minutos como fazê-lo, pois a suíte está muito prática, e, pelos vistos, o resultado foi apreciado e condecorado pelo júri presente.

O primeiro lugar foi conseguido por uma fotografia da amiga e companheira de lides Mariza Figueiredo, a grande “HitechGirl” cujo blogue podem seguir depois de clicar no link.

Desta vez foram os seniores que venceram!!!

SEMPER FI!

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata