Samsung-Wireless-Audio-360-speakers-R6-and-R7_2

Colunas há muitas, principalmente agora que as wireless ou conectadas à rede estão na moda. Mas como em tudo, há que escolher bem, pois umas são, posso até dizer, mais caprichosas que outras, exigem um espaço condigno ou… estar no meio dele. Era aqui que queria chegar. Estas duas colunas Samsung são ovais, muito estilizadas em preto ou branco e tem uma diferença básica: o modelo de menor volume tem menos potência mas bateria interna.

Mas qual é a diferença entre esta proposta e todas as outras? A Samsung desenhou um formato original, com um tweeter e um woofer ao centro, uma lente acústica no topo e outra na base (onde se vê as aberturas em alumínio) para espalhar o som de forma igual e a 360 graus. E resultados práticos? O sistema funciona muito bem, emitindo um som com corpo muito compacto, alguma pujança nos graves (logicamente com maior amplitude na R7, o modelo maior) e uma definição muito conseguida nas frequências médias e altas.

wireless-audio-360-innards

O modelo impressiona pela solidez e qualidade de construção, bem mais do que a memória que tenho do primeiro modelo 360 graus que ouvi, se não me engano, nos longínquos anos 90. Era da Grundig e enorme, com uma caixa que chegava ao chão, tipo coluna tradicional. Mas o som soava bizarro, embora com muita potência. Quase que fiquei rendido à altura, não fosse o preço quase proibitivo (para os cánones de 1990). Este continua a ser um drama, pois as R7 e R6 continuam a custar bastante dinheiro, 500 e 400 euros respectivamente, mais um cêntimo menos um cêntimo. Será que valem esta quantia?

Ambas têm um painel frontal com algumas funções: dois botões físicos +/- e três tácteis (escolher a fonte de entrada, pausa e play, e on/off). São necessários se, por exemplo, emparelharmos um leitor MP3 dedicado, como eu fiz. Curiosamente, consegui escolher discos ou temas através do leitor mas, e isto é um tanto ou quanto bizarro, a função de volume não era reconhecida através do Bluetooth. Os botões físicos ajudaram neste capítulo. Coisa cool e útil, é a gentil voz de uma moçoila que, em inglês límpido, nos avisa do estado das coisas (a fonte seleccionada, o emparelhamento efectuado, etc).

image.php

Há uma app dedicada e que funciona fabulosamente bem: a Samsung Multiroom é gratuita e oferece-nos pleno controlo de cada coluna. É fácil emparelhá-las, juntá-las para ouvir a mesma música em dois quartos, escolher músicas diferentes simultaneamente, torná-las colunas frontais para um TV (moderno), juntar mais e mais, escolher canal esquerdo e direito, equalizações várias, etc. Gostei bastante da rapidez do processo, algo complicado de conseguir nas mais variadas propostas que tenho experimentado.

Através da app, podemos escolher ouvir música de vários streamers, como o Spotify, TuneIn, Deezer ou Rdio.

samop

Mas nem tudo são rosas. Por algum motivo, não podemos ouvir o serviço Google Music. Será que é o único? Mas o que mais complica os nervos é a app “perder” uma das colunas sem qualquer razão aparente. Se bem que forcei um pouco a barra: ao “buscar” a música ao NAS através do smartphone, o posicionamento das colunas tem de ser pensado com algum cuidado, pois dependemos da força do sinal do modem. Mas o sinal perdido de uma não afecta a outra, que continua como se nada fosse. Por outro lado, o reset obriga a reiniciar o smartphone, pois a coluna continua a debitar o previamente escolhido através do NAS. Nada de muito trágico, mas que pode ser melhorado numa próxima actualização da App.

IMG_7921

De qualquer forma, o que fica na retina é o mais importante: a qualidade de som, a sua presença, muito cristalina e com um corpo que se sente, muito mais na R7 devido à dimensão. Mas a R6 tem a enorme vantagem de ter uma bateria interna que nos permite levá-la para qualquer canto. E isso é uma mais valia e, acima de tudo, a verdadeira função deste tipo de colunas.

Resumindo, boa proposta! Infelizmente, para tudo ser perfeito, temos de comprar duas para nos servir, e muitíssimo bem, como um par de colunas tradicionais que garantem uma excelente imagem estéreo. Kudos, mesmo que o preço seja um empecilho. Mas para quem poder gastar, pense também nos acessórios: pegas de transporte, tripés muito estilizados e a opção para se pendurarem como se fossem um candeeiro, talvez a melhor de todas. Avancem sem medo.

2515610638

PVP: Samsung R7 499€, R6 399€

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana