voicebox.pt - parthenon minujín

Se os excelssos gregos construiram o Parthenon com mármore, a artista Marta Minujín fez o seu usando milhares de livros proibidos. É obra!


O evento designa-se festival de arte da Documenta 14, o local escolhido foi a praça Friedrichsplatz em Kassel, Alemanha, que ficou marcado pela queima de mais de 2000 livros lançados à fogueira pelos militares nazis.

Corria o ano de 1933 quando essa tragédia contra o saber teve lugar. Mas o saber é liberdade e, escondidos, memorizados ou editados clandestinamente, haverá sempre alguém que lerá um livro, o contará a uma plateia, o passará debaixo da mesa a outra pessoa.

voicebox.pt - parthenon minujín

Minujín quis relembrar tudo isto e começou a pensar no seu novo Parthenon em Outubro de 2016. Sim, novo, pois ela já o tinha construido em Buenos Aires para exibição pública com 25000 livros “malditos” logo após a queda do regime militar, corria o ano de 1983. Chamou-lhe “o Parthenon dos Livros” e descreveu-o como uma tentativa de sinalizar uma nova era democrática e pensamento livre.

voicebox.pt - parthenon minujín

Agora voltou à carga, numa escala maior, pedindo ajuda a estudantes da Universidade de Kassel para identificar e solicitar mais de 170 livros – como Fahrenheit 451 de Ray Bradbury e 1984 de George Orwell – que foram sistematicamente censurados para o consumo público.

Depois fez um apelo público: “preciso destes livros!” Recebeu mais de 100.000 cópias em vários idiomas. Eles foram incluidos numa estrutura de aço que Minujín preencheu com os livros, encandeando-os no quadro e cobrindo, posteriormente, o munumento com folhas de plástico para tentar preservá-lo o máximo tempo possível.voicebox.pt - parthenon marta minujín

Vale a pena Instagramar com #parthenonofbooks

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana

https://www.youtube.com/watch?v=cRzmX32ThCQ