Sony-Eisa-700x431

A European Imaging and Sound Association (EISA) atribuiu à Sony 5 prémios na sua edição de 2016.

Câmara Compacta Topo de Gama Europeia 2016-2017: RX1R II

Sendo uma das câmaras full frame mais pequenas do mundo, a RX1R II proporciona a mais elevada qualidade de imagem alguma vez oferecida por uma câmara compacta da Sony. Isto foi possível devido à combinação entre o novo sensor full frame de alta resolução de 42,4 MP da câmara, com a sua grande abertura, e a lente ZEISS Sonnar T* 35 mm F2 de distância focal fixa, melhorada para trabalhar juntamente com o sensor. Também inclui o primeiro filtro passa-baixo ótico variável do mundo[i], para uma qualidade de imagem incrível com uma ampla gama dinâmica e ruído extremamente reduzido. O sistema de AF híbrida rápida com deteção de fases e deteção de contraste avançadas garante imagens ultranítidas e, graças ao potente processador BIONZ X, nunca mais irá perder um momento precioso. O visor XGA OLED Tru-Finder retrátil[ii] e o ecrã LCD inclinável proporcionam uma ampla liberdade para a captação de composições criativas. Esta câmara compacta topo de gama é uma verdadeira vencedora em todos os aspetos.

Câmara de Fotografia e Vídeo Europeia 2016-2017:α7S II

A α7S II oferece aos profissionais a ferramenta certa para criar um vídeo de qualidade superior e excelentes fotografias em qualquer situação de captação. O seu sensor CMOS Exmor full frame com 12,2 MP[iii] domina a captação de elevada sensibilidade, com uma sensibilidade máxima de ISO 409 600[iv]. Adicionalmente, a sua elevada gama dinâmica, estabilização de imagem de 5 eixos e gravação interna de filmes 4K[v] em formato full frame, com leitura total de píxeis, garantem que o videógrafo profissional não terá de fazer quaisquer concessões quanto à qualidade de imagem. A AF Rápida Inteligente da câmara distingue-se pela sua velocidade e precisão, bem como por garantir imagens deslumbrantes com uma excelente nitidez, mesmo no escuro.

Câmara Compacta Europeia para Consumidores Avançados 2016-2017: α6300

A α6300 mantém-se fiel ao design leve e compacto da sua popular antecessora, a α6000, mas inclui ainda uma focagem automática híbrida ultrarrápida (0,05 segundos) com 425 pontos AF e seguimento de objetos 4D focus, captação de vídeos 4K de qualidade profissional e uma estrutura resistente às intempéries. O novo sensor CMOS Exmor com 24,2 MP[vi] oferece uma excelente qualidade de imagem, mesmo em situações de pouca luminosidade, bem como uma qualidade de vídeo excecional, enquanto o seu ecrã LCD inclinável de 3 polegadas com 921 mil pontos e o seu visor OLED brilhante com 2,36 milhões de pontos permitem o seguimento de objetos em movimento rápido com até 11 fotogramas por segundo.

Lente Compacta Profissional Europeia 2016-2017: SEL85F14GM

A lente teleobjetiva Prime SEL85F14GM é um ótimo recurso para qualquer fotógrafo de retratos ambicioso. O design ótico e a utilização de elementos de lente avançados permitem que a lente proporcione a resolução extremamente elevada exigida pelas câmaras modernas. A abertura circular com 11 lâminas oferece um efeito de desfocagem de fundo suave e atrativo, enquanto o revestimento Nano AR exclusivo da Sony reduz os reflexos e o efeito “fantasma” em caso de objetos retroiluminados. O sistema de motor SSM Ring Drive, com dois sensores de posição, suporta a focagem automática rápida e precisa. Como seria de esperar de uma lente profissional, a FE 85 mm F1.4 GM é resistente ao pó e à humidade.

Leitor HD In-Car Europeu 2016-2017: RSX-GS9

Com a sua estrutura 1 DIN e controlo rotativo, o RSX-GS9 da Sony pode parecer um sistema multimédia clássico e genuíno, mas, por trás da sua face frontal minimalista, este sistema áudio de alta resolução é uma superestrela sonora inovadora. Oferece suporte de até PCM 192 kHz/24 bits para múltiplos dispositivos através de USB tipo A, DSD nativa de 5,6 MHz através de USB micro-B para os leitores de música digital de alta resolução ligados e a sua saída ótica permite a ligação digital a um DSP externo. A aplicação SongPal para smartphones, exclusiva da Sony, permite aos utilizadores procurar músicas sem quaisquer inconvenientes e disponibiliza ajustes fáceis dos detalhes do som no ecrã do smartphone, para que este possa ser personalizado consoante a preferência do utilizador. A utilização dos melhores DAC, amplificadores topo de gama e circuitos avançados disponíveis torna o desempenho áudio do RSX-GS9 simplesmente sensacional. Tudo isto significa que pode, finalmente, desfrutar dos benefícios da música de alta resolução a partir do painel de instrumentos do seu automóvel.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata