Civic type R 1

A Honda irá apresentar o aguardado Civic Type-R Concept no Salão Automóvel de Genebra de 2014 já com estreia marcada para 2015. O estilo mantem-se agressivo e arrojado, tal como os antecessores da linha Type R. Esta designação “representa o espírito de competição da Honda. Este automóvel está imbuído da paixão da marca pelo desporto motorizado.” afirma Masaru Hasegawa – Designer-Chefe do modelo.

Este será o Civic Type R mais extremo de sempre. O seu perfil aerodinâmico e esguio reflecte um automóvel concebido para função e performance, embora mantendo o aspecto de um automóvel de estrada e o carácter distinto de um Type R.

Muitos dos aspectos de estilo são realmente funcionais, em vez de serem meros adereços estéticos, tal como ficou demonstrado pelo feedback recebido dos testes de pista realizados em Nurgburgring. A necessidade de reduzir o arrastamento, acrescentar pressão aerodinâmica sobre o veículo para o fazer “agarrar” à estrada, conseguir arrefecimento e optimizar o fluxo do ar, foram pontos chaves para a equipa de design. Esta dinâmica observa-se nos numerosos apêndices, como o spoiler dianteiro que foi concebido para acrescentar a tal pressão aerodinâmica, enquanto os spoilers verticais nas laterais e o formato cortado do pára-choques dianteiro ajuda a reduzir o arrastamento e a controlar o fluxo do ar na zona circundante aos pneus dianteiros.

Civic type R 2

Além disso, o novo design dos faróis, com luzes diurnas de presença de LEDs e os farolins de nevoeiro horizontais de formato afilado, conferem um toque de carácter forte à frente do Type R Concept. A grelha dianteira, dividida em duas metades, uma superior e a outra inferior, foi alargada e as saídas de ar do capot ajudam a arrefecer melhor o motor de elevada potência. Os guarda-lamas dianteiros e traseiros foram alargados para acomodarem os pneus largos e possuem saídas integradas de ar para optimizar o fluxo do ar.

Civic type R 3

Um dos aspectos de maior destaque deste protótipo é o seu novo spoiler traseiro, com luzes traseiras de LEDs integradas, enquanto o formato e ângulo dos guarda-lamas traseiros foram pensados para proporcionar pressão aerodinâmica adicional sobre o Type R, como resultado directo do feedback obtido dos testes em pista.

As jantes de 20 polegadas com bordos a vermelho e pinças de travão visíveis também acabadas a vermelho e uma faixa vermelha que percorre a parte inferior do spoiler dianteiro, dão o toque final a este ar racing e robusto.

A Honda já confirmou que o próximo Type R será o primeiro modelo na Europa a estar equipado com os novos motores VTEC TURBO da série de tecnologia Earth Dreams. Espera-se que este tetracilíndrico de dois litros, injecção directa e turbo-compressor possa oferecer uma potência topo de classe de, pelo menos, 280 CV e isso cumprindo as normas EURO 6 anti-poluição.

A apresentação do novo Type R Concept vem no seguimento do anúncio da Honda no Salão Automóvel de Paris de 2012, onde foi confirmado o regresso do Civic Type R, com a promessa de definir novos recordes de performance e maneabilidade, com a aplicação de tecnologias desenvolvidas na participação das provas de WTCC. Nessa altura também foi anunciado pela Honda o objectivo para o novo Civic Type R: tornar-se o veículo de tracção dianteira a fazer a volta mais rápida em Nurburgring.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata