O Modius é um wearable que faz uso da neuroestimulação para ensinar o cérebro para uma nova forma de dieta e exercício que, pelos vistos, funciona


O Modius pode ser o Santo Graal das dietas pois responde eficazmente a esta grande questão: qual é o segredo para perda de peso bem sucedida?

Este zingarelho é, ao fim e ao cabo, um auricular que descarrega pulsos eléctricos directamente na fonte, ou seja, na nossa cabeça. Esta técnica chama-se neuroestimulação.

Criado pela Neurovalens, uma startup de tecnologia em saúde fundada pelos médicos Jason McKeown e Paul McGeoch, baseou-se em pesquisas com origem em trabalhos realizados pela NASA há 50 anos.

“Os cientistas descobriram que a estimulação do sistema vestibular – que entra no cérebro logo atrás da orelha – é interpretada pelo cérebro como o corpo mais activo fisicamente, o que influencia como o hipotálamo regula o peso corporal”, explica McKeown.

O Modius é um wearable que faz uso da neuroestimulação para ensinar o cérebro para uma nova forma de dieta e exercício

Isto mexe com o corpo mas também com a cabeça

Este auricular Modius contribui, desta forma, para o arsenal de ferramentas de perda de peso já disponíveis, mas vai além do exercício e da dieta, aproveitando a neurociência.

Usado uma hora por dia, dois eléctrodos que ficam atrás da orelha emitem um pequeno pulso eléctrico directamente para o sistema neurológico.

E chegamos ao que todos queremos saber: funciona? Se funciona, os resultados são muito animadores.

Quando McKeown experimentou o protótipo, (serviu como cobaia, pois então) perdeu 44% de sua gordura corporal apenas num ano, mas com uma compensação de dois quilos de massa muscular.

Embora estes resultados não sejam típicos, a empresa agora tem mais de 100.000 horas de dados de utilizadores com resultados muito encorajadores:

80% de pacientes do primeiro grupo perdeu uma média de três quilogramas em três meses, com os primeiros 10% a perder uma média de oito quilos.

Além disso, muitos pacientes comunicaram uma diminuição no apetite, mais energia e melhor sono.

O Modius é um wearable que faz uso da neuroestimulação para ensinar o cérebro para uma nova forma de dieta e exercício

Uma App que faz perder peso

Este auricular tem uma App, pois com certeza, denominada Modius Life que é também um suporte online que motiva e incentiva o utilizador com programas específicos para uma rotina diária.

Através desta App, acedemos a planos de refeições, exercícios, receitas e uma secção de perguntas e respostas sobre o equipamento.

Podemos ainda conectar-nos a outros utilizadores para lhes dar os parabéns ou incentivá-los quando se vêm confrontados com um belo bife Wellington.

“Queremos que os utilizadores incluam o Modius na sua rotina diária”, afirmou McKeown. “Da mesma forma como escovamos os dentes antes de sair de casa, passamos a ligar o Modius por uma hora por dia.”

Ver vídeos e tudo isso aqui: Modiushealth.com

Fonte: Wired

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata