143661_23_21 (Small)

Antes da aventura portuguesa, que está a decorrer esta semana e que teve no dia de Marcelo (e do Benfica) o encontro com jornalistas do sector, a Nissan foi ao GSMA Mobile World Congress em Barcelona revelar o seu novo ”dispositivo móvel”, o Nissan LEAF 30kWh.

Além de conseguir um aumento de 26% na autonomia (250 km com um único carregamento) através de uma nova bateria de 30kWh, o novo LEAF para 2016 está a alterar o cenário da conectividade com uma versão melhorada do aclamado sistema de infotenimento da marca, o NissanConnect EV.

Gareth Dunsmore, Director de Veículos Elétricos na Nissan Europa, afirmou: “Que melhor local para apresentar a nossa mais recente tecnologia do que ao lado de outros líderes em inovação? A Nissan não é somente o líder na revolução dos veículos eléctricos, mas está também empenhada em apresentar tecnologia topo de gama, conectividade e e-mobilidade ao mercado em geral”.

Mas foi em Lisboa que a grande aventura teve lugar. A tarefa parece simples, sair de Lisboa para almoçar no Convento da Visitação, no topo da serra de Montejunto com o inevitável regresso a Lisboa. Uma serra, uma carga!

143666_23_21Antes da aventura, António Pereira Joaquim apresentou as ideias Nissan para o futuro da mobilidade eléctrica, desde o saber fazer que faz parte do ADN da Nissan, em vários segmentos desde os crossovers ao fenomenal GT-R, à máxima “Quem faz atinge metas”. E a Nissan já tem 30 veículos eléctricos no historial, desde 1947 até 2015.
Número 1 global e o mais vendido na Europa com 431 unidades Leaf até Janeiro – só em Portugal – os eléctricos estão a começar a ser vistos e escolhidos: um aumento de 342% de 2014 para 2015 é a evidência de que algo está a mudar. E os clientes gostam: a satisfação chega aos 92% e 96% recomendam o modelo,valores únicos na indústria.
Estes 26% de autonomia acrescidos podem ser um valente empurrão para mais utilizadores perceberem as vantagens do modelo que já tem dois mil e cem milhões de km feitos com total fiabilidade.
Existe uma outra questão (e que remete para este artigo): metade das pessoas vão viver em cidades já em 2025, o que implica mais conectividade, cidades inteligentes e controlo rigoroso da poluição, entre tantas importâncias.
Por exemplo, sabiam que 30% do tempo perdido em cidades é à procura de estacionamento? O Nissan do futuro resolve: deixa-nos à porta do emprego e procura sozinho o estacionamento. Esta mudança de viver a cidade é tão radical, que é já uma abordagem 360° que junta governos a cidadãos.
A aposta em carregadores rápidos, cinco unidades em Portugal até ao momento, é a reposta ao tempo de espera entre cargas. 5500 destes carregadores estarão montados na Europa até 2020.
A primeira solução de abastecimento da rede a partir dos carros V2G está em marcha com know how lusitano, como fornecedores exclusivos para toda a Europa. Ligar o carro à casa dará para abastecer uma habitação com quatro habitantes durante dois dias, com ar condicionado ligado, duches, cozinhados, tudo. E o armazenamento do que é gasto? A Eat-n, por exemplo, é um storage de energia para uma segunda vida das baterias gastas.
A aventura com o novo Leaf 30kWh levou-nos ao topo da serra de Montejunto onde encontrámos condições atmosféricas adversas, muitas subidas e as demais descidas, um percurso escolhido a dedo, até com uma dezena de km em auto-estrada, para conseguirmos ir e vir com uma única carga, a tal que garante 250 km de autonomia. Fomos e viemos a pisar ovos, pois entre todos houve um convurso para saber quem é que conseguiria poupar a bateria. Aconteceram truques (encolher os espelhos, desligar luzes e rádio, etc), mas a tarefa foi conseguida. O carro nº 4 (que serviu o Xá das 5 e a MotorMais) foi o primeiro a chegar ao primeiro destino, um dos que ficaram a ameio para o segundo, mas não vencemos a prova. Ainda nos restou cerca de 30% de bateria para uma autonomia de cerca de 40 km. Nada mau.
Vamos a contas? 3 cêntimos por km é o custo de utilização ( energia, manutenção, deslocação) do Leaf.
A poupança de combustível em relação a um diesel ronda os 730€ ano, uma decréscimo de cerca de 70%. E os eléctricos não pagam estacionamento em Lisboa (parquímetros).
Com o novo Leaf 30kWh, a garantia aumentou para 8 anos \ 160.000 km.
Vamos a um outro dado? Em 2020, só poderão circular carros autónomos em Tokyo, uma regra que será estendida a outras super cidades. O futuro está aí, um novo paradigma de sustentabilidade, uma enorme mudança de mentalidades.

Tecnicamente, o melhorado sistema telemático NissanConnect EV está na vanguarda das tecnologias no interior dos veículos, permitindo aos proprietários do Nissan LEAF controlar muitas das funcionalidades do veículo com um toque num botão. Disponibilizando um conjunto de alertas digitais e funcionalidades de acesso remoto, os proprietários podem gerir e verificar o estado da bateria, definir temporizadores para carregamento, ligar e desligar remotamente o controlo de climatização e encontrar estações de carregamento.

Além disso o novo sistema operativo também permite que os utilizadores analisem os padrões de condução, incluindo utilização de energia e poupança de CO2 por viagem.

“Num mundo totalmente ligado e totalmente móvel, a conectividade dos veículos é absolutamente indispensável para os condutores actuais. É por isso que a Nissan se orgulha de estar na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias ligadas, eficientes e fiáveis, que estão disponíveis e acessíveis a todos”, acrescentou Dunsmore.

Para obter mais informações sobre o novo Nissan LEAF 30kWh e sobre o compromisso da marca para com a e-mobilidade, visite http://www.nissan.eu/experience-nissan.html.

* Valor NEDC (Novo ciclo de condução europeu)

Funcionalidades da aplicação NissanConnect EV

Funcionalidade

Descrição

My Car Finder

Aceder do portal web You+Nissan ou da aplicação NissanConnect EV e solicitar a apresentação da posição do veículo num mapa

Eco Challenge

Controlar as emissões de C02 e o número de árvores salvas. Competir contra outros proprietários de veículos elétricos Nissan de todo o mundo

Serviços de Informação

Aceder a feeds RSS a partir do veículo

Funcionalidades na Comunidade

Classificar a condução ecológica face a outros condutores de veículos elétricos Nissan na região e a nível mundial

Informação sobre Pontos de Carregamento

Aceder a informação sobre estações ara carregamento de veículos elétricos e manter atualizada a informação sobre estes postos para carregamento

Início de Carregamento Remoto

Quando o veículo está ligado à rede elétrica, começar a/parar de carregar remotamente através do portal web You+Nissan ou da aplicação NissanConnect EV

Ativação/desativação remota de HVAC e Notificação

Quando o veículo está ligado à rede elétrica, começar a/parar de carregar remotamente através do portal web You+Nissan ou da aplicação NissanConnect EV

Lembrete de Ligação à Rede Elétrica

Guardar as localizações favoritas de pontos para carregamento e o veículo informará quando estiver perto dos pontos guardados e lembrar de efetuar um carregamento

Verificação do Estado da Bateria

Através do portal web You+Nissan ou da aplicação NissanConnect EV, verificação remota do nível da bateria, autonomia do veículo, estado da ligação à rede elétrica e estado do carregamento

Análise de condução

Aceder a informações sobre a condução no portal web You+Nissan ou na aplicação NissanConnect EV

Mapa da área alcançável

Destinos possíveis com a carga de bateria atual

Previsão da Carga no Destino de Chegada

Previsão do restante nível da bateria quando chegar ao seu destino


Especificações técnicas do Nissan LEAF

Descrição

Especificações técnicas

Cores

Pearl Black, Blade Silver, Arctic White, Gun Metallic, Magnetic red, Storm White, Solid Red, Sonic Blue, Forged Bronze

Peso

1970 kg

Dimensões

4445 x 1770 x 1550 mm

Ecrã

7 polegadas

Multitoque

Sim

Zoom

Sim

Acessibilidade

Sim

Megapíxeis da Câmara

15 mp

Câmara 360

Sim

Câmara com limpeza automática

Sim

Bateria

30 kWh Recarregável de Iões de Lítio

Carregamento

Estação de Carregamento Rápido, Unidade de Carregamento em Casa e Ficha Doméstica, normal e semi-rápido

Plataforma

NissanConnect EV

Aplicações integradas disponíveis

Aplicação Tune-In , Biblioteca de Música Bluetooth, Navegação, Pesquisa Google Online, Trip Advisor. My Car Finder, Navigation Route Através de Computador ou Dispositivo Móvel, Eco Challenge, Serviços Móveis de Informação, Funcionalidades de Concursos na Comunidade, Informação sobre Pontos de Carregamento, Início de Carregamento Remoto, Ativação/desativação remota de HVAC, Lembrete de Ligação à Rede Elétrica, Verificação do Estado da Bateria, Ativação/Desativação do Aquecimento da Bateria, Análise de Condução, Mapa da Área Alcançável, Previsão do Estado da Carga

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

VOICEBOX é um Blogue de João Gata

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana