A15

A Sony continua a apostar com muita força e alma no formato Áudio de Alta Resolução (High Res Audio) que tenho tido o prazer de acompanhar e viver no despontar desta fenomenal qualidade de som, apontada em primeiro lugar para os melómanos mais exigentes, mas que a pouco e pouco também já começa a namorar outro tipo de mercado e de consumidores. E sei que quem experimenta não esquece. Se quiserem relembrar (ou descobrir) as minhas aventuras neste campo, visitem este post da apresentação em Londres e outra visita mais recente à Holanda.

Quanto à IFA, e tendo a Sony um dos maiores e mais deslumbrantes pavilhões, não poderia faltar uma secção totalmente dedicada a estes produtos e com uma aposta bem móvel, o fenomenal Walkman A15.

info oficial:

Walkman A15

O leitor de música digital de Áudio de Alta Resolução mais pequeno e leve do mundo, o Walkman NWZ-A15, adiciona características verdadeiramente audiófilas aos leitores de Áudio de Alta Resolução portáteis, o Walkman A15 apresenta o amplificador digital S-Master HX, exclusivo da Sony. Esta tecnologia avançada processa, com precisão, grandes quantidades de dados de áudio de ampla largura de banda, enquanto reduz o ruído e a distorção. Também é extremamente eficiente, permitindo uma autonomia de 30 horas durante a audição de fontes de alta resolução ou mesmo de 50 horas durante a audição de MP3.

O Walkman A15 inclui detalhes que esperaria encontrar em componentes de áudio tipo de gama, como a solda de elevada pureza sem chumbo que é largamente utilizada no leitor, para obter um som incrivelmente detalhado com graves, médios e agudos equilibrados. Além disso, o cabo de alimentação reforçado por fios mais espessos oferece uma impedância reduzida, limitando a distorção e assegurando graves profundos e vibrantes. A estrutura extremamente rígida em alumínio fundido reduz ainda mais o ruído elétrico e estabiliza a reprodução do som. E, em vez dos condensadores cerâmicos convencionais, é utilizado um condensador POSCAP de elevada qualidade como bomba de carga para o amplificador digital S-Master HX, de modo a minimizar ainda mais o ruído e a distorção.

Ainda que esteja a ouvir gravações de CD com taxas de bits mais baixas ou ficheiros de MP3 de elevada compressão, a tecnologia DSEE (Digital Sound Enhancement Engine) HX optimiza a qualidade das fontes de som comprimido até uma qualidade superior à do CD, recreando inteligentemente as informações de alta frequência perdidas. Assim, poderá desfrutar de uma nitidez próxima da Alta Resolução em toda a sua colecção musical.

Dispõe de espaço suficiente para satisfazer os fervorosos entusiastas da música. Pode aumentar a memória interna de 16 GB através da ranhura para cartões de memória microSD, que lhe permite acomodar grandes bibliotecas de áudio de Alta Resolução.

Sony-NWZ-A15-Verschiedene-Farben

Auscultadores de áudio de alta resolução MDR-Z7

Agora, estão disponíveis auscultadores de alta qualidade que são o par perfeito para as melhores fontes de Áudio de Alta Resolução actuais. Os MDR-Z7 com suporte de cabeça elevam a sua experiência de audição até novos níveis de detalhe e envolvimento emocional, com uma filosofia de design irrepreensível que utiliza intensivamente materiais avançados.

Recentemente desenvolvida, a unidade condutora HD de 70 mm envolve a orelha do utilizador, transmitindo-lhe cada nuance da música com uma integridade surpreendente, desde subgraves poderosos até agudos cristalinos. As altas frequência críticas são fielmente reproduzidas até 100 kHz, proporcionando um som transparente com todos os detalhes harmónicos de um atuação ao vivo.

Quer esteja a ouvir um quarteto de cordas ou música rock, os diafragmas de Polímeros de Cristais Líquidos com revestimento de alumínio reduzem a coloração ao longo do espetro de áudio.

Até as linhas de baixo mais exigentes são reproduzidas com ritmo e batidas precisos, graças ao Beat Response Control que aumenta o fluxo de ar para otimizar o movimento livre do diafragma.

A qualidade de áudio inigualável é complementada por uma experiência do utilizador confortável. As almofadas de grandes dimensões aliviam a pressão e foram concebidas em uretano, para uma combinação entre excelente isolamento e máximo conforto de utilização.

Mais uma melhoria, a estrutura de 4 fios do cabo dos auscultadores utiliza fios de ligação à terra separados, para reduzir as interferências entre os canais esquerdo e direito, e suporta a saída de áudio balanceada. Como complemento do cabo normal extraível, o cabo adicional suporta a ligação directa a dispositivos com saída de áudio balanceada, como o novo amplificador para auscultadores PHA-3AC. Além disso, o cabo OFC(Oxygen Free Copper)com revestimento de prata reduz a perda de transmissão de sinal.

Ideais para a audição de Alta Resolução em movimento, os auscultadores MDR-1A partilham muitas funções inovadoras com os MDR-Z7, incluindo os diafragmas LCP revestidos a alumínio nas suas unidades condutoras HD de 40 mm e o cabo OFC revestido a prata com condutores de ligação à terra separados.

 

Amplificador de Áudio de Alta Resolução para auscultadores PHA-3AC e auscultadores MDR-1ADAC

O amplificador para auscultadores PHA-3AC converte os sinais de Alta Resolução (PCM 384 kHz/32 bits e DSD) da saída digital do seu dispositivo, para que deles possa desfrutar através de auscultadores como os novos MDR-Z7. A tecnologia avançada de conversão D/A assegura um campo de som tridimensional incrivelmente espaçoso, com uma soberba separação de canais. Ideal para uma utilização em casa, a saída balanceada do amplificador pode acionar directamente os MDR-Z7 para uma corrente de sinais absolutamente irrepreensível até aos seus ouvidos.

Também disponíveis e concebidos para uma utilização em casa e portátil, os auscultadores MDR-1ADAC incluem um conversor D/A integrado, capaz de aceitar sinais de Alta Resolução até 192 kHz/24 bits ou DSD 2,8 MHz/5,6 MHz. A selecção de entrada automática permite a ligação fácil a uma ampla gama de dispositivos portáteis, incluindo os modelos compatíveis Walkman e Xperia, PCs, iPod, iPad e iPhone (através do adaptador AV Lightning Digital). O amplificador digital S-Master HX da Sony ajuda a manter uma pureza de sinal absoluta e o prático carregamento da bateria via USB permite até 7,5 horas de audição de Alta Resolução.

O leitor de áudio de alta resolução Walkman NWZ-A15, os auscultadores MDR-Z7, MDR-1A e MDR-1ADAC e o amplificador para auscultadores PHA-3AC da Sony estarão disponíveis na Europa em Outubro de 2014.

 

Model NameNWZ-A15 
Available coloursBlack/Silver
Internal memory16GB
External memorymicroSD (card not included)
Display size/resolution2.2-inch (5.6 cm) TFT colour LCD QVGA (320×240)
Compatible media formatsMusic: FLAC/Apple Lossless(ALAC)/MP3/AAC[iii]/HE-AAC/WMA*[iv]/Linear PCM(WAV)/AIFF
Movie: MPEG-4/AVC(H.264/AVC)/Windows Media Video 9
Sound effects/processingS-Master HX/DSEE HX/Clear Audio+/Clear Bass/Equaliser/VPT(surround)/Dynamic Normaliser
Battery lifeMP3 50 hrs[v]
Hi-Res Audio 30 hrs[vi]
BluetoothCommunication system: Bluetooth® Ver. 2.1+EDR1Compatible Bluetooth profiles: A2DP/AVRCP/OPP

Supported Codec: SBC/ aptX®

FM radio76.0~108.0MHz[vii]
Other functionsKaraoke, Dance, Display Lyrics, Language Study, SensMe™ Channels
Dimension (projecting parts not included)43.6 x 109 x 8.7mm
Weight66g
Model NameMDR-Z7 
TypeClosed Dynamic
Driver Unitφ70 mm, Dome type (CCAW voice coil)
Sensitivity102 dB/mW
Frequency characteristics4 Hz ~ 100,000 Hz
Impedance70 Ω (at 1 kHz)
Maximum input2,000 mW
PlugGold-plated stereo miniplug (headphone cable)、Gold-plated miniplug x2(balance connection headphone cable)
Weight(exclude cable)Approximately 335 g
Supplied AccessoriesHeadphone cable(3m),   balance connection headphone cable(2m),  Gold-plated plug adaptor
Model NamePHA-3AC 
Frequency range10 Hz – 100 kHz (AUDIO IN input)Distortion 0.01 % or less (1 kHz)
Supported impedance8 Ω – 600 Ω
Maximum input2V rms (AUDIO IN)
Maximum output(when using the built-in lithium-ion

rechargeable battery)

Balanced connectionApprox. 320 mW + 320 mW (32 Ω, 1 % distortion)

Normal connection

Approx. 100 mW + 100 mW (32 Ω, 1 % distortion)

Output jack3-pole mini jack (BALANCED-L / R)Stereo mini jack1 (-NORMAL)
Input jack/portComputer/WALKMAN®/Xperia connecting portiPhone/iPad/iPod connecting port

Optical input connecting port (OPT IN port)

Stereo mini jack

Power sourceDC 5 V: when using the AC adaptor
Rated power consumption13.5 W
DimensionsApprox. 80 x 29 x 140.5 mm(W/H/D, projecting parts are not included)
MassApprox. 231 g
Supported sampling frequencies/bitPCM: when connecting a computer: Maximum 384 kHz/32 bitwhen connecting iPhone/iPad/iPod: Maximum 48 kHz/24 bit

when connecting optical link: Maximum 192 kHz/24 bit

DSD: 2.8 MHz, 5.6 MHz

Supplied AccessoriesHeadphone Amplifier (this unit) (1)Digital cable for WALKMAN® (1)

Digital cable for Xperia (1)

Micro-USB cable (2)

Audio cable (stereo mini) (1)

USB AC adaptor (2)

Silicone belt (4)

Operating environmentCompliant OS:Windows 8.1/Windows 8.1 Pro/Windows 8/Windows 8 Pro

Windows 7

Windows Vista

Mac OS X (v10.6.8 or later)

CPU: Intel Core 2 Processor 1.6 GHz or better

Memory: 1 GB or better

USB port (USB 2.0 High Speed)

Model NameMDR-1ADAC
TypeClosed Dynamic
Driver Unitφ40 mm、Dome type
Sensitivity102 dB/mW
Frequency characteristics4 Hz ~ 40,000 Hz (Digital input)4 Hz ~ 100,000 Hz (Analog input)
Impedance40 Ω(at 1 kHz)
Maximum input1,500 mW
Battery lifeApproximately 7.5 hours
Charging timeApproximately 4 hours
PlugGold-plated stereo miniplug (headphone cable)
Weight(exclude cable)Approximately 300 g
Supplied AccessoriesDigital cable for Xperia(1.2m)Digital cable for Walkman®(1.2m)

Exclusive lightning cable(1.2m)

Micro USB cable(1.5m)

Headphone cable(1.2m)

Carrying Pouch

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata