F 13 D-217 "Kauz" in der Bucht von Botafogo bei Rio de Janeiro

c.i.:

A POINTtec, empresa relojoeira alemã responsável pelas marcas Junkers, Zeppelin e Rosenthal, e o seu distribuidor Português, a Sociedade de Relojoaria Independente (SRI), associaram-se à Joalharia Ferreira Marques para o lançamento mundial, em Lisboa, do novo relógio Junkers Regulateur.

Este modelo pertence à série Expedition Südamerika, inspirada pela audaciosa expedição realizada a bordo de um hidroavião Junkers F13 entre Cuba e a Argentina em 1923, o que dá ainda mais sentido à escolha do local do seu lançamento, uma vez que a Joalharia Ferreira Marques, uma das mais antigas de Lisboa, foi fundada apenas 3 anos depois, em 1926, e comemora este ano o seu 90.º aniversário.

O novo modelo tem a referência 6512 mas será sobretudo conhecido pela sua denominação mais popular: “Regulateur” (regulador). Este tipo de relógio, também conhecido por “guarda-tempo” começou por ser usado nos primórdios da indústria: era um “relógio fixo de precisão, que os relojoeiros utilizavam para observar a marcha dos relógios”. Hoje, o termo é usado para as máquinas que exibem as diferentes escalas de medição do tempo – horas, minutos, segundos – através de ponteiros e mostradores separados, isto é, não concêntricos.

Para criar este novo modelo, a POINTtec utilizou pela primeira vez num relógio Junkers o movimento suíço mecânico automático Dubois Depraz 14072, que efectivamente mede o tempo através de três escalas e ponteiros totalmente independentes: o ponteiro com eixo no centro do mostrador é o dos minutos, com a escala de 5 a 55 visível ao longo da periferia do mostrador; o sub-mostrador na posição das 12h00 mede as horas; e os segundos estão a cargo de um segundo sub-mostrador na posição das 6h00.

O conjunto, com um design extremamente elegante inspirado pela estética dos anos 20 do século passado, é equilibrado por uma janela de data (dia do mês), às 3h00.

Lisboa, montra mundial

Wilhelm Birk, fundador e CEO da POINTtec salientou a propósito deste lançamento que “a escolha de Lisboa não foi um mero acaso: não só a Sociedade de Relojoaria Independente foi o nosso primeiro distribuidor a nível mundial, como a Joalharia Ferreira Marques, fundada apenas 3 anos depois da expedição entre Cuba e a Argentina que inspirou esta colecção, não podia ser um local mais adequado, com a sua arquitectura centenária e decoração Art Deco.”

“Além disso”, conclui Birk, “tal como as expedições pioneiras da Junkers no início do século XX, também Lisboa é uma cidade para sempre ligada à exploração e conquista de novos mundos – uma ligação que não podia ser mais perfeita para um relógio que, estamos certos, irá também levar a Junkers a conquistar novos e inexplorados mercados”.

José Filipe Maio, gerente da Joalharia Ferreira Marques, salientou por seu lado a história do estabelecimento, um dos mais antigos de Lisboa e que se mantém ainda hoje no mesmo local em que foi fundado em 1926, no Rossio. “Este é certamente o palco perfeito para este lançamento mundial da POINTtec. A nossa joalharia abriu ao público na mesma década em que os aviões da Junkers faziam as suas primeiras grandes viagens pelo que é com um enorme prazer que recebemos agora nas nossas instalações, e pela primeira vez em todo o mundo, relógios que se inspiram nesses feitos pioneiros”.

Jorge Pinheiro, CEO da SRI, concluiu que “este evento é, para nós, o culminar de um trabalho que temos vindo a realizar desde o início dos anos 90 com a Junkers, marca que é hoje reconhecida no nosso mercado pela sua extraordinária relação preço/qualidade e que, em Portugal, goza ainda de uma vantagem única em todo o mundo – a sua garantia vitalícia.”

Preço e disponibilidade

O Junkers Regulateur é declinado em três versões: referência 6512-1, com mostrador bege e bracelete em pele castanha; referência 6512-2, com mostrador antracite e bracelete castanha escura; e referência 6512-3, com mostrador azul-escuro e bracelete preta.

O preço é igual para todos eles: €1.499. Até ao final do mês de Outubro de 2016, estes relógios estarão à venda em exclusivo na Joalharia Ferreira Marques. A partir de 1 de Novembro estarão também disponíveis através da restante rede de agentes autorizados da SRI e só a aquisição nestas lojas permite beneficiar da garantia vitalícia que a Junkers oferece em Portugal

Características técnicas

  • Movimento suíço Dubois Depraz 14072
  • Calibre mecânico automático, 31 rubis
  • “Regulateur” (indicação de hora, minutos e segundos através de ponteiros em mostradores não concêntricos)
  • Janela de data às 3h00
  • Caixa em aço inoxidável com acabamento acetinado
  • Mostrador com vidro de safira
  • Diâmetro: 42 mm. Altura: 13 mm. Peso: 82 g
  • Resistente à água até 5 atmosferas

Mais informações: www.pointtec.de/junkers/expedition_south_america

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana