TZ60 (2)

Câmaras compactas há muitas e, algumas, extraordinárias. São perfeitas para transportar no bolso do casaco e para conseguir aquele retrato oportunista que fará parte do album “fazer o click estando lá na altura certa”. Mas, para pessoas como eu, é obrigatório ter um visor para poder fotografar com maior precisão e sob condições de luz menos boas. Até pode ser óptico ou electrónico, pois já os há de grande qualidade, mas é daqueles factores que me levam a escolher um modelo (que até pode ser menos fantástico em termos de características) em relação a todos os outros.

A Panasonic já tinha apresentado durante 2013 uma compacta com visor, mas eis que reforça esta aposta com a nova Lumix TZ60 apresentando-a como a câmara com visor incorporado mais compacta do mundo.

A nova TZ60 tem uma objectiva LEICA DC VARIO-ELMAR de 24mm grande angular (equivalente a uma 24-720mm em câmaras de 35mm), com um potente zoom óptico de 30x equivalente a 24-720 mm em câmaras de 35mm. Mas os destaques não se ficam por aqui: este modelo apresenta funções avançadas como o anel de controlo da objectiva, a compatibilidade com os formatos RAW ou o assistente de foco (focus peaking). Também se destacam as suas capacidades criativas como, entre outras, o Controlo Criativo, o Retoque Criativo e o Panorama Criativo. O modelo dispõe também de um Macro Zoom de 3cm.

TZ60 (5)

A TZ60 está equipada com um sensor MOS de alta sensibilidade de 18,1 MP com sistema de Redução de Ruído do processador Venus Engine. Este sistema funciona também nas imagens tiradas a alta sensibilidade, inclusive com ISO de 6400 (extensivo). O multiprocessador de Redução de Ruído funciona em duas fases, permitindo uma redução mais nítida. A textura do ruído, seja qual for o seu tamanho, é melhorada com esta função como, por exemplo, na reprodução da pele humana.

O Venus Engine, por sua vez, permite à TZ60 disparar a 10fps com uma resolução completa de 18,1 MP, o obturador a 5fps e o autofoco contínuo. Este sistema também permite a gravação de imagens nítidas em Full HD 1.920×1.080 50p. O vídeo de alta velocidade a 100 fps em qualidade HD é uma das resoluções de gravação que podem ser seleccionadas para adaptar o vídeo ao movimento dos objectos e é tudo facilitado pelo avançado sistema HYBRID O.I.S.+ (Hybrid Optical Image Stabilizer Plus)

Uma das grandes melhorias da TZ60 em respeito ao modelo anterior encontra-se no activador do motor de AF que permite, pela primeira vez numa câmara digital Lumix, uma focagem de alta velocidade a 240 fps. O resultado é auto focagem a uma velocidade maior, de aproximadamente 20% em teleobjectiva e grande angular.

A conectividade está em alta, como é agora generalizado, e a Lumix oferece as ligações Wi-Fi, NFC e tem GPS integrado.

TZ60 (3)

Alta funcionalidade para uma maior liberdade criativa

A TZ60 permite um Controlo Manual total quando o utilizador selecciona o Modo Manual e os programas AE, Prioridade de Abertura AE ou o modo de Prioridade de Velocidade de Obturação AE. O anel de focagem da objectiva facilita estas funções e permite o controlo da abertura, a velocidade de obturação, maior precisão na focagem, controlo dos filtros, selecção do modo, etc.

Para uma focagem manual correcta, a TZ60 incorpora um assistente de focagem (Focus Peaking) que mostra na imagem as zonas que se encontram no ponto de foco. Pode ser regulado com intensidade alta, baixa ou desligada, além de se visualizar com cor azul, branca ou laranja, dependendo do ambiente fotografado. Esta função pode ser utilizada a partir de smartphones e tablets desde a conexão Wi-Fi, tanto para fotografia como para vídeo.

TZ60 (4)

Por outro lado, o visor incorporado de 0,2 polegadas e uma resolução de 200K oferece 100% do campo de visão. Como funcionalidade profissional, permite ao utilizador enquadrar e ver a imagem, incluindo com muito sol.

Por outro lado, e pela primeira vez na série TZ, a Panasonic inclui a possibilidade de tirar fotografias em formato RAW. O software SILKYPIX Developer Studio 4.1 SE permite passar as imagens RAW para o formato JPEG com muito mais qualidade. Incluindo as imagens de alta sensibilidade são produzidas com grande nitidez e o mínimo de ruído. Este software realiza um processamento de JPEG de grande qualidade e permite aos utilizadores ajustar imagens de 16 bits e convertê-los em JPEG com o mínimo de deterioração de imagem.

Os filtros e efeitos são outras das funcionalidades que mais criatividade concede às fotografias. Assim, a nova TZ60 inclui 15 filtros entre os quais se destacam o Controlo Criativo, o Retoque Criativo ou o modo Panorama criativo que permite realizar fotografias panorâmicas de forma vertical e horizontal, aplicando 12 filtros para conseguir imagens totalmente personalizadas.

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana