1


A noz pertence a um grupo de alimentos designados por frutos secos. Dentro da variedade de frutos secos, podemos encontrar os frutos secos ou oleaginosos, como a noz, a amêndoa, a avelã, os pinhões, etc. que são consumidos sempre no seu estado seco. E os frutos desidratados, como as passas de uva, os figos secos ou as tâmaras, onde é retirada a água existente no fruto.
Os frutos secos fazem parte da alimentação do Homem desde à muitos anos, sobretudo por aqueles que seguiam um padrão alimentar baseado na dieta Mediterrânea.
Estes frutos fornecem um tipo de gordura saudável, proteínas, fibras, minerais e vitaminas, que se associam assim a uma maior longevidade e diminuição de risco de certas doenças, tais como as cardiovasculares.
Assim sendo decidimos usar as nozes em algumas receitas e vamos começar por uma sobremesa sobre a qual nos questionamos…
É pudim ou será bolo?
Pudim não é… então só pode ser bolo!!
Estes deliciosos Quadrados de Noz surpreendem-nos pela textura que à primeira dentada quase parece de pudim. Húmidos, com o crocante das nozes e o açúcar em pó cada bocado leva-nos até outra dimensão, uma em que não queremos parar de comê-los.
Simples mas simultâneamente magníficos, os Quadrados de Noz são uma receita de família que se sabe que foram iniciados por uma tia da qual as recordações já são ténues. Todos parecem saber e recordar que este doce estava sempre presente em ocasiões festivas e que fazia sensação, mas ninguém consegue confirmar exactamente a sua origem.
A receita fomos encontrá-la escrita à mão numa folha de papel bastante gasta, e fizemos questão de a preservar e divulgar para que a partir de hoje embora perdidas as memórias passadas possa ficar para sempre uma realidade que não podemos negar:
– estes Quadrados de Noz são inesquecíveis!!

RECEITA

2
Ingredientes:
 7 ovos
 400g de açúcar
 2 c. (sopa) de mel
 2 c. (sopa) de manteiga
 2 c. (sopa) de farinha
 180g de nozes picadas grosseiramente
 manteiga para untar q.b.
 pão ralado para polvilhar q.b.
 açúcar em pó q.b.

3
Modo de Preparação:
Bata os ovos com o açúcar, depois junte o mel e a manteiga derretida e volte a bater. Por fim adicione a farinha (peneirada) e as nozes, mexa muito bem para que fique tudo bem envolvido, mas sem bater.
Unte o tabuleiro (de aprox. 35×22) com a manteiga e polvilhe com pão ralado, deite dentro o preparado.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por 20 minutos. No final do tempo verifique com um palito para se certificar que está cozido, para isso o palito terá que sair limpo.
4
Vire o tabuleiro sobre um papel vegetal para desenformar e corte o bolo aos quadrados, maiores ou menores consoante desejar.
Para terminar disponha os quadrados de bolo num prato de servir e polvilhe com açúcar em pó.

5

6
Receitas, truques, dicas, utensílios… por Travessa das Bolinhas Vermelhas

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana