Já pensou ter uma sala de cinema em casa? Eis a Hisense Laser TV com tela de 100″


A Hisense é um gigante adormecido que se afirma como “a maior das marcas desconhecidas”. Empresa chinesa, tem vindo paulatinamente a mostrar as suas aptidões com grandes stands nas feiras tecnológicas mais importantes do mundo, onde exibe, orgulhosamente, os vários segmentos tecnológicos em que se começa a destacar como a Laser Tv.

Se durante a IFA 2017 estive à conversa com os responsáveis máximos mais de uma hora, esse tempo deu para entender várias coisas e uma delas é que o mercado vai ter de abrir espaço para esta marca que não esconde o esforço que está a fazer para conquistar o seu lugar ao sol. E esse stand na IFA deu para perceber três realidades: televisores para todos os gostos e bolsas, com designs muito apelativos e apostas em algumas tecnologias próprias, a noção que a importância que o lar conectado vai ter nas nossas vidas e, talvez menos visível mas muito importante, o impacto que a tecnologia está a ter a indústria do hardware e software médico.

Voicebox - Hisense Smart Tv 100"

Curiosamente, os smartphones são, talvez, o segmento que ainda não lhes ocupa o máximo da atenção, talvez porque ali ao lado, a congénere Huawei (fora todas as demais) têm um grande quinhão global. Mas, com tudo isso, a Hisense faz um brilharete com o smartphone de ecrã duplo que muito me atrai por motivos óbvios.

Na quinta-feira passada o Voicebox foi a Madrid a convite da marca para a apresentação da nova linha de televisores com um especialíssimo destaque para a Laser Tv com projecção em tela de, atenção, 100 polegadas. Leram bem, cem! Já lá vamos.

A Hisense é a patrocinadora oficial do Mundial de Futebol FIFA 2018 a acontecer na Rússia e pensou bastante no melhor embaixador ibérico para agradar a gregos e troianos, ou seja, espanhóis e portugueses. Esse embaixador surgiu vestido de astronauta e chama-se Luís Figo, rapaz que todos bem conhecemos. E nuestros hermanos também a ter em conta os pedidos de selfies com o antigo astro do futebol e agora um dos principais actores nos meandros da FIFA.

Voicebox - Hisense Smart Tv 100"
Michael Luo, GM da Hisense

Deu tempo para reencontrar alguns colegas de ofício espanhóis, estar à conversa com Michael Luo, GM Hisense Iberia, e ser relembrado por José Ramón Barrachina, Director Comercial, que se lembrava das minhas questões colocadas durante a IFA.

Voicebox - Hisense Smart Tv 100"
José Ramón Barrachina, BG Comercial Director da Hisense

Mas então o que é esta Laser TV e porque lhe estão a dar tanto destaque? Bom, simplificadamente, é um projector de imagem DLP de última geração e de curto alcance (fica próximo da parede onde se coloca a tela) com uma resolução equivalente a 4K utilizando apenas um chip para garantir uma maior definição mesmo em ambientes iluminados.

O sistema de iluminação através de feixes de luz laser é radicalmente diferente do mais tradicional sistema de projecção por lâmpada de halogéneo ou mesmo pelos mais recentes LED. A tecnologia gera um brilho superior a 3000 lumens que ultrapassa um dos problemas que o sistema de projecção sempre conheceu: a obrigação de apagar as luzes e fechar as cortinas para que o espaço ficasse o mais escuro possível para se conseguir ter a melhor qualidade de imagem.

O que é certo, e que foi experienciado pelos presentes, é que a sala estava francamente iluminada, até demais para um evento deste tipo, o que foi perfeito para perceber que a qualidade de imagem é uma realidade mesmo sob estas condições.

Esta imagem é-nos facultada através de uma tela que está pensada para evitar os reflexos de imagem e que é instalada por profissionais de modo a garantir a perfeita localização e simetria com o projector. Decerto que essa operação está incluída no preço final do modelo que conta com tecnologia HDR, Smooth Motion, Pre Color, e X-Fusion.

A Hisense está tão satisfeita com este processo que tem planos para lançar comercialmente no mercado modelos com 150 e até, pasme-se, umas inacreditáveis 300 polegadas de ecrã. Logicamente que o tamanho do projector terá de se adaptar às novas medidas assim como toda a estrutura que também engloba as colunas de som.

Voicebox - Hisense Smart Tv 100"
Michael Luo e Luis Figo

É bem verdade, a Hisense preferiu juntar o útil ao agradável ou, noutras palavras, fazer um dois em um: o projector tem incorporado uma barra de som com dois tweeters e dois altifalantes para os médios. O conjunto, com tecnologia DBX-TV, garante uma potência de 15 Watts por canal enquanto os graves ficam a cargo de um Sub-Woofer externo com 60 Watts de potência. A assinatura é sinónimo de excelência ou não fosse a JBL um dos grandes nomes do mundo áudio.

Voicebox - Hisense Smart Tv 100"
Luis Figo e Jia Wei

No local, a experiência foi muito sólida e o som preencheu a sala cheia de jornalistas, ultrapassando imaculadamente uma das dúvidas que se apontava à solução, a possibilidade da vibração poder afectar a qualidade de imagem e/ou desregular o imprescindível sincronismo entre o projector e a tela. Mas não, foram algumas horas de anúncio televisivo do Luís Figo em loop com o som a bombar bem alto e, verdade seja dita, não percebi nenhuma alteração.

Voicebox - Hisense Smart Tv 100"

O User interface é muito dinâmico e fácil de perceber, garantindo uma navegação rápida pelos menus e tem já várias aplicações pré-instaladas como os indispensáveis Netflix e Youtube, para além do Amazon Video, TikiLive e um meu “old time favorite” mas infelizmente bloqueado para a Europa, o espectacular Pandora.

Dados importantes para quem tem uma imensa parede vazia para colocar a tela de 100”: a Hisense garante 20 mil horas (modo normal) ou 25 mil horas (modo eco) de funcionamento do sistema (o que dá para ver três filmes por dia durante duas décadas, por exemplo). E a segurança foi tida em grande consideração com a inclusão de sensores de proximidade que desligam automaticamente o feixe de luz quando algo ou alguém se coloca entre o projector e a tela. Por exemplo, uma criança, um animal ou mesmo uma mão. Coloquei a minha e funcionou, ainda a tenho inteira.

Voicebox - Hisense Smart Tv 100"
Michael Luo, Luis Figo e JiaWei

Deixei para último um pequeno detalhe: a Laser TV de 100” custa 14.999€. Eu sei que vocês acham muito mas pensem assim: quem tem uma sala para albergar este “monstro” terá no banco a possibilidade para poder ter um Home Cinema instalado, não?

Para quem não conseguir crédito bancário para a casa e para o sistema, poderá sempre escolher uma das novas ULED que vão do muito ao menos dispendioso: destaque natural para a U9A Quantum Dot de 75” (4999€) ou para a sofisticada ULED U7A que é mais democrática e tem tamanhos mais “realistas”, ou seja, 65, 55 e 50 polegadas.

Como disse no início, abram alas para este novo logotipo pois há razões para isso!

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *