23151fafe012aee56601e96dc940e51c

A Sony tem mantido dois traços na sua gama de colunas de som: o design, simples, rectilíneo, quase um “monolito kubrickiano” e a aprimorada qualidade de som. A SRS-X88 surge no seguimento da aposta feita no Hi Res Audio, a nova norma qualitativa que a marca tenta impor no mercado, e que conheceu nas anteriores colunas X9 e X5 elementos que serviram para obter “uau’s” de espanto pela parte de quem as ouvia. E sim, de pessoas críticas e conhecedoras deste tipo de assuntos.

O que dizer desta X88? Que melhorou o já muito bom e que é perfeita para um quarto ou uma sala de dimensões médias com a vantagem de ser uma coluna up to date, daquelas que se ligam a tudo e mais alguma coisa (Wi-Fi, Bluetooth, NFC, DLNA, Airplay). Mas a X88 vai ainda mais além e pode ligar-se por ethernet ao próprio modem para estabelecer uma network doméstica e ter acesso a rádios de todo o mundo, por exemplo.

A qualidade de construção é notória, com belos acabamentos em vidro preto brilhante e uma rede metálica frontal para proteger as membranas. Traz pano de limpeza próprio e um íman para retirar a grelha sem esforço e sem causar danos. Que tal? Viva o luxo, não é? No topo encontramos os botões tácteis das oito funções: emparelhamento Bluetooth; volume +/-; on/off; Ethernet, USB A, USB B e entrada Audio in Auxiliar; diferentes cores mostram a força do sinal Wi-Fi (até antena incorporada tem) e tudo se acende quando acontece um upgrade do firmware.

17d69385e2ebf6cbde23264b25d2923e

Na traseira estão arrumados num canto, e por baixo de antena (muito bem integrada, sublinhe-se), as conexões: corrente, Aux in por ficha 3,5mm, Ethernet, USB A e USB B 3.0 e o botão WPS. Um único led frontal vai dando conta das operações quando optamos por usar o comando (com design a condizer) próprio.

Quase que não há limites para ouvirmos a nossa música, independentemente dos equipamentos que temos ou das formas que usamos. Repare-se na lista de compatibilidades: Wi-Fi, Bluetooth 3.0 com NFC, SBC, AAC, LDAC, AirPlay e DLNA. Tudo isto permite ouvir qualquer tipo de codec áudio: AAC, WMA, AIFF, ALAC, WAV, MP3, FLAC e o exclusivo (porque só a Sony e a Philips o utilizam) DSD.

Se usarmos um walkman como o NWZ-A15 (quiçá a melhor das opções), tudo será comandado através do painel do leitor. Mas se optarmos por ouvir música através do smartphone ou tablet, a Sony tem uma App para o efeito, denominada SongPal (para Android e iOS) que para além de comandar e escolher o que ouvimos, permite mudar alguns parâmetros como a equalização, activar o Clear Audio+ e o conversor DSEE HX (a marca garante que é um algoritmo fenomenal que consegue puxar os ficheiros manhosos em MP3 para uma qualidade digna de ser reproduzida por uma coluna desta qualidade, ou seja, puxa para uma espécie de resolução Hi Res), mudar a entrada de sinal e escolher o serviço de conteúdos que assinamos.

4b85551ca90fe506ef4cc90f0532b318

Ok, ok, mas então e o som?

Pois. Essa é a má notícia. A qualidade é tão, mas tão boa que disse à marca que nunca mais veria a X88, nem com polícia à porta! É assim tão boa, mas infelizmente, tem um PVP a condizer o que fez com que a entregasse, imaculada, ao serviço de estafetas que a veio buscar. Hoje deve estar na sala de algum colega destas lides e ele deverá estar a passar por este mesmo inferno.

A Sony incluiu dois Super Tweeters, dois diafragmas de gama média, um subwoofer e dois radiadores passivos que trabalham em perfeita harmonia com o amplificador digital S-Master HX.

Uma coluna com este peso e dimensões não pode, repito, não pode ter esta qualidade. São 90 W com graves que têm um corpo impressionante, alto, poderoso. Fazem-se sentir. Os médios e os agudos mostram uma sensibilidade digna de colunas tradicionais de média gama. Só que tudo isto está arrumado numa pequena caixa. Portanto, a grande questão coloca-se: como garante a X88 uma imagem estereofónica? É neste campo que se porta menos bem, mas mesmo assim, e descontando o factor físico, pensem numa micro ou mini-HiFi com colunas um tanto ou quanto afastadas da aparelhagem e… é esse o resultado perceptível.

Gostei mesmo muito desta X88, tanto que nunca parou de “musicar” enquanto cá teve. Tive, contudo, alguma dificuldade em emparelhá-la com o modem, a coisa não acontecia, mas tudo acabou bem. Se tiverem possibilidade de adquiri-la, não hesitem. Mesmo dispendiosa, é uma coluna que faz de aparelhagem e que nos liga ao novo mundo com uma qualidade muito acima do que prevemos e num design simples mas premium. Contudo, um alerta: a X88 não é uma coluna wireless, pois não tem bateria integrada. A Sony tem outras propostas com essas características.

PVP: 450,00€

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

VOICEBOX é um Blogue de João Gata

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana