A IFA é uma feira imensa, com muitos espaços, onde se caminha muitos kms por dia em busca das novidades. Este é o segundo de três vídeos da edição 2017.


A nossa casa vai mudar. Será conectada, digitalizada, tocável, pressionada por polegares que vão desenhar uma impressão digital ou um código alfa numérico, isto porque as pessoas ainda têm dúvidas em relação à identificação por face ou íris.

A verdadeira casa digital chegou finalmente este ano, em plena IFA, e todos os sinais anteriores explodiram numa espécie de “gentleman’s agreement” em que as marcas que se interessam por isto, mostraram todo o seu know-how, ao mesmo tempo, com as mesmas soluções, tudo esbelto, bonito, conectado e funcional.

Chega a ser estranho passar de stand em stand e dar de caras com propostas quase similares. Muda-se aqui e ali, uma gaveta patra cima, uma outra interior, mas o que é certo é que, num repente, parece mesmo que estamos a visitar um supermercado de electrodomésticos a escolher o nosso próximo frigorífico 5G, o mini bar que nos segue automaticamente, a máquina de secar e PASSAR roupa, os aspiradores robóticos, alguns ainda manuais, máquinas de sono, outras para higiene, mas todas elas, sem excepção, conectadas.

Conectadas a todo um mundo, bom e mau. E se um televisor android pode minar a segurança da rede de uma casa e de todos os equipamentos que nela são usados, imagine-se o potencial de “má fé digital” que toda esta nova panóplia abre aos amigos do alheio 2.0.

Quem vencerá?

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

VOICEBOX é um Blogue de João Gata

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana