trefecta-e-bike-12

Muito se comenta a Tesla quando se quer apontar o state of the art dos automóveis eléctricos, mas pouco se tem falado das novidades tecnológicas no segmento das bicicletas eléctricas. E se vos apresentar a melhor, mais perfeita, veloz, bicla eléctrica feita até à data e que, ainda pror cima, é dobrável?

Abram alas e façam vénia à TREFECTA DRT !

trefecta-e-bike-13

Esta obra prima é feita em alumínio 7075 de especificações militares, ou seja, mais robusto e ainda mais leve que o tradicional, protegendo os cabos e componentes. As rodas de 26″ são feitas em fibra de carbono. A bateria pediu emprestada a tecnologia ao Koenigsegg (bem explicada nesse link) e assinada por Mate Rimac. Esta bicicleta é conhecida pelo binómio zero-pedal / modos full-throttle cuja velocidade chega aos 70 km/h). Não é uma bicicleta para os Domingos e apresenta-se numa categoria única, pois tem tanto de moto como de bicla.

trefecta-e-bike-6

A empresa Trefecta Mobility, que se descreve como uma equipa internacional de engenheiros Holandeses, Alemães e Suiços, montou na DRT um motor eléctrico de 4 KW, transmissão SmeshGear e 14 mudanças Rohlof Speedhub. Escusamos de estar sempre a pedalar para a alimentar, todo um processo faz isso, e o motor envia até 250 Nm de torque à roda traseira, que parece arrancar tipo bólide motociclo.

trefecta-e-bike-21

Claro que existe um computador para controlar tudo e mais alguma coisa, desde  selecção electrónica das mudanças até aos settings das suspensões, para além de coisas mais normais, como informações sobre o percurso, dados da bateria, distância percorrida, etc. Existe uma App Trefecta para iOS, como também esta bicicleta tem WiFi e Bluetooth.

A bateria de litium tem 60 vVolts e consegue levar-nos a 100 km de distância, sem nunca pedalarmos… quando travamos, também a alimentamos e precisamos de três horas para um recarregamento total.

O preço é justo e começa nos 25000 euros. Acham caro? Vejam o vídeo.

Time For Trefecta from Trefecta Mobility on Vimeo.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana