Abram alas para três inovadores projectos do programa Samsung C-lab e novos produtos comerciais oriundos de sete start-ups


A Samsung anunciou três inovadores projectos desenvolvidos ao abrigo do seu programa Samsung C-Lab. Durante a CES 2018, comunicou também que sete start-ups originadas no C-Lab deram a conhecer os seus novos produtos para explorarem novas oportunidades de negócio.

“Desde que foi lançado, há cinco anos, o nosso programa C-Lab já conquistou uma fantástica dinâmica na Samsung. Não só ajudou a promover uma cultura assente na inovação, como também abriu as portas aos nossos colaboradores mais talentosos e criativos que desta forma podem desenvolver novos e inovadores projectos. Vamos continuar a apresentar projectos inovadores através do nosso programa Samsung C-Lab”, disse Jaiil Lee, vice-presidente e responsável máximo pelo Centro de Inovação e Criatividade (Creativity & Innovation Center) na Samsung Electronics.

As três novidades são:

  • S-Ray (Sound-Ray) é uma coluna portátil direccional que os utilizadores podem transportar consigo para qualquer lado, integrada num sistema modular único que mantém as vantagens das colunas e/ou auriculares direccionais convencionais. Através de áudio direccional, a S-Ray pretende ajudar a reduzir o tempo de utilização dos tradicionais auriculares que podem causar sensação de desconforto nos ouvidos e evitar a distracção e o incómodo que as colunas Bluetooth podem causar a terceiros. O áudio direccional presente nas colunas S-Ray permite a presença de múltiplos equipamentos S-Ray no mesmo espaço sem que os diversos sons não se misturem nem causem interferência. Ainda na CES 2018 e com o S-Ray, a Samsung deu a conhecer uma variedade de outros produtos, como é o caso do altifalante Neckband, do altifalante portátil Handy e de uma capa para smartphone.
  • GoBreath é uma solução de recuperação para pessoas que sofreram lesões nos pulmões e registam complicações pulmonares pós-operatórias, após a anestesia geral. Por regra, estes doentes devem exercitar uma respiração profunda para recuperarem mais rapidamente, com a ajuda de um dos métodos convencionais – o inspirómetro. No entanto, a respiração profunda pode revelar-se um desafio para os doentes submetidos a uma cirurgia devido à dor que causa nos pulmões. Um médico do Centro Médico da Samsung criou o conceito do GoBreath, um equipamento portátil e uma aplicação móvel que ensinam aos pacientes as técnicas básicas para inspirarem, tossirem ou respirarem profundamente, com vista a acelerar a recuperação e permitir a diminuição do tempo total da mesma. Os doentes podem seguir as orientações para os exercícios e avaliar o ritmo de recuperação dos seus pulmões através da aplicação. O GoBreath oferece ainda um serviço web, com armazenamento na cloud, para os médicos, que os ajuda a monitorizar o progresso de recuperação dos seus pacientes e oferece algumas dicas úteis para os exercícios do GoBreath e para a utilização da solução.
  • Os Relúmĭno são óculos inteligentes de auxílio visual que ajudam as pessoas com dificuldades de visão a ver as imagens de uma forma mais clara quando lêem um livro ou observam um objecto. A aplicação Relúmĭno foi inicialmente dada a conhecer no Mobile World Congress 2017, e os óculos Relúmĭno foram posteriormente desenvolvidos para permitir que as pessoas com deficiências visuais pudessem utilizar esta tecnologia de uma forma mais confortável e discreta. Pelo facto de trabalharem em conjunto com um smartphone, e de utilizarem o seu processador e bateria, os óculos Relúmĭno são leves e confortáveis de usar. O smartphone processa as imagens a partir de vídeos projectados através da câmara dos óculos. As imagens processadas são depois reproduzidas no ecrã dos óculos Relúmĭno para ajudar o utilizador a ver as coisas mais nitidamente.

À margem destes projectos, sete start-ups criadas no Samsung C-Lab – LINKFLOW, Kitten Planet, lululab, KIDSOFT, Mangoslab, Innomdle lab, e analogue plus – participaram na CES 2018, para demonstrar os seus novos produtos comerciais e explorar oportunidades de negócio a nível global.

Um dos exemplos que merece destaque é a FITT360 da LINKFLOW, uma câmara wearable premiada com o CES 2018 Innovation Award na categoria Digital Imaging. Esta start-up focou-se inicialmente no mercado dos consumidores (B2C) que viajam a título pessoal, mas recentemente redireccionou este foco para um modelo de cliente empresarial (B2B), ligado à indústria da segurança, com um modelo que oferece uma maior autonomia.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata