transcend-35t3-3tb-2_16945

Não me lembro da capacidade do primeiro disco rígido externo que comprei para guardar dados. Mas foi todo um processo de montagem, pois comprei o próprio disco, os cabos e uma caixa externa onde ele foi montado, tudo isto para poupar algum dinheiro “na embalagem” para apostar em mais capacidade. Mas verdade seja dita, era um trambolho. Vivia-se o auge dos CDs e DVDs graváveis (e regraváveis) que eram mais baratos e serviam o mesmo intento. Mas olho ali para o móvel e sei que continua cheio, a abarrotar, de centenas de CDs e DVDs que sei que nunca mais, ou só por obrigação, irei reproduzir. Mais a mais porque só tenho um computador com drive interna, curiosamente um Mac.

A cada ano que passou, comprei um novo disco externo com maior capacidade. Não para juntar tudo o que tenho dos anteriores, mas para guardar mais e mais informação. Ele são backups dos blogues, de outros trabalhos, ficheiros disto e daquilo e, até mesmo, de computadores familiares. Mais a questão do PC e Mac o que obriga a dividir os discos por sistemas operativos, aqueles para Mac, aqueloutros para Windows.

Perguntam: mas não chega um NAS com 4TB e um portátil com 2TB? Não! O que seria mesmo bom bom era uns, vá lá, 8TB numa única caixa que não ocupasse toda a secretária. Mais eis que chegou na volta do correio o objecto do desejo. Denomina-se Transcend StoreJet 35T3.

Transcend-StoreJet-35T3-3TB-akcesoria-2

Trata-se da nova gama deste fabricante já com pergaminhos e provas dadas. A caixa arruma uma drive 3,5″ com três diferentes capacidades e preços: 3, 4 e 8TB (133, 161 e 337€, respectivamente). A unidade de ensaio é a mais desejável, a versão TS8TSJ35T3 de 8TB pronta para ser “enchida” até à exaustão.

Exteriormente, a caixa é de uma simplicidade extrema: para além dos vários respiradores, à frente exibe um único botão com uma circunferência azul, que demonstra que está ligada. Este botão serve para fazer um backup imediato de qualquer computador ou device que lhe esteja ligado. Na traseira, a entrada de corrente e a ligação USB 3.0 (o cabo vem junto) são as únicas ligações. A operação é simples: ligar os cabos à corrente e ao computador e já está.

Este Transcend é compatível com OSX (acima da versão 10.7) e Windows (desde o XP), o que, para mim que utilizo ambos os sistemas operativos, é ouro sobre azul.  Também é compatível com Linux Kernel 2.6.3+.

Os drivers são instalados automaticamente e os sistemas reconhecem de imediato e com facilidade este Transcend. Mas, para que tudo funcione na perfeição e ficarmos com total acesso ao sistema, há que instalar o software que vem incluso, toda uma suite denominada Transcend Elite, desenvolvida para as várias gamas do fabricante. Esta suite garante também total controlo sobre a gestão de dados e a sua encriptação, se necessária, para além de uma maior segurança: Backup/restore, Data Encryption, Sync Files, Bookmark Sync, One Touch Auto Backup (com o reforço do botão na caixa mencionado) e Cloud Backup. As legendas são práticas e todo o sistema é de fácil compreensão e utilização.

Transcend

O StoreJet 35T3 permite fazer cópias de segurança de todos os seus ficheiros facilmente com o botão “One Touch”. Este sistema permite aos utilizadores fazer backup instantâneo e sincronizar os dados com o seu computador ou portátil, garantindo a segurança dos seus dados mais importantes.

Se o nosso computador tiver uma entrada USB 3.0, o Transcend comporta-se quase supersonicamente. A leitura de uma pen de 4GB deu-se a 165MB/s enquanto a gravação foi ainda mais rápida: 173MB/s. O fabricante aponta os 200MB/s como velocidade de transferência máxima, mas na verdade, nunca cheguei a esse patamar. Contudo, foi por pouco. Todo o processo é muito rápido, mas um tanto ou quanto barulhento, problema que pode ser minimizado pela opção de uma estrutura que não seja de plástico que, embora me pareça muito sólida, não consegue evitar alguma vibração.

Mas o que eu queria mesmo para o Transcend StoreJet 35T3 é um simples botão on/off. Como o dito passa muito tempo em estado adormecido, foi com um susto que muitas vezes ele me acordou da concentração do trabalho.
A luz azul poderia ser mais ténue, pois o seu pisca pisca eléctrico é demasiado potente e visível.

Mas se é de velocidade e segurança que falamos, este super disco de 8TB é uma verdadeira opção, tendo em conta a suite grátis e o preço muito equilibrado.

18c

Garantia
Os discos externos Transcend StoreJet 35T3 estão disponíveis nas capacidades de 3TB, 4TB  e 8TB e têm três anos de garantia limitada Transcend.

PVP:  337€

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana