P1100856

Depois de ter sido apresentado ao novo interior do Seat Ibiza (no exterior foram parcas as alterações, pois a marca acredita que este design ainda está actual e, quanto a mim, com alguma razão) em Barcelona, continuei esta apreciação agora pelas ruas de Lisboa e vias rápidas que a circundam.

O tablier foi alvo de um claro upgrade em materiais e design, à semelhança do modelo maior “Leon”, apresentando-se agora com linhas simples que convergem para o ecrã táctil de 6,5″. De tacto mole, promete evitar ruídos parasitas durante muito tempo. Os bancos são muito confortáveis e quatro adultos viajam à vontade.

P1100864

Fiquei fã deste Ibiza FR em versão carrinha e numa das novas cores, um vermelho alaranjado de nome Red Chilli. O motor, nesta versão de topo com 105 CV, tem garra e é desenvolto, mais que suficiente para um automóvel com estas características e que garante um bom comportamento em cidade e fora dela. O FR é muito estável, seguro, agarra-se à estrada e dá até algum prazer nas mais sinuosas, onde entra muito bem nas curvas e as perfaz com desenvoltura.

Os sistemas start/stop e hill assist mostraram a suas vantagens numa condução citadina, mas é o sistema connect que faz as honras do modelo.

Através de mirrorlink, podemos espelhar o sistema do carro com o nosso smartphone e vice versa, através de um simples cabo USB. Desta forma, passamos para o ecrã táctil do Ibiza todas as nossas preferências e aplicações que guardamos no smartphone, inclusive facebook ou spotify. Podemos fazer chamadas e ditar mensagens por voz, como aceder aos conteúdos multimédia que temos guardados.
Também é possível conectar o smartphone com o sistema através de bluetooth.

Para além da útil câmara de marcha-atrás, um extra felizmente mais popularizado, temos acesso a uma aplicação original designada por SEAT Drive App. Através dela, o carro e nós (quer dizer, o nosso smartphone) vamos-nos conhecendo cada vez melhor. Ensina-nos a conduzir de forma mais eficiente, comparando diversos trajectos para escolhermos a mais rápida e menos poluente, como guarda a localização onde o estacionamos, para citar algumas funções.

Sou um drástico defensor da segurança rodoviária e quando percebi que este sistema de infotainment nos convida para acedermos às mensagens e SMS, fiquei estarrecido. Mas depois percebi: enquanto estacionados, podemos lê-las. Mas em andamento, o sistema tem uma assistente que as dita, portanto, podemos ouvir as mensagens ou ditar SMS sem tirar as mãos do volante. Top!

O volante de excelente tacto merece um aplauso, principalmente nesta versão FR onde se apresenta recortado em baixo e muito desportivo.

A Seat gastou recursos e dinheiro onde mais precisava: o interior passa a ser dos melhores do segmento, com pacotes de personalização nos modelos mais caros, que prometem criar muitas dúvidas aquando a escolha das cores das jantes, espelhos retrovisores e alguns apliques interiores. Neste FR até bancos aquecidos brindam o condutor, mas não foram necessários no alto dos 30 e muitos graus que se faziam sentir. Do que abusei foi do Ar Condicionado automático e Bi-zona, o meu grande amigo durante esses dias.

O Ibiza FR tem dois pacotes exteriores exclusivos para Portugal: o pacote Preto e o pacote Titânio. No interior, apenas podemos optar pelo pacote Vermelho.

PVP: 21,681€

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana