A Unreal Engine lançou um software avançado de programação facial tão realista que assusta os próprios programadores


Ainda me lembro quando joguei a primeira vez com um personagem de formas quase humanas: foi a primeira edição da Tomb Raider para Playstation onde a gentil e curvilínea (não tanto como em versões posteriores) Lara Croft se entregava de alma e coração à aventura e descoberta de um mundo cheio de obstáculos que o jogador teria de ultrapassar.

De 1996 até hoje vão mais de 20 anos, a tecnologia não perdoa e exemplos como o The Last of Usclicar para o making of – de 2013 ou o mais recente Uncharted 4 de 2016 mostram o quanto se avançou neste e em outros campos.

Contudo, preparem-se para o que está a espreitar já ao virar da esquina: este software avançado de animação facial, denominado SNAPPERS FACIAL RIG V2.0 da Unreal Engine consegue recriar expressões humanas como emoções ou dor. Estamos a falar de um suite tão poderosa que permite programar alterações suaves na pele, por exemplo, uma borbulha a crescer ou uma ruga a aparecer e desaparecer, simular músculos, todos os movimentos e mais alguns, pêlos, cabelos, enfim, tudo tão realista que os programadores estão até a programar alguns exageros para o resultado continuar a ser um boneco e não um ser humano.

É que muitos testes já mostraram que é fácil enganar quem assiste às previews. Assustador ou entusiasmante?

[Fonte Snappers via Prosthetic Knowledge]

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

VOICEBOX é um Blogue de João Gata

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana