A Varilux X Series é uma lente progressiva pensada para todo o tipo de utilizadores na idade da presbiopia, sobretudo para a chamada geração X


Olho para ecrãs desde pequenito e quem sabe a minha idade, percebe que são algumas décadas a levar com luz, impulsos, gases (sim, comecei nos tubos de raios catódicos a preto e branco) e tudo o mais. Para além dos televisores, os ecrãs de computador foram nefastos para a saúde dos meus olhos, mas a estocada final deu-se com os telemóveis.

Não foi apenas por isto, mas também derivado, que fui obrigado a usar óculos com lentes progressivas e, garanto-vos, é uma constante preocupação, pois além de custarem, no meu caso, o mesmo que um portátil com processador i7, são daqueles objectos que terão sempre de ser renovados mais ano menos ano.

Lembro-me ainda da difícil adaptação às lentes progressivas, o enjôo constante durante quase um mês, o torcer o pescoço para cima e baixo em busca do ângulo perfeito… mas o pior é que esses movimentos ainda continuam hoje, por exemplo, quando me sento no sofá e olho a TV defronte ou, pior, quando me deito e quero ver uma série (confesso que neste caso uso os óculos mais antigos – e não progressivos – que ainda tenho).

Finalmente, parece que há uma grande evolução neste contexto: uma equipa multidisciplinar, com investigadores de várias áreas da ciência, criou uma nova lente, a Varilux X series. Dela diz-se que é uma lente progressiva “inteligente” que responde espontaneamente à fluidez do olhar, praticamente sem obrigar o utilizador a ajustar a postura, a posição do pescoço e da cabeça. Opá, isto só pode ser um milagre!

O objectivo dos investigadores foi conciliar os conceitos de agilidade e espontaneidade da visão numa lente progressiva personalizada, que interpreta o movimento dos olhos do portador. O resultado é uma lente “inteligente”, que acompanha os estímulos do olho e permite ver à distância de um braço (um perímetro de aproximadamente 40 a 70 cm), com nitidez, quase sem necessidade de adaptar a posição do pescoço, cabeça e a postura corporal à necessidade de leitura.

Estudo das necessidades e comportamentos dos utilizadores

No processo de criação da nova lente, os investigadores desenvolveram a inovadora e revolucionária tecnologia Xtend. Baseada no conceito de visão volumétrica, proporciona a visão nítida a diferentes distâncias na mesma direcção do olhar. Ou seja, é a lente que se adapta às necessidades visuais do utilizador e não o utilizador à lente. Esta inovação é particularmente importante em actividades e profissões que exigem a coordenação de espaços de visão ao perto e a distância intermédia – por exemplo entre um monitor, a mesa e o teclado, ou num cockpit de avião.

Outra inovação é a tecnologia NVB (Near Vision Behavior), que faz a análise do comportamento postural e visual na visão de perto. Com base nesse estudo foi criada uma aplicação que permite a personalização das lentes na Óptica, de acordo com as características morfológicas de cada utilizador, utilizando um Ipad.

Os investigadores da Essilor analisaram também os comportamentos e necessidades quotidianas dos utilizadores de lentes e óculos, para perceber as suas características e necessidades específicas.

Para apoiar a investigação foi criado um laboratório de teste de produtos, desenvolvido especificamente para a observação e estudo da forma como as novas lentes se adaptam às situações da “vida real” dos indivíduos.

Inovação focada nas necessidades da geração X

A Varilux X Series é uma lente progressiva pensada para todo o tipo de utilizadores na idade da presbiopia, sobretudo para a chamada geração X (1,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo).

A chamada geração X designa os nascidos entre 1965 e 1979 (sou eu), que nas suas vidas já assistiram à expansão de tecnologias como os walkmans, os videojogos, ou os computadores.

Esta geração, que representa um terço do actual mercado de trabalho da UE, caracteriza-se pela necessidade de desempenhar, simultaneamente, tarefas que implicam diferentes distâncias próximas, com grande exigência para a visão. Daí ser um grupo que, chegado à idade da presbiopia, necessita de lentes adequadas às suas características e modus vivendi.

A nova Varilux X Series além de trazer mais conforto e qualidade de vida aos utilizadores de lentes progressivas vem, sem dúvida, revolucionar a forma como uma lente oftálmica se adapta a todos os níveis de visão dos mesmos.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Estivemos lá.

IFA 2017

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana

https://www.youtube.com/watch?v=cRzmX32ThCQ