kASPERSKY

E se vos disser que vocês que lêem este post e eu deste lado vamos, com toda a certeza, de smartphone ligado para a cama (42%)? E que não nos separamos dele em lado algum, chegando ao ponto de transportá-lo para  o quarto de banho (27%), nos transportes (37%), no carro, pasme-se, (37%) e até no trabalho (41%)?

Dá que pensar, certo? Principalmente porque 88% dos utilizadores guardam conteúdos muito importantes e sensíveis neste equipamento que facilmente se perde ou é roubado.

Estes dados fazem parte de um estudo elaborado pela Kaspersky Lab e B2B International que mostra que só 26% dos utilizadores adaptam as suas actividades online quando estão numa rede Wi-Fi pública insegura, apesar de correrem o risco de, desta forma, verem os seus dados e passwords interceptados. Um pouco mais de metade dos utilizadores (53%), aproveita as medidas de segurança que vêm com o smartphone, tais como a função de localização do dispositivo ou o bloqueio remoto.

O impacto de não proteger os dispositivos que transportamos connosco pode ser significativo. De acordo com o estudo, 25% dos utilizadores cujo dispositivo se perdeu ou foi roubado descobriram que a sua informação pessoal ou secreta acabou por ser roubada.

O vínculo de confiança entre os utilizadores e seus dispositivos pode levar a que se esqueçam da segurança. É difícil imaginar que algo que trazemos connosco o tempo todo e a que recorremos frequentemente possa tornar-se numa ameaça. Mas a verdade é que isso pode acontecer, e acontece mesmo. Um amigo digital pode tornar-se num inimigo digital. A incapacidade de avaliar os possíveis riscos e de proteger os dispositivos e os dados que estes contêm pode significar a perda de informação confidencial, dinheiro e inclusive a própria identidade. A câmara do dispositivo que utilizamos para capturar o mundo pode ser pirateada e utilizada para explorar a nossa vida. A segurança não é nem pode ser vista como um extra opcional“, sublinha Alfonso Ramírez, Diretor Geral da Kaspersky Lab Iberia.

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

VOICEBOX é um Blogue de João Gata

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana