O IP-dio Mini é um rádio-despertador moderno que se liga ao mundo através da nossa ligação Wi-Fi e ainda é um streamer áudio doméstico.

dnt-ipdio-mini-black

Mudar de casa é, para mim, uma situação tão aterradora quando rara. Só o fiz por duas vezes, uma quando me emancipei e levei parcos pertences, outra mais recente em que um dia não chegou para transferir os caixotes de um lado para outro. Mas porquê, tenho assim tantos móveis? Não… tenho é todo um espólio audiovisual reunido ao longo de décadas e em vários formatos: livros às centenas, CDs a perder de vista, muitos DVDs, mais raros Blu-Ray, cassetes de vários formatos (áudio, 8mm, Hi8, DAT, micro), MiniDiscs e, deixei para último, já mais de uma dezena de discos rígidos.

Sim, é difícil mudar de casa…

Então, qual a solução? Vender ou doar tudo e seguir a moda do streaming? Em tempos idos até fui fã disso, quando surgiu o espectacular Pandora. Mas infelizmente, e por uma questão geográfica, a coisa finou-se para Portugal. Recentemente, o sucesso do Spotify demonstra uma mudança de hábitos na forma em como se consomem conteúdos, assim como os similares PopCorn e demais aplicações para streaming vídeo, mas não sei porquê, continuo teimoso e, quiçá, antiquado. Gosto de ter as minhas músicas num formato físico, como num Walkman ou até mesmo smartphone com essa aplicação qualitativa.

Mas eis que chega a noite e, na ânsia de adormecer, é difícil escolher os temas musicais mais adequados para entrarem sonhos dentro e se desliguem com temporizador. E foi neste contexto que surgiu este IPdio Mini para ensaio, um internet radio que se liga por wi-fi ao nosso modem e permite pesquisar, memorizar e ouvir estações de rádio de qualquer parte do mundo, para além de reproduzir a nossa própria colecção através da rede doméstica. Sim, é bem verdade, numa caixinha, dois Mundos à mão!

dnt-ipdio-mini-black2

Um caixa pequena, de plástico, leve q.b., é facilmente “arrumável” em cima da mesa de cabeceira, numa prateleira ou num móvel. Na traseira estão as ligações para alimentação, auscultadores e Line Out. À frente, um ecrã LCD de informação (com fundo azul), um imenso botão circular que nos permite controlar o volume, a sintonia e selecção (pressionando) das estações e seis botões de operação facilmente reconhecíveis. Do lado esquerdo, ocupando 1/3 do painel, está alocada a coluna incorporada. O IP-dio Mini traz um pequeno (formato slim) comando que tem mais botões que o painel frontal, e permite, por exemplo, aceder directamente a estações memorizadas através das teclas numéricas.

A configuração é simples. Ao ligar, o IP-dio procura as redes disponíveis, encontra a nossa, introduzimos a password com o botão rotativo/enter e recebemos a informação “Network OK”.
Para escolher uma estação radiofónica, seleccionamos o botão até surgir a informação “Station” no ecrã. Depois é rodar o botão até encontrar o país ou o género musical (clássica, 90s, jazz, etc.). Escolhemos a preferida e surge uma lista com estações pré-definidas que têm como programação esse tipo de música. Ao encontrar a que queremos ouvir, basta seleccionar e após uns segundos de buffering, faz-se “magia”.
O difícil nestas coisas globais é reencontrar a estação que, por um simples acaso, tivemos a sorte de ouvir e é para isso que servem os botões de memória rápida.

ipdiominiproremote

Podemos ainda definir o relógio e até cinco alarmes, com escolha entre “bip” ou estações de rádio. E para o “sleep timer”, a função que me é mais necessária, basta rodar os menus até lhe chegar e depois definir o temporizador.

Não sei se quem compra um internet radio está interessado em reproduzir as suas músicas guardadas no NAS ou no PC, mas se isso for uma realidade, é sempre bom saber que este pequenito aparelho também é um streamer musical compatível com muitos formatos (mp3, wma, Ra, aac e ogg) e permite transformar o nosso PC na fonte musical via UPnP. Mas atenção, temos de abrir o menu de configuração para seleccionar o Windows Media Player 11.

De qualquer forma, confesso, esta solução não me entusiasmou, pois falta corpo e alma a esta pequena coluna com parcos 1,5 W e a possibilidade de usar o Line Out para juntar colunas externas não me parece solução.

O IP-dio Mini é um mini rádio digital e global e é desse modo que deve ser encarado. Pode ser o nosso guardião de sonhos mundiais, mas nunca o fará de forma audiófila. É um rádio despertador moderno e, nesse papel, é convincente.

 

Coisa boa, este IP-dio Mini pode ser Vosso, pois é passatempo no Xá das 5. Basta clicar aqui, no facebook ou na imagem abaixo.

orange ipdio large

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata