A partir de hoje, o YouTube disponibiliza a funcionalidade “Música neste vídeo” que fornece os créditos e a respectiva informação nos vídeos de música ou em vídeos produzidos pelos fãs que tenham música.


YouTube “Música neste vídeo”, o complemento que faltava

Quantas vezes se apaixonaram pelas músicas de uma série TV, filme ou videojogo e que depois a perderam porque nunca mais a ouviram? Com o serviço YouTube “Música neste Vídeo” o drama terminou!

Se quem é lesto ainda aponta o smartphone com a App Shazam para, com sorte, “reconhecer” o tema, muitas pessoas perdem essa extraordinária melodia para todo o sempre.

Sei bem do que falo porque já passei pela situação muitas vezes.

Mas a partir de hoje, o YouTube apresenta a nova funcionalidade “Música neste vídeo” que entrega os respectivos créditos aos autores dessas músicas.
Esta nova funcionalidade disponibiliza os créditos e a respectiva informação nos vídeos de música – e, pela primeira vez, em qualquer plataforma e nos conteúdos produzidos pelos fãs que tenham essa música.
A funcionalidade “Música neste vídeo” visa proporcionar um maior reconhecimento e exposição às pessoas que contribuem para o processo criativo.
Também oferece mais oportunidades para os artistas e compositores alcançarem uma audiência diversificada no YouTube, independentemente destes espectadores visitarem a plataforma para assistir a vídeos de música, experiências científicas ou vlogs sobre qualquer tema que gostam!
Youtube "Música neste vídeo"

Mais Música, Mais conhecimento

Ao mesmo tempo, os fãs podem aprofundar o seu conhecimento através de um link para o vídeo oficial, quando disponível, e descobrir muitas mais curiosidades sobre o criador da música sobre o qual está a procurar saber mais.
Para Elton John, “Os compositores são o coração e a alma das músicas, por isso é maravilhoso vê-los ganhar o crédito que merecem. Existe tanto o que podemos fazer para criar uma situação melhor para os criadores de música e esta nova funcionalidade do YouTube é um grande passo à frente.”
Martin Bandier, Chairman and CEO, Sony/ATV Music Publishing, também partilha desta opinião, afirmando que ” Os compositores são essenciais para o sucesso da indústria musical, mas muitas vezes o seu papel é negligenciado. É por isso que há muito tempo que proponho que todos os serviços de música on-line reconheçam adequadamente a sua contribuição exibindo os créditos do autor. Este progresso do YouTube é um importante passo em frente para cumprir este objectivo que a Sony / ATV aplaude veemente.
A disponibilidade da funcionalidade “Música neste vídeo” para os diversos conteúdos existentes no YouTube é possível graças aos dados e à tecnologia por detrás do Content ID, que permite aos proprietários dos direitos de autor identificarem-se e gerirem o seu conteúdo no YouTube.

YouTube estabelece parcerias com agentes e artistas

Tudo isto é possível devido às parcerias do YouTube com editoras discográficas, editores de música e instituições de direitos de autor de todo o mundo.
O YouTube compromete-se em prestar o reconhecimento a todas as pessoas que contribuem para o processo criativo, e isto é apenas o começo.
Através das parcerias na indústria, o serviço vai expandir o alcance e a qualidade da informação para garantir que todos os criadores sejam acreditados da forma mais completa e precisa possível.
Então, da próxima vez que ouvir uma música num vídeo, não se esqueça de clicar em “Mostrar mais” – pode estar prestes a descobrir o seu novo artista ou compositor favorito.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Análises – reviews

Breves

Siga o VoiceBox, um blogue de João Gata