Este maravilhoso V60 CC é um daqueles automóveis que gostaríamos de ter na garagem... mas principalmente fora dela.

20160429_200022

Há carros e depois há automóveis. Existem marcas que trabalham o factor emocional, outras o racional. Existem os grandes construtores globais e as marcas de nicho desportivo ou luxo, mas depois de tudo espremido, poucas ficam para nos seduzir em todos estes pontos: razão, emoção, luxo e potência! A Volvo é uma delas e este maravilhoso V60 CC um daqueles automóveis que gostaríamos de ter na garagem… mas principalmente fora dela.

20160429_200337

Os modelos Cross Country têm um sex-appeal bem direccionado: os pais de família que continuam a ser (ou a desejar) ter uma vida activa e cheia de aventuras, tanto em terras solarengas como nas mais fustigadas pelo frio e neve. É na Suécia que a Volvo tem a sua origem e, à preocupação com a segurança dos passageiros, não é estranho o facto das estradas serem perigosas devido ao mau tempo que faz durante a maior parte do ano. Esta tradição do construtor nunca foi abandonada, nem mesmo durante os anos que foi obrigada a apertar o cinto e a servir ordens dos novos patrões (muito mais globais e sem paciência para este tipo de preocupações). Mas todas as crises, se bem resolvidas, são ultrapassadas e todos nós, que gostamos de automóveis, recebemos de braços abertos toda uma renovada Volvo que tem muitos trunfos na manga.

20160429_200931

O que tem esta Volvo V60 CC de tão especial? Em primeiro lugar, a imagem, pois é o primeiro embate visual: grande, mas muito equilibrada, a V60 nesta versão tem até um ar desportivo por meio de todos os apliques que lhe permitem algumas aventuras fora do conforto urbano, reforçada por uma altura ao solo um pouco maior que o normal. A versão ensaiada está repleta de equipamento, com todos os packs e mais alguns (Business connect, Light, Family, Intellisafe, Versatility, Xenium) e ainda alguns extras (Jantes Pan 18″, porcas de segurança e patilhas de mudanças no volante). Todo este luxo em extras tem um preço e este é alto: grosso modo, são mais 7500€ aquando a compra. Ouch.

20160429_200129

Mas tudo isso é esquecido quando nos sentamos neste cockpit realmente confortável e luxuoso. A caixa automática de 8 velocidades Geartronic, embala-nos em cidade com grande suavidade com todas as ajudas já costumais neste segmento (start/stop, hill assist, etc), mas é quando optamos por uma condução mais vivaça que descobrimos os, agarrem-se, 190 cavalos que este motor 2.0 Diesel debita. E sim, fazem a diferença na medida em que um enorme sorriso, bem rasgado, não tem preço.

20160429_200218

Em cidade fiz uma média de 6 litros, em toada pára-arranca e nunca abusando do acelerador. É tão cómodo viajar nesta Volvo que nem mesmo a hora de ponta nos enerva. Basta colocar a música um pouco mais alto, usufruir do ar condicionado automático e bizona, para aguentarmos o tempo que for preciso. Já em estrada, o rolamento é preciso, a direcção directa, com pouco adornar nas curvas, mesmo que a CC tenha uma distância ao solo de 20.1 cm. Nestas alturas, abusa-se durante uns minutos para “entender” a força do motor e, posso dizer-vos, que a potência é entregue muito cedo e de forma progressiva, o que ajuda a todo o controle da viatura. Mas os Volvo são assim mesmo. Consumos? uma média que superou ligeiramente os 5 litros é um forte argumento de vendas.

A praticabilidade tem duas faces: se vive fora da cidade e faz muita estrada, inclusive algumas de terra batida para chegar à quinta ou ao monte, este é um dos carro a ter (mesmo nesta versão de duas rodas motrizes). Se vive na cidade, prepare-se: a V60 é realmente muito grande e não é fácil encontrar um lugar de estacionamento para a deixarmos. Há que destacar a mala, imensa com 430 litros e de acesso fácil.

Em suma, vive-se e conduz-se tecnologia, extrema segurança e muita qualidade. E isso tem o preço que lhe quisermos dar.

PVP: a partir de 41.656€  Versão ensaiada: 59.694€

 

 

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

VOICEBOX é um Blogue de João Gata

Siga o VoiceBox

QUAL O MELHOR SMARTWATCH 2017?

A ESTREIA EM DUAS RODAS

Vídeo da semana