apc_powerbank_n4

O meu primeiro telemóvel era de ferro, enorme, tinha uma antena e a bateria durava uma vida. O meu décimo telemóvel era minúsculo e em concha, escondia-se na mão e a bateria durava uma semana. O meu actual smartphone tem um ecrã enorme e de alta definição que esgota a bateria num dia ou, se for em trabalho, em meio dia. O que mudou? O facto de eu ter de transportar agora uma bateria externa, mais conhecida por recarregador.

Eles andam aí, nas montras, nos bolsos, nas malas e dos desejos de toda a gente (principalmente dos Apple fãs). O problema é até duplo, pois para além de um smartphone, muitos ainda transportam um tablet ou um portátil e todos sabemos o resultado de guardar vários cabos juntos. É o drama e o fim do mundo.

Então, as marcas pensaram nas baterias com capacidade para alimentar dois smartphones, ou seja, com duas saídas micro-USB. É uma bela opção, principalmente para um casal em férias ou fim de semana. Mas os tablets ainda ficavam de fora… até agora!

apc-mobile-power-pack-2

A Schneider Electric apostou numa solução maior e mais pesada, os APC Mobile Power Packs de alta capacidade e eficiência e que garantem o carregamento móvel de dois equipamentos em simultâneo, podendo um deles ser um tablet.

Chegou-me o modelo mais apetecível, o M10 com 10,000mAh de capacidade. Este “tijolo” pesa 243g e mede 147mm x 89mm x 14mm. Sim, é grande e pesado, mas atentem: 10.000mAh dá para recarregar quatro vezes um smartphone (se a bateria tiver 2500mAh) ou, simultaneamente, um smartphone e um tablet tradicional: tentei com dois, um bq de 10″ e um iPad de 8″ com adaptador, e tudo correu bem, levando o seu tempo. Aliás, preparem-se, pois demora encher uma bateria de 10.000mAh (8 horas), como demora recarregar um tablet. Mas o brilharete já não se deu num híbrido, por exemplo, o Acer Aspire Switch 10, pois não carrega por USB, apenas por AC, o que impossibilitou essa experiência.

schneider

De qualquer forma, e para aparelhos mais comuns, temos duas saídas bem visíveis e legendadas: 5V-2.4A e 5V-1A, respectivamente para tablet/smartphone e somente smartphone. Ao centro a tomada microUSB para recarregar o M10. Na lateral esquerda um botão verde que se pressiona para iniciar a operação de alimentação que é medida visualmente através de quatro leds brancos. Tudo muito simples e de fácil operação.

As baterias externas APC Mobile Power Pack estão disponíveis em dois tamanhos e capacidades – M5 (5000mAh) e M10 (10,000mAh), em branco ou preto, incorporam a tecnologia de baterias de polímeros de lítio, capaz de ser carregada o dobro das vezes que os equivalentes de Iões de Lítio, por forma a garantir uma vida útil duradoura e fiável. Incluem ainda o Protection Circuit Module para prevenção contra o aparecimento de problemas resultantes da sobrecorrente nas células e sobrecargas ou curto-circuitos do USB. O preço é muito simpático.

PVP: 39,99 € 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata