SONY SL-BG1 And SL-BG2

A Sony apresentou os SL-BG1 e SL-BG2, como as mais portáteis e rápidas unidades SSD, do tamanho de um cartão de crédito e muitíssimo leves (35 g). São até mais pequenos (78,2 x 37 x 9,4 mm), mas a sua espessura não permite guardá-los dentro de uma carteira e ao lado dos demais cartões. Mas isso não é impeditivo para se guardar no mesmo bolso onde transportamos a carteira. Sim, são assim tão pequenos e podemos escolher 128 ou 256GB (respectivamente), em prata ou preto.

Calhou-me para ensaio a versão com maior capacidade. O SL-BG2, em alumínio pintado de preto, conta com 256GB, tem uma ligação para o cabo USB 3.0 que vem junto e nada mais, para além do led de função. Através deste cabo, e ligado a um terminal que também seja 3.0, consegue uma velocidade de transmissão de dados que chega a uns incríveis 290 MB por segundo em leitura. É fantástico para quem está habituado às ligações 2.0 (os BG1/2 são retro compatíveis), pois poupa-se realmente muito tempo na gravação e reprodução de data.

Com este tamanho físico, o SL-BG2 torna-se num acessório fundamental para um qualquer tablet, pois é garante de mais capacidade de memória que se pode, até com um simples velcro, colar ao dito tablet ou guardar numa capa protectora.

A caixa, com acabamento em alumínio, garante menos vibrações, maior absorção de choques e, mais importante, a ausência de calor, pois não há partes móveis como num disco rígido HDD. Se ligado a um PC, temos mais um plus na forma de software incluído são os Password Protection Manager** e Backup Manager*, mas embora os BG1/2 sejam compatíveis com Mac, quem utiliza esse sistema operativo já não pode contar com estes “mimos”. A operação é drag and drop, simples, rápida e eficaz.

Só não posso dar uma pontuação maior devido ao preço sugerido. Quase 220€ é uma quantia importante para quem precisa de uma unidade de apoio e pode ser demasiado dispendioso para utilizadores domésticos, mesmo tendo em conta o tipo de produto e tecnologia, a arquitectura e materiais utilizados.

* O software Backup Manager permite realizar cópias de segurança dos dados no seu computador Windows. O software reconhece os ficheiros alterados ou adicionados recentemente e transfere apenas esses ficheiros, poupando tempo precioso.
** Depois de activo, introduza uma palavra-passe de cada vez que ligar o seu PC. Pode escolher uma palavra-passe para determinadas partições e deixar outras “abertas” para utilização pública. Além disso, uma elevada encriptação AES de 256 bits acrescenta ainda mais segurança.

PVP: SL-BG2 219€ (256GB)

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana