IMG_2820tbvwm

Cá em casa sempre falámos das Pêras em Vinho Tinto como se fosse uma sobremesa tipicamente Italiana, a verdade é que não se sabe qual a origem desta sobremesa.

Mas o que importa a sua origem?? O importante é tratar-se de uma sobremesa muito agradável, aromática, fresca, leve e extremamente saborosa.

Além disso as Pêras em Vinho Tinto são uma sobremesa fácil de preparar mas elegante e requintada. São boas para servir em qualquer altura do ano, de Verão ou de Inverno.

O fascinante desta sobremesa é o facto de a fruta absorver o vinho criando um sabor homogéneo, assim quando comemos a pêra húmida sentimos o sabor do vinho e quando nos deliciamos com a calda ela sabe fantasticamente a pêra.

 

RECEITA

IMG_2822tbvwm

Ingredientes:

  • 8 pêras
  • 1lt de vinho tinto
  • 500g de açúcar
  • raspa de 1/2 noz-moscada
  • 1 cravinho
  • 1/2 pau de canela

nota: as pêras devem estar rijas e o vindo deve ser de boa qualidade pois não podemos esquecer que é a base da calda. quanto melhor o vinho melhor vai ser o resultado final.

 

Modo de Preparação:

Comece por descascar as pêras, conservando-as inteiras e com o pé. Corte-lhes um pouco a base para que assentem perfeitamente ( ver foto) e coloque-as dentro do tacho.

Misture o vinho, o açúcar, a noz-moscada, o cravinho e a canela numa taça e mexa muito bem. Deite o preparado cuidadosamente sobre as pêras.

Tape e deixe cozer em lume baixo durante 30 a 40 minutos. Verifique com um palito a cozedura das pêras ( este deve entrar com facilidade até ao caroço) pois esta depende do tamanho e rigidez das mesmas.

strip

Depois de cozidas retire as pêras para uma taça e deixe ferver a calda para que esta reduza ao ponto de xarope. Isto significa aproximadamente 45 minutos de fervura em lume brando.

nota: a fervura das pêras tem que ser delicada, com o lume baixo. Este é o grande segredo para obter uma boa pêra cozida em vinho. Se não respeitar este segredo as pêras vão-se desfazer e o resultado obtido é muito mau. As Pêras em Vinho Tinto devem absorver bem o vinho até ao interior ficando húmidas mas de forma nenhuma desfeitas ou moles.

IMG_2821tbvwm

Para terminar deite a calda sobre as pêras que colocou na taça, deixe arrefecer  e coloque no frigorífico até ao momento de servir.

IMG_2827tbvwm

IMG_2855tbvwm

Dica: Guarde a calda de sobra num frasco e coloque-a no frigorífico, é óptima para comer com iogurte natural. Conserva-se por mais de um mês.

Receitas, truques, dicas, utensílios… por Travessa das Bolinhas Vermelhas

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana