digital-amnesia-FB_

Não se dão conta que a memória já não está como antigamente? Pois eu dou. Muitas vezes tenho aquele nome debaixo da língua ou aquela palavra que me compõe o parágrafo que teimam em não surgir e penso… estou velho. Mas afinal, pode ser outra coisa e a minha vida sofre desse pesadelo digital: desde que acordo até que me deito, olho para ecrãs de vários tamanhos e feitios. Será que este esforço extraordinário de ter de assimilar mega informação está a rebentar com a minha memória?

Um recente estudo dos laboratórios Kaspersky trouxe a lume algumas conclusões:

Num mundo cada vez mais online, onde o tempo médio de atenção dado a um assunto a está reduzido a uns meros oito segundos, a nossa inclinação para esquecer factos que podemos voltar a obter facilmente da Internet, num fenómeno conhecido por Amnésia Digital, cresce de forma desmesurada, graças à necessidade de conseguir o que queremos numa questão de milissegundos.

De acordo com as conclusões do estudo, 79,5% dos europeus admitem que usam a Internet como uma extensão do seu cérebro. Embora 57% tratem de obter a resposta por si mesmos, 36% recorre directamente à Internet (40% em maiores de 45 anos) sem puxar pela cabeça. Estes consumidores são avessos a investir tempo a puxar pela memória e chegam mesmo a duvidar dessas recordações.

Será a impaciência a grande responsável pela Amnésia Digital?

Além disso, um quarto (24%) dos inquiridos admite que esquece a resposta obtida online assim que utiliza a informação procurada, sendo esta percentagem ainda superior (27%) nos maiores de 45 anos.

Esta crescente dependência da internet como fonte de informação pode reflectir impaciência ou a necessidade de velocidade num mundo em rápida mutação: 61% dos europeus inquiridos dizem que precisam de respostas rapidamente e simplesmente não têm o tempo para bibliotecas ou livros. Esta percentagem sobe para 70% na franja dos 16 aos 24 anos de idade.

O nosso cérebro reforça a capacidade de memória de cada vez que fazemos o exercício de recordar algo e, ao mesmo tempo, esquece os dados e factos irrelevantes que nos distraem. Algumas investigações anteriores demonstravam que recordar activamente informação é uma forma muito eficaz de criar uma memória permanente. Pelo contrário, repetir passivamente a informação (por exemplo, procurando-a repetidas vezes na Internet) não contribui para criar uma memória sólida. Sobre a base desta investigação, pode-se argumentar que a tendência para procurar informação antes de sequer tentar recordá-la faz com que diminua a nossa capacidade de memorização a longo prazo.

Impaciência leva a insegurança

Segundo o estudo da Kaspersky Lab, cerca de um quinto dos utilizadores europeus dá prioridade à velocidade de acesso à informação em detrimento das medidas de protecção na obtenção dos dados. Este impulso, cujo objectivo é conseguir a informação da forma mais rápida possível, combinado com a incapacidade de a voltar a recordar, tem consequências para a nossa memória a longo prazo e, como é evidente, para a segurança dos dispositivos dos quais dependemos. Segundo o estudo, os smartphones e os portáteis estão particularmente pouco protegidos por toda a Europa, com maior predominância nos utilizadores do sexo feminino, menos atentos à protecção dos seus dispositivos. Apenas um em cada três utilizadores europeus (34.5%) instala segurança extra, como software anti-malware, nos seus smartphones e apenas um quarto (23.4%) protege os seus tablets. Um em cada cinco (20.9%) não tem qualquer protecção adicional instalada nos seus dispositivos.

Com efeito, a segurança TI pode ser uma das primeiras vítimas da nossa impaciência em aceder à informação. A Amnésia Digital demonstra que já não acumulamos a informação nas nossas mentes porque podemos guardar e recuperar qualquer dado de um dispositivo digital ou da Internet.

“Esta impaciência no acesso aos dados e à informação coloca os consumidores em risco, já que tendem a tomar atalhos que não são tão seguros como deviam. A segurança e a velocidade não têm que ser mutuamente excluíveis. As soluções de segurança permitem proteger eficazmente o que mais importa, deixando aos utilizadores a liberdade de usufruírem de toda a informação da Internet, de melhorarem as suas recordações pessoais e de estimularem a curiosidade e a descoberta”, sublinha Alfonso Ramírez, diretor geral da Kaspersky Lab Iberia.
Pode consultar as conclusões do estudo aqui:  https://kas.pr/digam

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

VOICEBOX é um Blogue de João Gata

Siga o VoiceBox

BREVES

Netflix estreia Safe
Netflix estreia Safe

A Netflix anunciou que a sua próxima série original de drama Safe, protagonizada por Michael C. Hall, estará mundialmente disponível na plataforma a partir de 10 de maio.

Trailer em versão original disponível aqui

Piaggio Medley Special Edition 125 ABS
Piaggio Medley Special Edition 125 ABS

Piaggio Medley Special Edition 125 ABS

Esta edição especial destaca a combinação certa entre tecnologia de ponta, segurança e funcionalidade. Elegante e exclusiva nas suas linhas sóbrias e depuradas, a Medley Special Edition 125 ABS é ainda uma scooter ecológica graças ao seu sistema de alimentação – tem motor de injeção eletrónica 125 Piaggio i-get refrigerado a líquido, EURO 4. Perfeita em todos os sentidos, para os amantes do requinte.

Vídeo da semana