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comunicado de imprensa:

Pelo terceiro ano consecutivo, a Honda repete a sua classificação no troféu Best Global Green Brands, um ranking que avalia o comportamento e a percepção das empresas em relação ao meio ambiente.

A Honda, pelo terceiro ano consecutivo, voltou a conquistar o 3o lugar no ranking Best Global Green Brands de 2014, segundo um relatório elaborado para a Deloitte pela consultora Interbrand. Este relatório identifica as 50 marcas mundiais mais sustentáveis, segundo as suas actividades e iniciativas responsáveis para com o meio ambiente, assim como a percepção que os consumidores têm dessas empresas. Este ranking junta as 50 empresas com melhor pontuação nestes dois indicadores; dessas 50 empresas, dez pertencem ao sector automóvel e três delas ocupam os lugares do pódio.

No caso da Honda, o relatório Best Global Green Brands destaca o trabalho da empresa na redução das emissões de CO2. A inovadora fábrica de produção de Yorii, um modelo que a Honda planeia instaurar em 27 países, conseguiu reduzir as emissões em cerca de 40% e diminuir o consumo energético em aproximadamente 30% por cada unidade produzida. Outra das linhas de actuação altamente valorizada tem sido a redução prática dos resíduos de produção nas instalações da empresa na América do Norte.

Para a atribuição desta classificação, a consultora também considerou as alianças industriais, governamentais e de investigação estabelecidas pela Honda para avançar no desenvolvimento de projectos e tecnologias ambientais e de mobilidade sustentável. São disso exemplo o projecto que decorre na cidade de Saitama (Japão) ou o recente acordo firmado entre a Sekisui House e a Toshiba Corporation para avançar com os testes da Real-World Smart House, um projecto de casa ecológica actualmente em curso no Japão. O ranking também destaca a comercialização no Japão do veículo eléctrico Fit EV e o lançamento, nos Estados Unidos, do Accord Plug-in (um Accord híbrido cujas baterias podem ser carregadas mediante ligação à rede eléctrica).

A classificação obtida pela Honda no ranking Best Global Green Brands reflecte a percepção positiva entre os consumidores do compromisso assumido pela empresa para com o nosso meio ambiente, a sua aposta na implementação de práticas empresariais cada vez mais responsáveis e o desenvolvimento de produtos que reforçam a sua visão de uma mobilidade mais eficiente e sustentável, rumo a um futuro com emissões zero.

Este relatório analisa produtos e serviços oferecidos pelas marcas, bem como indicadores distintos em relação às suas actividades empresariais e respectivo impacto no meio ambiente, entre outros, que operações realizaram as empresas, as suas cadeias de abastecimento, de transporte e de logística.

Em simultâneo, foram realizados inquéritos aos consumidores das 10 maiores economias do mundo para detectar qual a valorização e percepção que os consumidores têm relativamente ao comportamento das empresas. A diferença entre estes indicadores, actuação e percepção, origina o resultado final da pontuação obtida por cada empresa.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

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